O simulado visa orientar aos estudantes quanto à estrutura da avaliação externa, orientar quanto à questão de tempo para desenvolvimento e para as marcações no cartão-reposta.
Campo Grande (MS) – Nos próximos meses, participarão censitariamente do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), de língua portuguesa e matemática, estudantes de escolas públicas, de 5º e 9º ano do ensino fundamental, e, 3ª e 4ª série do ensino médio, que cumprem os requisitos da Portaria do Saeb 2021 n.º 250/2021.
Para preparar o estudante nesse momento importante da educação brasileira, a Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho, que oferta o ensino em tempo integral, por meio do programa “Escola da Autoria”, localizada em Corumbá, aplicou nesta semana um simulado do Saeb para as turmas de 9º Ano do Ensino Fundamental e do 3º Ano do Ensino Médio.
“O simulado visa orientar aos estudantes quanto à estrutura da avaliação externa, orientar quanto à questão de tempo para desenvolvimento e para as marcações no cartão-reposta. O simulado foi elaborado pelos professores das áreas de Linguagens e Matemática. O próximo passo agora é a correção do simulado com as turmas e a identificação de quais descritores precisam de revisão para que os estudantes possam desenvolvê-lo com eficiência”, frisou a coordenadora Camila Cavalcante.
Participaram do simulado as turmas do 9º Ano, turmas A e B, além das turmas do 3º Ano: Autoria, concomitante ao curso técnico Jogos Digitais e concomitante ao curso técnico Serviço Jurídico (turmas A, B e C).
SAEB
Realizado desde 1990 pelo Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. O Saeb permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no País, a partir de evidências.
Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes. Esses níveis são descritos em escalas de proficiência para cada uma das áreas e etapas avaliadas. Os resultados de aprendizagem apurados no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, aferidas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).