• TRANSPARENCIA
  • FAQ
  • WEBMAIL
  • lgpd LGPD
Governo do Estado Governo do Estado
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Equipe
    • Organograma SED
    • Diário Oficial
    • Missão, Visão e Valores
    • Legislação
    • Plano Estadual
    • Programas e Projetos
    • Publicações
    • Ramais da SED
    • Acesso ao E-mail
    • Portal do Servidor
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Conselho Estadual de Educação
  • Painel do Aluno
  • Matrícula Digital
  • Escolas
    • Calendário Escolar
    • APM
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Gestão Colegiada
    • Avaliação Educacional
      • SAEB
      • ENEM
      • PISA
      • Avaliação Institucional da Educação de Mato Grosso do Sul – AIEMS
      • Links
    • Tipologia
    • Projetos Escolares
    • Plano Estadual
    • Ramais da SED
    • Acesso ao Webmail
  • Carta de Serviços
  • Telefones

Mais de 400 estudantes, da região do Pantanal, têm “Aulão” preparativo para ENEM

Categoria: CRE-3 | Publicado: terça-feira, setembro 10, 2019 as 16:30 | Voltar
  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp
  • E-mail

Com o intuito de auxiliar o discente suprir lacunas quanto à aprendizagem, a CRE-3 propiciou apoio pedagógico aos estudantes concluintes do ensino médio.

Campo Grande (MS) – Coordenadoria Regional de Educação de Corumbá (CRE-3), realizou, para mais de 400 estudantes, de 12 Escolas Estaduais de Corumbá e de Ladário, nos dias 08 de agosto a 02 de setembro, ação intitulada CRE-3 na Escola: ENEM/2019, no intuito de proporcionar aos estudantes com desempenho aquém, preparar-se para concursos e exames, como vestibulares e ENEM

O projeto tem como escopo enfoque na necessidade de minimizar as dificuldades apresentadas pelos discentes no trabalho com as competências contempladas nas provas do ENEM, em especial, quanto à motivação para a produção de textos, interpretação de enunciados, argumentações, propostas de intervenção e resolução de problemas.

Projeto CRE-3 na Escola: ENEM/2019, tem como escopo proporcionar aos estudantes do Ensino Médio se preparar para concursos e exames como vestibulares e ENEM (Foto Divulgação)

Com o intuito de auxiliar o discente suprir lacunas quanto à aprendizagem, a Coordenadoria Regional de Educação de Corumbá (CRE-3) propiciou apoio pedagógico aos estudantes concluintes do ensino médio, para que, independente da escolha e do projeto de vida de cada um, estejam capacitados para qualquer processo de seleção pós-médio que almejem.

Para isso, durante todo o mês de agosto e início de setembro de 2019, por meio dos professores formadores das áreas de Linguagens, Ciências Humanas e Matemática da CRE-3, no contraturno das aulas das escolas estaduais, foram organizados encontros com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da REE de Corumbá e Ladário, para estudos, debates, resolução de problemas e de questões do ENEM, nas áreas de Língua Portuguesa, Redação, Matemática e Conhecimentos Gerais, conforme cronograma previamente validado pelas escolas.

400 estudantes, de 12 Escolas Estaduais de Corumbá e de Ladário, estiveram participação das ações, nos dias 08 de agosto a 02 de setembro (Foto: Divulgação)

Para a realização das ações, buscou-se estudar, refletir e debater com os estudantes, desde as orientações contidas no manual do participante a orientações sobre como ler, interpretar enunciados, informações e dados; aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento; compreender como se estrutura a proposta de redação solicitada e como elaborar propostas de intervenção, observando as cinco competências avaliadas no ENEM.

A conclusão do Ensino Médio mostra aos jovens o fim de um ciclo essencial, a conquista de uma etapa educacional, substancial para garantir o acesso a outros setores da vida: cursos superiores, processos seletivos, concursos diversos, ingresso na carreira militar e mercado de trabalho.

A escola, de modo geral, vive momentos de construção da autonomia. Essa deve buscar qualidade com equidade e fortalecimento do ensino e da aprendizagem, de modo que o estudante seja protagonista, capaz de pensar e agir de maneira critica e ética para a transformação da realidade onde vive.

Nas ações buscou-se estudar, refletir e debater com os estudantes, desde as orientações no manual do participante, como ler, interpretar enunciados, informações e dados (Foto: Divulgação)

De acordo com a Coordenadora Regional de Educação de Corumbá, Maria Eulina Rocha dos Santos, “é fundamental que os estudantes das escolas públicas participem de ações como esses Aulões. O conhecimento em si deve ser amplamente significativo e prazeroso. Esses diálogos, além de elucidar dúvidas sobre Enem e Vestibulares, também podem potencializar o processo de formação integral do estudante, que não se restringe à transmissão de conteúdos, mas também à capacidade de lidar e resolver problemas. Nesse sentido, os Aulões no contraturno oportunizam isso".

As Escolas Estaduais de Corumbá e Ladário que participaram dos Aulões: ENEM/2019 são:  Carlos de Castro Brasil, Dom Bosco, Dr. Gabriel Vandoni de Barros, Dr. João Leite de Barros, Júlia Gonçalves Passarinho, Leme de Prado, Maria Helena Albaneze, Maria Leite, Nathércia Pompeo dos Santos, Octacílio Faustino da Silva, Rotary Clube, 2 de Setembro.

Publicado por: Adersino Valensoela Gomes Junior

Últimas Notícias

  • Em acolhida na EE Júlia Gonçalves Passarinho, estudantes parabenizam e homenageam garis de Corumbá
  • Grupo de capoeira Kauande da EE João Vitorino Marques se apresenta em Noite Literária, nos 46 anos de Aral Moreira
  • CMAPEE realiza audiência pública para aprovação do Relatório de Monitoramento e Avaliação do Plano Estadual de Educação de MS
  •   CRE-10 de Paranaíba realiza reunião de fluxo com unidades do programa “Escola da Autoria”
  • Conscientização ambiental é trabalhada em aula prática na EE Augusto Krug Netto
  • Estudantes da EE Fernando Corrêa se destacam em diversas modalidades esportivas
  • SED abre licitação para concorrência de reforma de unidade escolar de Campo Grande
  • III Seminário do CEAME/TEA teve como temática “Interfaces entre a Educação e Saúde”
  • SED divulga resultado preliminar de validação de autodeclarações do concurso para professor da SED
  •   Dia Nacional da Matemática é comemorado com atividades lúdicas na EE Maestro Frederico Liebermann
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
Contato

Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul
Av. do Poeta Manoel de Barros,

Bloco V – Parque dos Poderes
Cep 79031-350
Campo Grande-MS
Tel: (67) 3318-2200

SGI - SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO CQ - CONTROLER DE QUALIDADE UCQI

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.