Campo Grande (MS) – A partir de hoje, os servidores que acessarem o www.portaldoservidor.ms.gov.br irão visualizar o novo layout do endereço eletrônico. O novo Portal, lançado na manhã desta quarta-feira (28), com a presença do governador Reinaldo Azambuja e dos secretários de Estado, agora conta com inovações e serviços que vão facilitar o acesso à vida funcional dos servidores públicos de Mato Grosso do Sul
Desenvolvido pelo departamento de tecnologia da Superintendência da Folha de Pagamento, vinculada à Secretaria de Administração e Desburocratização, o novo portal traz logo na página inicial destaque para os ícones de serviços, direitos e benefícios do servidor, calendário de pagamentos e interatividade através do acesso às redes sociais e da ferramenta Fale Conosco.
“Além de desburocratizar o sistema de informações, essa nova ferramenta visa facilitar a vida do servidor, proporcionando acesso a toda sua vida funcional, o que antes era impossível”, disse o governador, Reinaldo Azambuja. A partir de agora, os servidores, mediante uso de cadastro pessoal e senha, poderão ter acesso a todos seus dados funcionais. “Consultas de salários, abonos, férias, lotação, limites de consignação. Ou seja, tudo que o servidor precisar saber sobre sua vida funcional estará disponibilizada nesse portal”, explicou o governador.
Já o secretário de Administração e Desburocratização Carlos Alberto Assis, pontuou que o acesso online beneficia especialmente os servidores do interior do Estado. “Um servidor que mora em Cristalina, distrito de Itaporã, por exemplo: antes, ele teria de vir até a Capital para obter informações como abono salarial e férias. Agora, com o portal, isso não é mais necessário”, destaca. Além disso, serão divulgados afastamentos, histórico funcional, férias regulamentares, informe de rendimentos, demonstrativos das margens consignáveis, além do contracheque mensal.
Segurança
O sistema de acesso aos dados funcionais é semelhante ao usado nos bancos com uso de senha pessoal, sistema de segurança com código verificador e número de identificador exclusivo para o usuário. Para acessar suas informações o servidor público deverá digitar sua matrícula, seguido da senha de acesso ao holerite que é o número identificador, e o código verificador de letras e números que aparecerá no vídeo.
Essas medidas foram adotadas para garantir a privacidade dos dados funcionais dos servidores. De acordo com o Superintendente da Folha de Pagamento, Paulo Lopes, a ideia é impedir que pessoas não autorizadas se apropriem de dados cadastrais do servidor para outros fins. “As informações contidas no Portal são de caráter pessoal. Por isso, nós tivemos todo cuidado na implantação dessa ferramenta, usando de uma tecnologia de acesso que garante a segurança dos dados funcionais do servidor”.
Segundo Paulo Lopes, é muito importante que os servidores verifiquem, frequentemente, seus dados no Portal e certifiquem-se de que eles estão corretos. “O ideal é que a pessoa esteja sempre atenta a qualquer alteração nos seus dados, aumentando esse intercâmbio entre o servidor e o setor de Recursos Humanos”.
Interatividade
Outra novidade é a interatividade, que estará evidente logo na primeira página, por meio do destaque às redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, além da opção da ferramenta Fale Conosco. “É um princípio do governo Reinaldo Azambuja se comunicar permanentemente com o servidor e prestar contas das nossas ações ao funcionalismo que tem exercido um papel fundamental no desenvolvimento do Estado. É mais uma ferramenta para que o servidor tenha liberdade de consultar seus dados no momento que achar adequado, acompanhe as realizações e interaja com o governo fazendo seus questionamentos, dando sugestões, participando da gestão”, pontua Assis.
Fonte: SAD