Jornada Pedagógica 2021

Após quase um ano afastados pela pandemia causada pelo coronavírus, o retorno às aulas presenciais é esperado por toda a comunidade escolar. Nesse processo, sabemos de toda a ansiedade, estresse, preocupação, entre outros sentimentos, relacionados à Covid-19, que poderão estar presentes nos modos de agir, pensar e falar de todos nós.

Clique na imagem e acesse o vídeo de acolhimento do secretário Eduardo Riedel.

Sendo assim, entendemos que este é um momento de aprendizagens, reflexões e debates sobre assuntos e estratégias pedagógicas e de biossegurança que irão orientar as ações educativas no espaço escolar ao longo de 2021, construídas a partir de uma crise, que atingiu a todos, indistintamente.

Clique na imagem e acesse o vídeo de acolhimento da secretária Cecilia Motta.

Nesse sentido, a “Jornada Pedagógica 2021 – Volta às Aulas MS” está organizada em conformidade com o Protocolo de Volta às Aulas das escolas da Rede Estadual de Mato Grosso do Sul, elaborado pela Comissão Estadual de Volta às Aulas, que conta com a participação de várias instituições públicas e privadas, com as orientações em 4 (quatro) eixos, considerados essenciais, a fim de proporcionar a segurança necessária de todos no retorno às aulas no espaço escolar. São eles: Socioemocional, Biossegurança, Cognitivo e Normativo.

Os primeiros dias da jornada, a partir de 04 de fevereiro de 2021, serão destinados à apropriação dos eixos socioemocional e biossegurança, com o objetivo de priorizar a adaptação e o retorno das equipes escolares, com o acolhimento e a proteção que as circunstâncias exigem, sempre considerando a corresponsabilidade no que diz respeito às boas práticas que contribuam para a redução da transmissão e, consequentemente, do número de novos casos da Covid-19.

Clique na imagem e acesse o vídeo de acolhimento do professor Jessé Cruz.

Os dias destinados ao eixo cognitivo, a partir de 10 de fevereiro de fato, serão voltados para a Organização das Atividades Pedagógicas (OAPs). A escola realizará estudo do eixo cognitivo com os olhos voltados para o documento norteador da prática escolar, processos de desenvolvimento dos resultados de verificação da aprendizagem e desempenho escolar, além trabalhar no planejamento de atividades que atendem as perspectivas atuais (aulas presenciais e remotas).

Nesta página, você encontrará links e materiais para este período de preparação (abaixo). Vale salientar que esses materiais não estão disponíveis apenas para o período da jornada pedagógica e podem ser consultados durante todo o ano de 2021.

Bons estudos!

Animação “Piper”, da Pixar, destacada para o processo de formação dos profissionais durante a Jornada Pedagógica (clique na imagem e assita).

Links para acesso aos materiais (links serão disponibilizados progressivamente, após o início das formações):

1º dia – acesse aqui o Protocolo de Volta às Aulas;

2º dia – acesse aqui os anexos: Eixo Socioemocional (parte 1);

3º dia – acesse aqui os anexos: Eixo Socioemocional (parte 2);

4º dia – acesse aqui os anexos: Eixo Biossegurança;

5º dia – acesse aqui os anexos: Eixo Cognitivo (parte 1);

6º dia – acesse aqui os anexos: Eixo Cognitivo (parte 2).

 

Materiais de apoio (download):

1- Roteiro do Participante;

2- Orientações de Apoio à Saúde Mental;

3- Eixo Biossegurança:
3.1- Higienização das mãos e do ambiente escolar
3.2- Distanciamento Social
3.3- Aferição de temperatura e utilização do Álcool 70%
3.4- Reforçar cuidados na rotina da cozinha escolar
3.5- Informar é preciso
3.6- Acolher com empatia

4- Eixo Socioemocional:
4.1- Como acolher os estudantes nos formatos presencial e remoto – depoimento: profa. Lidiane Ottoni (clique aqui);
4.2 – A importância do acolhimento – depoimento: prof. Daniel Ventura (clique aqui);
4.3 – Acolhimento: como fazer? – depoimento: Amanda Andréa/Coped (clique aqui).

 

Vídeos para download:

1- depoimento: secretário Eduardo Riedel (clique aqui);

2- depoimento: secretária Cecilia Motta (clique aqui);

3- depoimento: prof. Jessé Cruz (clique aqui).

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.