A ação integra as atividades formativas do Programa Mulheres Mil, que oferece oportunidades educacionais, de qualificação e inserção no mundo do trabalho
As estudantes do curso de Assistente Administrativo, ofertado no CEEP (Centro Estadual de Educação Profissional) Professora Maria de Lourdes Widal Roma, em Campo Grande, por meio do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) Mulheres Mil, participaram, no dia 03 de julho, de uma palestra inspiradora sobre empreendedorismo com a manicure e empresária Jaqueline Ângelo.
Convidada para compartilhar sua trajetória profissional, Jaqueline emocionou as estudantes ao contar sobre os desafios enfrentados desde sua chegada a Campo Grande, em 2014. Mãe solo, ela precisou recomeçar do zero, passando por diversos empregos como recepcionista, vendedora e atendente de call center. Foi após realizar um curso de cabeleireira que ingressou no ramo da beleza, inicialmente trabalhando em um salão com sua professora.
Movida pelo desejo de crescer, abriu seu primeiro salão em sociedade, investindo todas as suas reservas financeiras. No entanto, uma forte chuva danificou o espaço e, pouco depois, a sociedade foi desfeita. Sem desistir, Jaqueline recomeçou mais uma vez. Trabalhou no comércio, engravidou da segunda filha, e após a licença maternidade, foi desligada do emprego.
Foi então que, incentivada por uma amiga, ingressou como manicure, profissão que inicialmente não acreditava ser capaz de sustentar sua família. O amor pelo ofício surgiu rapidamente, especialmente após se especializar em unhas de acrílico. Mesmo diante de mais uma adversidade – ao ser impedida de praticar a nova técnica no salão onde atuava – ela teve coragem para abrir seu próprio negócio.
Começando em uma sala pequena, Jaqueline foi crescendo aos poucos, dividindo espaço com uma nova sócia e investindo constantemente em aperfeiçoamento. Hoje, ela comanda seu quarto espaço, mais amplo e estruturado, com uma equipe maior, clientela fiel e um salão de cabeleireiro agregado ao negócio.
Durante a palestra, Jaqueline incentivou as estudantes a persistirem em seus sonhos e não desistirem diante das dificuldades. “Tudo é possível quando você decide dar certo”, afirmou. Com estudo, planejamento e muito esforço, ela mostrou que as origens humildes não são barreiras para quem deseja alcançar grandes objetivos.
A ação integra as atividades formativas do Programa Mulheres Mil, que oferece oportunidades educacionais, de qualificação e inserção no mundo do trabalho para mulheres em situação de vulnerabilidade social. “A palestra com Jaqueline Ângelo foi mais uma experiência enriquecedora para as estudantes, que puderam conhecer de perto uma história de superação e sucesso por meio do empreendedorismo”, finaliza gerente da unidade Pronatec Marielle Muniz.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.