Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Webmail
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Estudantes da EE Dom Bosco realizam atividades para entender a Biologia dos solos do Pantanal

  • 16 ago 2023
  • Categorias:Ações Pedagógicas Inclusivas, Corumbá
  • Compartilhar:

As atividades foram desenvolvidas com a turma da EJA  Conectando Saberes-Módulo III e proporcionou uma abordagem prática e envolvente, de maneira ativa de modo que estimulasse o senso crítico e o protagonismo.

Com foco no eixo temático “Ambiente, Saúde e Tecnologia”, foram desenvolvidas atividades com a turma da EJA (Educação de Jovens e Adultos) Conectando Saberes-Módulo III, da Escola Estadual Dom Bosco, em Corumbá, enfatizando especialmente a relevância do solo. As atividades realizadas proporcionaram aos estudantes uma abordagem prática e envolvente, de maneira ativa de modo que estimulasse o senso crítico e o protagonismo.

Atividade contribuiu para entendimento sobre os impactos causados pelas queimadas .

A realização da montagem do perfil do solo, a coleta de organismos presentes nos solos e a criação de uma horta como laboratório vivo foram iniciativas que permitiram aos estudantes explorar de maneira concreta e prática as propriedades do solo, compreender sua biodiversidade e aprender fatos e conceitos sobre sua importância na produção de alimentos saudáveis.

Além disso, essas atividades contribuíram diretamente para o melhoramento do entendimento dos estudantes sobre os impactos causados pelas queimadas nos solos do Pantanal, além de auxiliar na criação e desenvolvimento da consciência crítica em relação às questões ambientais, com ênfase na região em que habitamos: o bioma Pantanal.

“Durante a apresentação dos materiais produzidos e estudados ao longo do primeiro semestre, ficou evidente a compreensão e o engajamento dos estudantes em todas as atividades realizadas”, enfatiza professora Nayara Fernanda Lisboa Garcia.

A abordagem prática e contextualizada dessas ações se mostraram extremamente ativas e motivadoras para os alunos da EJA, capacitando-os a se tornarem agentes de mudança bem informados e conscientes de seu papel na preservação ambiental e na promoção de práticas sustentáveis, a fim de, que o papel da escola seja cumprido formando atores capazes de atuarem de maneira efetiva para o bem de suas comunidades.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar



Últimas Notícias

  • Festival da Canção das Escolas Estaduais de MS tem inscrições prorrogadas até 11 de julho
  • Estudantes do CEJAR utilizam estação meteorológica para transformar o ensino e são destaque no Pantanal TECH 2025
  • Cultura indígena inspira aula de arte com argila na EE Afonso Francisco Xavier Trannin em Três Lagoas
  • EE Professora Delmira Ramos dos Santos promove projeto “Parada da Leitura”  
  • Estudantes da EE Maria Leite exploram práticas sustentáveis em visita à mina Santa Cruz
  • Estudantes com Altas Habilidades se destacam na Olimpíada Brasileira de Língua Inglesa
  • Estudante de Amambai conquista medalha de ouro na OBMEP
  • Gabarito em Braille impulsiona acessibilidade no simulado da EE Maria Leite
  • Atletas da EE João Carlos Flores são podium na etapa Centro-Norte dos Jogos Escolares  
  • Jornal “A Hortinha”, com base em vivência prática na horta escolar, é lançado na EE Weimar Torres  
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital