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Jornada Pedagógica é iniciada em 347 escolas da REE de MS

  • 05 fev 2021
  • Categorias:jornada pedagógica
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As orientações e formações estão organizadas conforme protocolo de retorno das atividades escolares, elaborado pela Comissão Estadual de Volta às Aulas, com participação de diversas instituições públicas e privadas.

Campo Grande (MS) – Secretaria de Estado de Educação (SED) iniciou na manhã desta quinta-feira (04.02) em todas 347 unidades da Rede Estadual de Ensino (REE), nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, o período voltado para Jornada Pedagógica que se estenderá com orientações e formações, até o final do mês de fevereiro.

A Jornada Pedagógica 2021 está organizada em conformidade com o Protocolo de retorno das atividades escolares das escolas da REE, elaborado pela Comissão Estadual de Volta às Aulas, que conta com a participação de várias instituições públicas e privadas.

Diretora Gisele Bacanelli recepcionou equipe escolar com palestra sobre psicologia positiva.

Situada no Bairro Tijuca II, na região Sudeste de Campo Grande, a Escola Estadual Aracy Eudociak, iniciou a sua Jornada Pedagógica na manhã desta quinta-feira (04.02), com orientações para 96 professores, 06 coordenadores, 26 servidores administrativos e 03 servidores readaptados, com eixo socioemocional ministrado pelo psicólogo Guilherme Fagundes, especialista em psicologia positiva e ansiedade. Este ano atenderá 1100 estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio e EJA – Conectando saberes.

De acordo com a diretora Gisele Maria Bacanelli, “ nós nos preocupamos muito com a questão emocional, a SED formou eixos para a jornada que estão sendo de extrema importância e a inserção dos temas de biossegurança e socioemocional são pilares que teremos que trabalhar o tempo todo, um bom acolhimento e incentivo da equipe, será um ano de muitos desafios, mas estaremos preparados, já que o professor e o administrativo que terão papel preponderante ao passar segurança no retorno dos estudantes”.

Professora Ana Rúbia menciona que a superação do desafio e reconstrução estará na união entre equipe escolar e familiares.

A professora de Língua Inglesa, Ana Rúbia Delfim Ávila, leciona há 04 anos na EE Aracy Eudociak, disse que hoje, diante do ano atípico de 2020, que se encerrou de forma inesperada, existe uma ansiedade e expectativas de reconstrução para 2021, “alguns professores que não sabiam tratar com tecnologias e o sistema online, hoje, com a formação, terão oportunidade de se preparar psicologicamente para este novo ano atípico”.

Ana Rúbia, que também é mãe de dois estudantes da unidade escolar, lembrou que o sucesso da aprendizagem está na união da comunidade escolar e familiares, “nosso maior bem, nosso maior objetivo é o aluno, estamos aqui, escola, professor, administrativo, SED, familiares, todos são pelo estudante/filho, toda conjuntura existe por conta do aluno, portanto, há necessidade de união entre família e comunidade escolar para que a reconstrução deste novo normal, em prol ao estudante da rede pública, se concretize de forma satisfatória”, finaliza.

Há 13 anos na unidade, diretor Paulo Castaldeli diz que Jornada Pedagógica estendida será primordial.

Na Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís, localizada no Conjunto Coophatrabalho, em Campo Grande, unidade que faz parte do Programa Escola da Autoria e tem o foco do trabalho voltado para a Educação Integral em Tempo Integral, também iniciou a jornada pedagógica de 2021.

De acordo com o diretor Paulo Antônio Castaldeli, que há 13 anos está como gestor na unidade, conta hoje em sua equipe escolar com 30 professores, 1 coordenador pedagógico, 4 coordenadores de área e 21 servidores administrativos e aguarda 333 estudantes, todos do Ensino Médio Integral, a partir do dia 1º de março.

Coordenadora Patrícia Pissurno diz que jornada trará tranquilidade e segurança para retorno do ano letivo de 2021.

“Não teríamos condições de iniciar um ano letivo se não tivéssemos um tempo para preparação de nossos professores, coordenadores e administrativos, principalmente no tocante à questão da preparação socioemocional e de biossegurança, portanto, o momento de jornada pedagógica estendida para que a escola possa reunir para estudos, orientações é de importância inquestionável, pois trata a garantia de sucesso para ano letivo de 2021”, enfatiza diretor Paulo.

Professora Letícia leciona há 13 anos na unidade

Há 06 anos na coordenação da Escola Estadual Amélio Carvalho Baís, a professora Patrícia Pissurno lembrou que desde que iniciou a pandemia o retorno seria imprescindível ter uma preparação, “ a jornada vem como preparo para esse retorno tão esperado, estamos acolhendo a equipe escolar e, posteriormente, nossos estudantes, deixando-os o mais tranquilo possível para este ano letivo que se inicia, sempre seguindo o protocolo de retorno as aulas, trazendo tranquilidade e segurança para o retorno do ano letivo”

Há 11 anos lecionando na EE Amélio Baís, a professora de Língua Portuguesa e Projeto de Vida, Letícia Cintra Paula de Oliveira citou que será imprescindível o período estendido da Jornada Pedagógica, “ teremos tempo para alinhar a questão da biossegurança, que tem impactado a realidade de toda comunidade escolar desde março do ano passado, nós professores seremos os agentes para os alunos, pais e responsáveis, portanto outro auxílio importante será a tratativa socioemocional, é tudo muito novo, até mesmo para alguns assustador, mas com o auxílio que estamos sendo orientados e a conscientização que sairemos deste período como agentes e professores”, afirma Letícia.

Equipe escolar foi recepcionada com café da manhã na Jornada Pedagógida da E.E JAP.

Na Escola Estadual José Antônio Pereira, na Vila Taveirópolis, a diretora Melissa da Silva Escobar e o diretor adjunto Luís Henrique Cristian de Castro recepcionaram os 60 professores, 13 administrativos e 02 coordenadores, para a Jornada Pedagógica de 2021, com café da manhã, “ o ano de 2020 fomos pegos de surpresa, porém com a jornada estendida, com aval da SED, temos oportunidade de nos preparar com estudos e orientações para recepcionar nossos 600 estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio”, menciona diretora Melissa.

Jornada Pedagógica

O protocolo conta com orientações em 4 (quatro) eixos, considerados essenciais, a fim de proporcionar a segurança necessária de todos no retorno às aulas no espaço escolar. São eles: Socioemocional, Biossegurança, Cognitivo e Normativo.

Psicologia positiva e ansiedade foram temas do primeiro dia de trabalho na Escola Aracy Eudociak.

Nestes primeiros dias da jornada serão destinados à apropriação dos eixos socioemocional e biossegurança, com o objetivo de priorizar a adaptação e o retorno das equipes escolares, com o acolhimento e a proteção que as circunstâncias exigem, sempre considerando a corresponsabilidade no que diz respeito às boas práticas que contribuam para a redução da transmissão e, consequentemente, do número de novos casos da Covid-19.

Cognitivo

Os dias destinados ao eixo cognitivo, a partir de 10 de fevereiro de fato, serão voltados para a Organização das Atividades Pedagógicas (OAPs). A escola realizará estudo do eixo cognitivo com os olhos voltados para o documento norteador da prática escolar, processos de desenvolvimento dos resultados de verificação da aprendizagem e desempenho escolar, além trabalhar no planejamento de atividades que atendem as perspectivas atuais (aulas presenciais e remotas).

A Secretaria de Estado de Educação preparou no portal uma página com links e materiais para este período de preparação. Vale salientar que esses materiais não estão disponíveis apenas para o período da jornada pedagógica e podem ser consultados durante todo o ano de 2021. Em caso de dúvidas, a Coordenadora de Formação Continuada da SED (CFOR) se coloca à disposição para atendimento por e-mail cfor.sedms@gmail.com e também por telefone: (67) 3341-0427 / 3341-0489 / 3341-4320.

Acesse aqui: Página de material de apoio para Jornada Pedagógica de 2021

Fotos: Juarez Júnior

 

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