A atividade teve início com uma aula prática na horta da escola, onde os alunos observaram as 12 culturas já implantadas, como alface, cebolinha, couve, rúcula, repolho, entre outras.
Na Escola Estadual Weimar Torres, localizada no distrito de Guaçulândia, em Glória de Dourados, os alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental estão vivenciando uma atividade pedagógica especial que une práticas de produção de texto e conceitos matemáticos aliados ao protagonismo estudantil.
A ação está sendo desenvolvida pela professora Caroline, com apoio do PCPI (Professor Coordenador de Práticas Inovadoras) João Ricardo Chiodi, e resultou na criação da primeira edição do jornal escolar “A Hortinha”. A atividade teve início com uma aula prática na horta da escola, onde os alunos observaram as 12 culturas já implantadas, como alface, cebolinha, couve, rúcula, repolho, entre outras.
O ponto alto foi uma entrevista conduzida pelos próprios estudantes com o PCPI João Ricardo, que está explicando o funcionamento da horta: desde o preparo do solo até os cuidados com a irrigação e a colheita. As perguntas foram elaboradas coletivamente em sala de aula, estimulando o olhar investigativo e a escuta ativa.
Com base nas informações coletadas e nas observações em campo, a professora Caroline está coordenando a produção do jornal “A Hortinha”, que reúne textos, ilustrações, desafios e pequenos relatos feitos pelos próprios alunos. A publicação se consolidou como um importante instrumento de produção de textos e matemática, além da valorização das experiências reais no processo de aprendizagem.
“A proposta nasceu da necessidade de melhorar os processos de ensino e de aprendizagem em matemática e Língua Portuguesa de forma significativa, promovendo o protagonismo dos alunos e o trabalho colaborativo. O jornal é resultado de projeto desenvolvido pelo PCPI, através em seu plano de ação, sob o acompanhamento da CRE 5 e que une teoria, prática e criatividade”, explica o professor João Ricardo.
A professora Carol destaca que a horta escolar é um espaço privilegiado para a aprendizagem: “Além de trabalharmos noções de nutrição, conseguimos despertar nos alunos o interesse pela investigação, pela escrita, pela comunicação e matemática de forma prática”.
A coordenadora pedagógica Neoci Ferreira, coloca que é fundamental incentivar o estudante a desenvolver seu aprendizado em escrita, leitura e matemática e melhorar os índices da Escola, sendo assim toda prática estimuladora é bem vinda.
O projeto é totalmente aprovado pela diretora Eliane Milani e Silva Rodrigues que entende a horta como uma ferramenta motivadora para os estudantes, pois “oferece a oportunidade de aprender de forma divertida, ajudando a resolver habilidades como a resolução de problemas, pensamento crítico e trabalho em equipe. Ademais, conceitos linguísticos e matemáticos são desenvolvidos”, menciona.
A iniciativa está fortalecendo o compromisso da EE Weimar Torres com metodologias ativas que promove um ensino de qualidade através da associação de conceitos com atividades práticas na escola do campo. O jornal A Hortinha terá novas edições ao longo do ano, abordando temas variados relacionados ao cotidiano da horta, alimentação saudável, cuidados com o meio ambiente e sempre associados às produções em Língua Portuguesa e Matemática.
Confira o Jornal “A Hortinha”
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.