No domingo (11), cinco escolas da REE (Rede Estadual de Ensino) participaram do desfile cívico em comemoração aos 99 anos de fundação de Maracaju, cidade distante 159 quilômetros de Campo Grande. Realizado na rua 11 de Junho, uma das principais vias do município, o evento também teve a participação de outras unidades de ensino, entidades e bandas, que evidenciaram o trabalho desempenhado por eles.
O evento contou com a presença de cidadãos maracajuenses e diversas autoridades, como o prefeito da cidade, Marcos Calderan e do governador do Estado, Eduardo Riedel, que parabenizaram a cidade e mencionaram os notáveis avanços no desenvolvimento do município. “É um momento histórico, 99 anos de Maracaju, estamos felizes e somos abençoados por vivermos nesta terra”, disse o prefeito Calderan.
“É uma alegria para mim estar aqui nesses 99 anos, a gente que é daqui, criado, vivendo a evolução desta cidade […] e o que nós temos que fazer é celebrar a vida e celebrar o aniversário de Maracaju”, disse Eduardo Riedel, governador do Estado, na abertura do desfile.
Os estudantes e profissionais da EE Cambarai, EE Cívico-Militar Coronel Lima de Figueiredo, EE Manoel Ferreira de Lima e EE Padre Constantino de Monte desfilaram pela Rua 11 de junho e aproveitaram a oportunidade para destacar o que tem sido promovido no interior da escola, tal como a proposta Cívico-Militar, as modalidades de esportes oferecidas aos alunos, as possibilidades que são oportunizadas pelo Ensino em Tempo Integral e, a ação pedindo por paz e segurança que envolve todos os agentes escolares.

Cerca de 40 estudantes da banda marcial da EE Profª Neyder Suelly Costa Vieira se apresentaram no desfile.
A Banda Marcial da Escola Estadual Professora Neyder Suelly Costa Vieira, localizada em Campo Grande, foi um dos grupos de músicos instrumentais que tocaram no evento. Os membros, todos estudantes da mencionada Escola, viajaram especialmente para a apresentação.

Ação que pede pela paz e segurança nas escolas e os esportes ofertados nas escolas do município foram destaque no domingo (11).
Criada há um ano, para o diretor Márcio Wagner de Souza, “a banda tem como objetivo trazer novas culturas para os alunos, e quando você tira o estudante de dentro da escola você dá essa oportunidade para ele. Para a gente [gestores], poder participar do desfile é uma chance de proporcionar a eles novas vivências e os estudantes amam, é uma grande aventura porque muitos deles nunca haviam saído de Campo Grande”, disse.
Edio Castro, secretário adjunto de Estado de Educação, também marcou presença no aniversário de Maracaju e afirmou ser “importante que as escolas da REE participem de eventos como o desfile cívico, porque se trata de uma oportunidade de divulgar para a sociedade as ações, os projetos e as especificidades que cada unidade de ensino desempenha nos municípios”.
Texto: Thaís Davis, SED
Fotos: Marcus Vinícius e Thaís Davis, SED