Estudantes ganharam espaço para nova disciplina, oferecendo três aulas de leitura para cada turma e um espaço amplo e arejado para o momento.
Campo Grande (MS) Estudantes da Escola Estadual Padre João Tomes, inserida na escola em tempo integral de Ensino Fundamental, intitulada Escola da Autoria, em Três Lagoas, foram agraciados com espaço para nova disciplina, oferecendo três aulas de leitura para cada turma e um espaço amplo e arejado para o momento.
De acordo com a professora responsável, Erika Carla Nogueira da Silva, o intuito é resgatar o prazer de ler nas décadas passadas com as aulas de leitura, “a leitura é essencial para o aprendizado de qualquer língua, sendo a primeira habilidade a aprender em sala de aula, tanto como leitura lúdica como leitura interpretativa”, enfatiza Erika.
Dentro das ações, também será possível destacar os livros mais lidos pelos estudantes. Em cada bimestre são destacados os leitores do primeiro, segundo e terceiro lugar. Aqueles que mais lerem durante dois meses ganharão um livro como premiação e esses livros serão escolhidos, conforme o perfil da leitura de cada aluno.
Com um número maior de destaques, surgiu a ideia dos “Dindos Literários“. Muitos dos estudantes nunca haviam ganhado livro de presente e também, pessoas que nunca compraram um livro em toda sua vida. Então, foi feito um convite para as pessoas adotarem um afilhado leitor com apenas vinte e cinco reais”, relata professora Graciely Gomes.
No final de julho, foi realizado o segundo Leitor destaque no verdadeiro jardim encantado do mundo dos livros. Com um crescimento de 59% referente ao segundo bimestre do ano passado, de 74 livros para 125 livros lidos pelos os mais lindos leitores. Dessa vez, foram treze leitores destacados e premiados com livros pelos seus “Dindos” que foi realizado no dia 26 de julho na escola Padre João Tomes, “a leitura nos ajuda na escrita e no desenvolvimento de nossas habilidades, entendimento de mundo e convívio social”, menciona estudante do 1º ano A, Maria Eduarda Pereira Santos.