Acontece nos dias 1º e 2 de agosto, em todas as escolas da REE (Rede Estadual de Ensino), a Jornada Formativa dos profissionais da Educação Básica 2024 segue que sua proposta formativa para o 3º bimestre, organizada em dois encontros com o objetivo de orientar a equipe pedagógica em sua prática.
É importante destacar que a formação busca atender à perspectiva do trabalho docente para a construção de estratégias pedagógicas interdisciplinares que incentivem a formação leitora dos estudantes.
Além disso, a proposta da formação procura gerar reflexões sobre as práticas de leitura, fomentando a formação leitora na escola e viabilizando estratégias mobilizadoras nos processos de leitura, com possibilidades de trabalho interdisciplinar. Ademais, propõe-se discutir a importância da leitura de dados, tabelas e gráficos em todas as áreas de conhecimento.
No primeiro dia o tema da formação é “Formação de leitores”, que traz uma reflexão sobre as práticas de leitura com o objetivo de fomentar a formação leitora na escola, viabilizando estratégias mobilizadoras nos processos de leitura.
Já no segundo dia a temática é “Leitura de dado” que vai mostrar as possibilidades de trabalho interdisciplinar, discutir a importância da leitura de dados, tabelas e gráficos em todas as áreas do conhecimento.
A Jornada Formativa está assegurada em calendário escolar e foi iniciada em fevereiro com nove dias para essa ação e que ao final de cada bimestre temos nosso momento formativo em um processo contínuo. Na ocasião, professores, coordenadores, diretores, supervisores de curso e administrativos participam da formação.
A formação para os (as) servidores (as) do quadro administrativos da escola busca o aperfeiçoamento de sua função na escola considerando suas atribuições, reconhecendo seu papel no fortalecimento da cultura e do clima escolar.
De acordo com coordenadora da CFOR (Coordenadoria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação da SED) Ernangela Maria de Souza Calixto, a Jornada Formativa aproxima os profissionais de educação e proporciona troca de experiências e de conhecimento.
“A importância da formação continuada, proposta no percurso da Jornada Formativa, potencializa a aprendizagem entre pares e objetiva aproximar a prática dos pressupostos teóricos com a perspectiva de que os conhecimentos, contextos e experiências dos professores (as) favoreçam novas situações de aprendizagens para os estudantes”, finaliza.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Foto: Divulgação