Período de Jornada Pedagógica da REE contou com formação para psicólogos da REE

  • Publicado em 10 mar 2021 • por Vinícius Espíndola •

  • O mês de fevereiro foi voltado para a formação dos profissionais da Rede Estadual de Ensino (REE) e também englobou os profissionais que atuam nas escolas da REE com o apoio psicológico aos estudantes. Os encontros, sempre realizados virtualmente, ocorreram entre os dias 22 e 26/02 e focaram no atendimento às escolas que ofertam o Projeto Avanço do Jovem na Aprendizagem (AJA).

    “Como parte integrante do acompanhamento e orientação do trabalho realizado pelo profissional de psicologia, a Coordenadoria de Psicologia Educacional [Coped], vinculada à Superintendência de Políticas Educacionais da SED, realizou a primeira jornada formativa do ano de 2021 junto aos psicólogos escolares e educacionais que se encontram nas escolas da REE que ofertam o projeto”, disse a gestora da Coped, Paola Lopes.

    Formação ocorreu entre os dias 22 e 26 de fevereiro.

    Realizado em diversas etapas, o evento ocorreu na modalidade online, por meio da plataforma Google Meet e contou com a participarão de mais de 50 psicólogos escolares e educacionais atuantes nas escolas que ofertam o projeto AJA-MS e professores de universidades públicas de renome nacional que tratam do tema, como o Prof. Dr. Herculano Ricardo Campos (UFRN), Prof. Dra Sônia da Cunha Urt (UFMS) e Prof. Dra Marilda Gonçalves Dias Facci (UEM).

    Ofertada em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Psicologia (GEPPE/UFMS), a formação teve o objetivo de oferecer contribuições à construção de perspectivas teórico-práticas para a atuação desse profissional, de tal maneira que se constituam em elementos norteadores fundamentais do trabalho desenvolvido na escola.

    Sobre o AJA

    O Projeto Pedagógico de Curso Avanço do Jovem na Aprendizagem em Mato Grosso do Sul / AJA-MS oferta aos adolescentes e jovens estudantes, de 15 a 17 anos, com distorção de idade/ano, o retorno ao sistema educacional e a complementação dos seus estudos a fim de proporcionar-lhes uma proposta pedagógica diversificada que dê continuidade a seu desenvolvimento intelectual e científico para constituir-se socialmente. Para tanto, conta com uma equipe multidisciplinar composta por um pedagogo assessor de projeto, um coordenador pedagógico e um psicólogo escolar e educacional.

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