Eles participaram do Campeonato Estadual de Handebol em Aquidauana e da Feira de conhecimento do Instituto Federal de Corumbá
Escola Estadual Carlos de Castro Brasil, que oferta ensino em tempo integral, em Corumbá, realizou nos últimos dias duas ações inclusivas no mês de outubro, trata-se dos 11 projetos apresentados no FECIPAN 2023 – Feira de conhecimento do Instituto Federal de Corumbá e participação da equipe de handebol no Campeonato Estadual nas categorias cadete e juvenil masculino, no município de Aquidauana.
FECIPAN
A unidade escolar apresentou 11 projetos no FECIPAN 2023. A Feira de conhecimento do Instituto Federal de Corumbá foi realizada nos dias 5 e 6 de outubro e contou com a participação de escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino.
“Participar da feira é uma importante oportunidade para os estudantes da escola apresentar seus projetos de pesquisa desenvolvidos no decorrer do ano, além de vivenciar e adquirir novos conhecimentos a partir de projetos ali apresentados”, lembra Rosely Lopes Soares da Rosa Mansilla.
Já é tradição da escola participar da feira desde da primeira edição no ano de 2017, na qual o projeto Coleta e Tratamento de Águas Pluviais e Servidas para Reuso foi o projeto vencedor em sua categoria e ganhou credencial para a MOSTRATEC, que será realiza no Rio Grande do Sul.
Este ano, foram aprovados 11 projetos, dos quais 4 foram premiados:
Participação feminina na política de Corumbá e de Ladário. 1º Lugar – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Introdução do laboratório de robótica educacional no clube CCB do Ensino Fundamental II. 3º Lugar – Ciências Exatas e da Terra
Projeto preservação do Patrimônio Escolar: História em Quadrinhos Digital. 3º Lugar Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Catventures. Melhor Projeto de Inovação Tecnologica – Campeão e 3º Lugar Ciências Exatas e da Terra
PyEduca: Aventuras no mundo das disciplinas.
Acender sistema de iluminação da biblioteca com palmas, sensor de palmas arduino.
Forno Ecológico uma ação ambiental e social, química verde e conceitos de física dentro do contexto.
Pesquisa de mercado: ferramenta estratégica e norteadora.
Comunicação não violenta e resolução de conflitos, experiência na escola.
Escavando o nosso passado.
Educação para democracia.
Handebol
Comandados pelo professor Elton de Oliveira, os estudantes do Prodesc (Programa MS Desporto Escolar) de Corumbá, das escolas estaduais, Carlos de Castro Brasil e Maria Helena Albaneze, participaram deste final de semana do Campeonato Estadual de Handebol, promovido pela Federação de Handebol de MS e 40X20 Handebol, nas categorias cadete e juvenil masculino, no município de Aquidauana.
As duas equipes masculinas corumbaenses enfrentaram de igual para igual cada equipe adversária. A equipe corumbaense masculina, na categoria juvenil volta para a casa com terceira colocação, com esse resultado já sinaliza como serão os Jogos Escolares Corumbaenses (JEC’s), programado para ocorrer entre 20 de outubro e 1° de novembro.
“Queremos Agradecer o apoio das diretoras Jéssica e Rosely Mansilla e aos pais por confiar em nosso trabalho. Podem ter a certeza que os alunos deram o melhor de si e estamos confiante que teremos um ótimo resultado nos JEC’s que se aproxima. Essa terceira colocação é um termômetro para os próximos jogos que esperamos subir no mais alto do pódio”, finaliza professor Elton.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo SED