Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
    • Webmail (Novo)
    • Webmail (antigo)
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Experimentos auxiliam aprendizado de Química na E.E Dr. Fernando Corrêa da Costa

  • 12 nov 2019
  • Categorias:Interior
  • Compartilhar:

“Nossos estudantes, atualmente, têm uma maior necessidade de aprender os conteúdos de forma mais criativa e dinâmica”, enfatiza professor.

Campo Grande (MS) – Preocupado com o desempenho dos estudantes do Ensino Médio, na disciplina de Química, da Escola Estadual Dr. Fernando Corrêa da Costa, em Aral Moreira, foram desenvolvidas ações, sob orientação do docente responsável pela disciplina, Cleiton Teixeira, com experimentos práticos, enfocando a aprendizagem de qualidade.

As ações estão previstas no Plano de Intervenção Pedagógica elaborado pelos coordenadores pedagógicos da escola com o apoio da direção. “Nossos estudantes, atualmente, têm uma maior necessidade de aprender os conteúdos de forma mais criativa e dinâmica. Com a Química não é diferente. Por ser uma ciência tão complexa e temida no meio estudantil, é interessante que o professor leve para a sala de aula propostas que tornem o aprendizado mais palpável, proporcionando um aprendizado mais concreto”, enfatiza professor Cleiton.

Experimentos auxiliam no aprendizado de eletroquímica, na Escola Estadual Dr. Fernando Corrêa da Costa, em Aral Moreira. (Foto: Divulgação)

As pilhas e as baterias fazem parte do dia a dia dos estudantes, fazendo com que os conhecimentos relacionados a esses objetos passem a ser de fundamental importância no contexto escolar. O assunto, eletroquímica, é bastante denso (diversos conceitos, equações, cálculos), porém é interessante que o discente do ensino médio tenha boas noções sobre a montagem e funcionamento de uma pilha.

De acordo com professor Cleiton, é uma proposta de trabalho prático, que pode envolver a turma e auxiliar na transmissão do conhecimento sobre pilhas, é realizar com os estudantes um experimento utilizando batatas para a montagem de uma pilha. Todas as pilhas baseiam-se nesse mesmo princípio de funcionamento.

Pensando nesses termos é possível produzir uma pilha utilizando limão, laranja, tomate, batata e refrigerante; pois todos esses materiais citados possuem em seu interior soluções com cátions e ânions, isto é, espécies químicas com cargas positivas e negativas, respectivamente, e que podem sofrer migrações se estabelecida uma conexão, gerando corrente elétrica.

Estudantes do Ensino Médio durante as ações que protagoniza processo de aprendizagem (Foto: Divulgação)

“O resultado de ter o estudante como protagonista no processo de aprendizagem é positivo e contribui muito para a o trabalho em equipe na sala de aula e na vida. É fundamental para o aprendizado de nossos alunos”, menciona coordenador pedagógico Djalma Santos.

Últimas Notícias

  • Placas solares e produção de energia limpa levam modernidade e economia de gastos às escolas estaduais de Mato Grosso do Sul
  • Festival da Canção das Escolas Estaduais revela finalistas com composições sobre convivência e cultura
  • SED e Fundação Itaú Educação e Trabalho alinham demandas estratégicas em oficina técnica 
  • Projeto “Intercâmbio Cultural” é realizado na EE João Vitorino Marques
  • “Família e Escola” integra comunidade, protagonismo estudantil e práticas pedagógicas inovadoras na EE Rui Barbosa
  • Estudantes do CEEP Widal Roma participam de palestra sobre empreendedorismo
  • Resgate das tradições culturais marcou Festa Julina na EE Fernando Corrêa
  • Foguetes sustentáveis são lançados durante Semana “Recuperar para Avançar” na EE Padre Franco Delpiano
  • Ciência com consciência e educação ambiental são temas da FICMEB e Semana do Meio Ambiente na EE Maria Eliza Bocayuva Corrêa da Costa
  • “Arraiá Família e Escola” anima comunidade escolar da EE Rui Barbosa, em Cassilândia
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.