Publicado em 09 jan 2026 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •
Projetos que desenvolvem habilidades voltadas à Ação Climática são fundamentais
As mudanças climáticas deixaram de ser um tema distante para ocupar o centro das decisões que moldam o presente e o futuro da sociedade.
Entender melhor esse cenário foi um passo importante para os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental a Escola Estadual João Vitorino Marques, no município de Aral Moreira.
No papel de protagonistas do debate ambiental no ‘Seminário COP30’, a turma se tornou mais consciente e preparada para lidar com um tema global.

Protagonismo em pauta universal
Para o seminário, os estudantes pesquisaram e apresentaram informações sobre diferentes países participantes da COP30, a Conferência Mundial do Clima que discutiu ações de enfrentamento às mudanças climáticas, em novembro do ano passado, em Belém.
Os grupos abordaram temas como redução de emissões de gases de efeito estufa, investimentos em energias renováveis, preservação dos ecossistemas e compromissos internacionais com o desenvolvimento sustentável.
A atividade emergiu da proposta pedagógica coordenada pela professora de Língua Portuguesa, Jéssica Raulino.
“Quando o estudante entende que as decisões ambientais tomadas no mundo impactam diretamente a sua vida, o aprendizado ganha sentido”, comenta Jéssica.

Aprendizado além da sala de aula
Mais do que conteúdo teórico, o seminário promoveu o desenvolvimento de habilidades essenciais para a formação integral dos alunos.
A atividade estimulou a oralidade, a expressão corporal, o trabalho em grupo e a capacidade de análise crítica sobre o progresso do combate ao aquecimento global.
O momento também foi marcado por reflexão e troca de conhecimentos, fortalecendo vínculos entre a aprendizagem escolar e os desafios reais do mundo contemporâneo.

Educação para um futuro sustentável
Para o diretor da escola, Djalma Santos, iniciativas como essa ampliam o sentido da educação e reforçam o compromisso da escola com a formação cidadã.
“Projetos que desenvolvem habilidades voltadas à ação climática são fundamentais para formar estudantes preparados para o futuro de uma sociedade mais responsável”, destaca o diretor.
O ‘Seminário COP30’ da EE João Vitorino Marques reafirma o papel da escola pública como espaço de formação crítica com diálogo, conectando o ensino com grandes pautas que definem os rumos do planeta.
Gilberto Junior, SED
Fotos: arquivo escolar