Melhores canções e o melhor intérprete serão premiados no evento
Na próxima sexta-feira (18), será realizada na Concha Acústica Helena Meirelles, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, a final do II Festival da Canção das Escolas Estaduais de MS: Prêmio Helena Meirelles. Realizado pela SED (Secretaria de Estado de Educação) em parceria com a FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), o final de tarde será todo especial pois além da premiação ao melhor intérprete e das três melhores canções, pela primeira vez as dez canções finalistas serão apresentadas ao público.
As canções autorais e inéditas enviadas pelos estudantes da REE (Rede Estadual de Ensino) para análise do corpo de jurados tiveram como tema ‘Arte, educação e meio ambiente: gerando bons resultados com a consciência limpa’, assunto que está presente em todas as ações de 2023 do NUAC (Núcleo de Arte e Cultura). “Cabe a nós, educadores, provocar essas reflexões porque somente um ser humano educado para o meio ambiente nos garante uma qualidade de vida e futuro melhor”, disse Fábio Germano, gestor do NUAC.

Concha Acústica Helena Meirelles será palco da Final do II Festival da Canção das Escolas Estaduais de MS.
“Tivemos bossa nova, sertanejo, pop rock, chamamé, dentre outros. Isso nos dá uma dimensão da diversidade da cultura sul-mato-grossense, que mesmo dentro dessas nuances se mantém fiel a nossa identidade cultural”, disse a cantora e instrumentista Lenilde Ramos, que neste ano contribui como jurada da competição, a respeito da criatividade dos jovens e valorização de diversos ritmos na composição das músicas.
Os estudantes finalistas apresentarão as canções acompanhados da Banda Company, que fará os arranjos e base de acompanhamento e a aluna Marina Silveira Weber do Ceam/AHS (Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação) e 3º lugar da competição em 2022, fará uma participação com uma música composta especialmente para o Festival. Além disso, haverá uma apresentação da dupla João Lucas & Walter Filho que traz clássicos do sertanejo e sucessos da atualidade em seu repertório.
Finalistas
As dez canções selecionadas são de escolas da REE localizadas em Aquidauana, Campo Grande, Dourados, Laguna Carapã, Rio Brilhante e Três Lagoas. Clique aqui para saber mais.
Premiação
Todos os dez concorrentes da fase final irão receber um troféu, um violão e um certificado de participação no Festival. Além disso, serão premiados as três melhores canções e o melhor intérprete. Confira os prêmios:
- Melhor canção:
1º lugar: um notebook;
2º lugar: um smartphone Android;
3º lugar: uma caixa de som bluetooth.
- Melhor intérprete:
1º lugar: uma caixa de som bluetooth.
Serviço
II Festival da Canção das Escolas Estaduais de MS: Prêmio Helena Meirelles
Data: 18 de agosto de 2023 (sexta-feira);
Horário: A partir das 16h;
Local: Concha Helena Meirelles, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande.
Thaís Davis, SED
Foto: Núcleo de Arte e Cultura