FAQ BNCC – Ensino Fundamental

O que muda com o Currículo de Referência do Mato Grosso do Sul?

O novo currículo do Ensino Fundamental deve o valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil e prevê tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos. Ao longo dos nove anos, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas. Tendo em vista essa maior especialização, é importante retomar e ressignificar as aprendizagens, nos vários componentes curriculares no contexto das diferentes áreas, visando ao aprofundamento e à ampliação de repertórios dos estudantes.

A intenção é que a escola possa contribuir para o delineamento do projeto de vida dos estudantes, ao estabelecer uma articulação não somente com os anseios desses estudantes (crianças e adolescentes) em relação ao seu futuro, como também com a continuidade dos estudos, posteriormente, no Ensino Médio. Esse processo fomenta reflexão e planejamento de ações para construir esse futuro e é mais uma possibilidade de desenvolvimento pessoal e social.

 

Se deve ser padronizado a aprendizagem dos estudantes de todo o estado de MS, porque não dividir o documento por bimestre?

Diferentemente do trabalho com ênfase nos conteúdos, que trazia o antigo referencial curricular, no trabalho por competências e habilidades, elas poderão ser desenvolvidas ao longo do ano. A BNCC e consequentemente o Currículo de referência de MS padronizou o que os estudantes devem aprender em cada ano escolar, cabendo a cada escola, organizar o que será trabalhada no bimestre.

 

O Novo Currículo do Ensino Fundamental, entra em vigor em 2020?

Sim. A legislação diz que a BNCC deve entrar em vigor dois anos após a sua aprovação. Ou seja, como foi sancionada em dezembro de 2017, passar a valer em 2020.

 

No novo currículo não tem os conteúdos de cada ano?

No Currículo de Referência de MS, na etapa do Ensino Fundamental as COMPETÊNCIAS GERAIS se desdobram em COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS da área ou do componente.

Para garantir o desenvolvimento das competências específicas, cada componente curricular apresenta um conjunto de HABILIDADES. Essas habilidades estão relacionadas a diferentes OBJETOS DE CONHECIMENTO – entendidos no currículo como CONTEÚDOS, CONCEITOS E PROCESSOS –, que, por sua vez, são organizados em UNIDADES TEMÁTICAS que possibilitam o trabalho multidisciplinar.

TEMAS CONTEMPORÂNEOS: podem ser lidos no Currículo (p.35 a 50). Estes serão trabalhados AO LONGO DOS 9 ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL e por todos os componentes curriculares. Deverá somente ser usado em suas aulas quando for trabalhado em consonância com as habilidades em que o tema específico for pertinente.

PROGRESSÃO DAS HABILIDADES: Cada componente curricular tem sua especificidade quanto a progressão das habilidades. O primeiro passo é cada professor especialista se apropriar do documento para que entenda o que deve ser estudado a cada ano conforme as habilidades.

Por exemplo: No currículo de arte temos a seguinte organização:

Nos anos iniciais

1º e 2º anos: aborda o conhecer e o compreender das artes

3º e 4º anos: conceitos de aplicação e análise das artes

5º ano: ressalta as consolidações e avaliações pertinentes à prática artística

Nos anos finais

6º e 7º anos: abordam ações didáticas que os fazem recordar conhecimentos adquiridos, compreensão e aplicação de novos conceitos

8º e 9º anos: tratam das análises, avaliações e criações para a efetiva consolidação

Ressalta-se que cabe ao professor, independente do componente curricular, a seleção das habilidades para cada bimestre, em cada ano escolar. As HABILIDADES presentes no currículo NÃO ESTÃO organizadas em sequência de aplicação. Exceto no componente de História que obedece a cronologia e não se repetem ao longo do Ensino Fundamental.

Outro exemplo: No Currículo de Língua Portuguesa

Existem diversas habilidades para o mesmo ano, porém elas devem ser trabalhadas com diversas habilidades ao mesmo tempo, em diferentes eixos temáticos – leitura, oralidade, escrita e gramática (não podemos trabalhar de forma isolada). Então, o professor em um único planejamento, consegue trabalhar diversas habilidades.

LIVROS DIDÁTICOS: mesmo alguns livros já estarem adaptados a BNCC, pode acontecer que um ou alguns conteúdos podem não mais fazer parte de determinado ano.

Lembrem-se que a consulta deve ser ao Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul. Os conteúdos deverão ser deixados de lado, pois o que norteia o conhecimento são as habilidades e não mais a relação de conteúdo programático do antigo referencial.

Parte diversificada que não aparecem as habilidades: Nos PROJETO DE VIDA, PESQUISA E AUTORIA e – nas escolas que ofertam EF em tempo integral, ELETIVAS não aparecem as habilidades e não tem como o professor inseri-las.

Neste primeiro período de lançamento, as habilidades deverão ser elaboradas e planejadas pelos professores. Como o campo não está habilitado para editar, solicita-se que os professores descrevam a Habilidade no espaço da metodologia.

Espera-se que no próximo período de lançamento, este espaço já esteja corrigido.

PRAZOS PARA LANÇAMENTO DOS PROFESSORES E DEVOLUTIVA DOS COORDENADORES:

Haverá alteração dos próximos prazos no PL Online:

Mês Período para postagem Planejamento dos professores Período para postagem das orientações da Coordenação Pedagógica. Período para adequações nos planejamentos, caso sejam necessárias.
Março/Abril 18 de março a 30 de abril A partir da data de postagem até o dia 30 de abril Até 30 de abril
Maio 1º a 30 de abril A partir da data de postagem até o dia 30 de abril Até 30 de abril

 

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