Plano Estadual de Educação

Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul


Materiais para Orientação

Plano de trabalho

Relação da Comissão para elaboração do PEE-MS

Publicação no Diário Oficial

Coordenação

Coordenação: Ana Paula Almeida de Araújo

Supervisão: Elizângela Nascimento Mattos

Técnicas:
Ivanilde Careta
Maia Cleide Lima Pereira Cavalcante
Maria José Teles Franco Marques

Sobre

O Plano Nacional de Educação (PNE) – Lei n. 13005/2014 determina a elaboração dos planos subnacionais pelos entes federados, alinhados com suas metas e prazos de execução. Dessa forma, em Mato Grosso do Sul, foram elaborados o Plano Estadual de Educação, aprovado pela Lei n. 4.621 de 22/12/2014, e os Planos Municipais de Educação – PME, com leis aprovadas no decorrer do ano de 2015 nos 79 municípios do Estado.

Cabe destacar a importância dos Planos de Educação, há muito almejados pela sociedade brasileira, que nos anos atuais tornam-se uma realidade, considerando-se que: atendem aos anseios da sociedade, elaborados de forma democrática; permitem a continuidade das ações da educação, com duração de dez anos; constituem-se em plano de Estado e não de Governo, estabelecendo a política pública de educação no território de atuação; viabilizam o bom planejamento para financiamento da educação e aplicação de recursos públicos (Plano de Ações Articuladas – PAR, Emendas Parlamentares, dentre outros); dão visibilidade às ações, inclusive para a fiscalização e acompanhamento da execução pelos órgãos de controle, TCE/MS e TCU.

A Lei 13.005/2014 determina, também, o monitoramento contínuo e a avaliação periódica dos respectivos Planos e para a consecução dessas ações foi criada, em 2016, a Rede de Assistência Técnica para o Monitoramento e Avaliação dos Planos de Educação, pelo Ministério da Educação (MEC), na Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE) pela Diretoria de Coordenação dos Planos de Educação (DICOPE).

Com a extinção da SASE, em 2019, estados e municípios ficaram sem o atendimento para o acompanhamento dos Planos de Educação. Frente a essa situação, a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS), em cumprimento ao preceito do regime de colaboração entre os entes federados, assumiu, em acordo com a UNDIME/MS, o acompanhamento da execução dos Planos Municipais de Educação no Estado. Assim, foi criada a Rede de Assistência Técnica que deu continuidade aos trabalhos de assessoramento aos municípios com orientação para o Monitoramento e Avaliação dos seus respectivos Planos.

A Rede alcança a todos os municípios de Mato Grosso do Sul e tem como objetivos:

  • Elaborar instrumento para o monitoramento e avaliação dos Planos;
  • Orientar os Gestores de Educação e Equipes das Secretarias Municipais de Educação de MS sobre a necessidade e importância da execução dos Planos Municipais de Educação para o cumprimento das metas estabelecidas;
  • Assessorar os Dirigentes Municipais de Educação na formação e instituição das Comissões Municipais de Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação (CMMAs/PMEs);
  • Planejar e realizar as capacitações para os Gestores e as Comissões Municipais de monitoramento dos PMEs;
  • Orientar a metodologia para o cálculo dos indicadores e o uso das diferentes fontes;
  • Informar as fontes oficiais para a pesquisa de dados como base para os cálculos dos indicadores propostos pelo INEP/MEC.
  • Analisar e dar a devolutiva dos relatórios elaborados pelos municípios;
  • Orientar a realização das audiências/conferências públicas para a aprovação do relatório de avaliação, a cada dois anos, conforme determinam as Lei dos Planos no MS.
  • Inserir os referidos documentos no Sistema Integrado de Monitoramento e Controle do Ministério da Educação – SIMEC/MEC.
  • A Rede de Assistência Técnica para o Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação de Mato Grosso do Sul é composta por 5 integrantes: Coordenadora Estadual, que teve como responsável no período de 2019 a 2022 a Professora Eva Maria Katayama Negrisolli, e, a partir de 2023, sob a coordenação da Professora Ana Paula Almeida de Araújo, a Supervisora Estadual Professora Elizângela do Nascimento Mattos e as Avaliadoras Educacionais, Professoras Ivanilde Careta, Maria Cleide Lima Pereira Cavalcante e Maria José Telles Franco Marques, cada uma com um grupo de municípios, atingindo a totalidade.

Os trabalhos das Avaliadoras são realizados coletivamente na forma de capacitações presenciais ou on-line, com a participação das Comissões e Equipe Técnica de apoio. Também é realizado o assessoramento individual, por solicitação dos municípios, por meio de contato telefônico, WhatsApp e reuniões presenciais ou on-line.

Na vigência dos Planos, acontecem o monitoramento contínuo das estratégias e a avaliação bienal, portanto, a Secretaria de Estado de Educação tem um papel importante nesse processo, pois com a adesão de todos os municípios, tornou-se fundamental desenvolver os mecanismos para a aproximação desses municípios à Rede, com o objetivo de oferecer a assistência técnica necessária para garantir o efetivo monitoramento e a avaliação dos Planos Municipais de Educação.

No ano de 2024, os municípios estão encerrando a 4ª avaliação, onde serão apresentados os resultados do alcance das metas e execução das estratégias do período de 2022-2023.

Avaliadoras Educacionais da Rede

Ivanilde Careta

Relação dos municípios:

Água Clara
Alcinópolis
Aparecida do Taboado
Bandeirantes
Brasilândia
Camapuã
Cassilândia
Chapadão do Sul
Corguinho
Coxim
Figueirão
Inocência
Jaraguari
Paraíso das Águas
Paranaíba
Pedro Gomes
Ribas do Rio Pardo
Rio Negro
Rio Verde de Mato
Grosso
Rochedo
Santa Rita do Pardo
São Gabriel do Oeste
Selvíria
Sonora
Tacuru

Maria Cleide Lima Pereira Cavalcante

Relação dos municípios:

Anastácio
Angélica
Aquidauana
Batayporã
Bodoquena
Bonito
Corumbá
Dois Irmãos do Buriti
Eldorado
Guia Lopes da Laguna
Iguatemi
Itaquiraí
Japorã
Jardim
Juti
Ladário
Miranda
Mundo Novo
Naviraí
Nioaque
Novo Horizonte do Sul
Paranhos
Sete Quedas
Sidrolândia
Taquarussu
Terenos

Maria José Telles Franco Marques

Relação dos municípios:

Amambai
Anaurilândia
Antônio João
Aral Moreira
Bataguassu
Bela Vista
Caarapó
Campo Grande
Caracol
Coronel Sapucaia
Costa Rica
Deodápolis
Douradina
Dourados
Fátima do Sul
Glória de Dourados
ltaporã
Ivinhema
Jateí
Laguna Carapã
Maracaju
Nova Alvorada do Sul
Nova Andradina
Ponta Porã
Porto Murtinho
Rio Brilhante
Três Lagoas
Vicentina


Relatórios

Relatório de Monitoramento e Avaliação: Sistematização das Metas e Estratégias

Relatório de Monitoramento e Avaliação do Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul – Ciclo 2015 a 2016

Relatório de Monitoramento e Avaliação do Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul – Ciclo 2017 a 2020

Relatório de Monitoramento e Avaliação do Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul – Ciclo 2021 a 2022


Fórum Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul


Plano Nacional de Educação