Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
    • Webmail (Novo)
    • Webmail (antigo)
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Estudantes da EE Professor Henrique Ciryllo Corrêa escrevem cartas durante Práticas de Convivência e Socialização

  • 21 set 2021
  • Categorias:Ações Pedagógicas Inclusivas, Escola da Autoria
  • Compartilhar:

De acordo com idealizadora da atividade, as mensagens podem ser livres ou direcionadas, como por exemplo em datas comemorativas ou de reflexão sobre temas contemporâneos.

Campo Grande (MS) – Os estudantes da Escola Estadual Professor Henrique Ciryllo Corrêa, de Campo Grande, que oferta ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”, escreveram e enviaram, nesta semana, cartas com mensagem de paz. As cartas foram escritas de forma livre e podiam ser enviadas a quem os estudantes tivessem interesse.

Cartas foram escritas de forma livre

A coordenadora pedagógica Ana Oliveira recebeu uma carta do estudante Davi Souza Basso do 4º ano A do Ensino Fundamental, com a seguinte mensagem: “Olá, Coordenadora. Admiro seu grande trabalho, espero que esteja bem. Você já me ajudou muito em um dia especial que eu estava mal, mas estou enviando isso porque quero te valorizar. Bye. Assinado Davi 4º A”. “Eu fiquei encantada, tanto pela surpresa quanto pelo que o estudante escreveu, é comum professores receberem cartas, mas na coordenação foi a primeira vez. O estudante escreve muito bem para a sua idade” afirma Ana Oliveira.

Mensagens Livres

De acordo com a professora Mara Nogueira, idealizadora da atividade, as mensagens podem ser livres ou direcionadas, como por exemplo em datas comemorativas (Dia do Professor, Dia das Crianças, Dia do Servidor, dentre outras) ou de reflexão sobre temas contemporâneos (questões ambientais, preconceitos, dentre outros).

“Sinto que estou fazendo um excelente trabalho, muitos veem a inspetora com medo, sinto que comigo é diferente, eles me veem como amiga, conselheira até mesmo como uma mãe, que ouve, dá colo, carinho e também dá bronca com jeitinho para eles não ficarem bravos… E eu amo essas cartinhas” diz Léia Souza Ribeiro, que desempenha a função de inspetora de estudantes, e também recebeu cartinhas.

Nesta atividade os estudantes podem utilizar material decorativo, ilustrativo, figuras, papel de carta, folhas de sulfite coloridas e até mesmo adesivos, deixando suas produções criativas e com marcas de sua identidade, de modo que todos serão incentivados a produzir e ilustrar seus textos, para tanto o objetivo da proposta é compartilhar a PAZ.

As Práticas de Convivência e Socialização – PCS fazem parte da proposta da Educação Integral em Tempo Integral – Escola da Autoria e acontecem no período destinado ao almoço dos estudantes, das 11h20min às 13h, com duração de 2 horas aulas diárias, totalizando 10 horas semanais.

As atividades visam ampliar os tempos e espaços de acesso dos estudantes a diferentes produções artísticas clássicas e contemporâneas, assim como as digitais de forma ativa em que compreenda, valorize e também produza de forma autônoma, visando assim fortalecer seu protagonismo.

A escola oferece também outras oficinas, sendo estas: MobGrafia, Leitura Multimodal, Yoga, Jogos e Desafios, Rodas de Conversas, CriatiBrincando, Gincana Escolar e Oficina Anime.



 

Últimas Notícias

  • Projeto “Ecologia Integral” e teatro abordam sustentabilidade na EE Dom Bosco
  • SED anuncia 30 finalistas do Prêmio Escolas Destaque 2025 do Programa MS Alfabetiza
  • Participação no TecFórum e Agosto Lilás marcam EE Professor João Magiano Pinto
  • Estudantes da EE Professora Floriana Lopes participam de aula de campo
  • Jornalista abre “Feira das Profissões” na EE Padre José Scampini
  • Live anuncia as 30 escolas finalistas do Prêmio MS Alfabetiza 2025 nesta quarta-feira
  • Unidades da REE em tempo integral são selecionadas para compor o Mapa de Experiências Inspiradoras do MEC
  • Autonomia estudantil é a marca do Poncecast na EE João Ponce de Arruda  
  • Mostra Literária de Estudantes Surdos dá início às ações do Setembro Azul em MS
  • Dez produções estudantis chegam à final do III Festival de Cinema das Escolas Estaduais de MS
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital