Objetivo é promover uma conscientização sobre a importância da redução do uso de plástico e o impacto das práticas ecológicas na escola
Os estudantes do ensino médio da Escola Estadual José Barbosa Rodrigues, que oferta ensino em tempo integral, no bairro universitário, em Campo Grande, participaram do Workshop dedicado às práticas inovadoras desenvolvidas em prol do meio ambiente, com projeto que integra a robótica na criação de um modelo icosaédrico tridimensional dos projetos de sustentabilidade ambiental desenvolvidos na unidade escolar.
A crescente preocupação com o impacto ambiental causado pelo uso e descarte excessivo de copos plásticos e papel no ambiente escolar, ao término de um projeto matemático que tinha como objetivo, identificar áreas de desperdício e propor estratégias para a redução do consumo desses materiais por meio da aplicação dos conceitos matemáticos para analisar a quantidade de plástico e papel utilizados na escola.
Ao término desse projeto que tinha como objetivo, promover uma conscientização sobre a importância da redução do uso de plástico e o impacto das práticas ecológicas na escola, impulsionou um grupo de alunos a desenvolverem um protótipo inovador.
Icosaedro
O objetivo central do projeto é criar um protótipo dentro de um icosaedro (figura geométrica que, nas faces externas, representa o globo terrestre). O modelo operado por robótica, fornece uma representação visual em sua estrutura interna, com arte em Pop Up, elencando os projetos em andamento na escola Estadual José Barbosa Rodrigues
O modelo então permite a fácil visualização e acompanhamento dos projetos desenvolvidos, o que facilita a comunicação entre a equipe além de incentivar a motivação e o engajamento dos alunos e professores envolvidos.
O icosaedro poderá ser exposto em um local de destaque, como uma sala de reuniões para que todos possam visualizar os diferentes projetos e conhecer os seus respectivos avanços. Além disso, com essa abordagem inovadora os estudantes buscam conscientizar a comunidade escolar sobre a importância de adotar alternativas ambientalmente sustentáveis, e desencadear um movimento positivo em direção à redução do plástico e à preservação do planeta.
O modelo pode ser implementado em diferentes áreas, escolas, empresas e organizações sem fins lucrativos, entre outros. Ele também pode ser adaptado de acordo com as necessidades e critérios de cada projeto em específico.
Por fim, o projeto representa uma forma criativa e interativa de exibir e acompanhar os projetos, tornando-os mais tangíveis e estimulando o espírito de equipe e colaboração. Essa abordagem permite que os estudantes desenvolvam habilidades de pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe, além de ampliar em diversas áreas do conhecimento.
Integração
Dessa forma, diferentes áreas de estudo estariam integradas em um mesmo projeto, permitindo que os estudantes aprendam não apenas sobre sua área específica, mas também sobre outras disciplinas e como elas se relacionam entre si.
Além disso, o projeto interdisciplinar permite uma abordagem mais completa e holística, já que os diferentes aspectos do projeto são abordados em conjunto.
No contexto escolar, esse projeto interdisciplinar pode ser usado para enriquecer o ensino. Estimulando a curiosidade e o interesse dos alunos, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades fundamentais para a vida adulta. Já no contexto profissional, a capacidade de trabalhar de forma interdisciplinar é cada vez mais frequente no âmbito escolar.
Interatividade
O produto final será um protótipo funcional de um icosaedro com faces articuladas, operado por mecanismos robóticos, contendo representações visuais e interativas dos problemas associados ao uso excessivo de copos plásticos. Cada face abrirá para revelar soluções práticas, como copos reutilizáveis, estações de reciclagem e informações educativas
Além disso, a construção do icosaedro pode oferecer benefícios educacionais, promovendo a compreensão espacial, a colaboração entre os alunos e uma avaliação tangível do trabalho coletivo em questões ambientais. A peça tridimensional também pode ser utilizada como uma ferramenta visual em eventos escolares ou comunitários, comunicando efetivamente o compromisso da escola com a sustentabilidade ambiental.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar