Formação de professores, com enfoque nas habilidades socioemocionais, e a parceria com a Microsoft Corporation, são os novos reforços da REE
Campo Grande (MS) – Governo de MS, através da Secretaria de Estado de Educação (SED), realizou, na tarde desta segunda-feira (22.06), ás 15h, a sexta Live, transmitida no canal da rede social do Governo de MS (Facebook), a transmissão tem como escopo atender questionamentos da população, enviados via redes sociais, como também, sanar dúvidas de âmbito pedagógico e tecnológico da comunidade escolar de Mato Grosso do Sul.
Secretária de Estado de Educação, Cecilia Motta, foi responsável pela abertura das transmissões, onde a abordagem da semana foi sobre duas novidades para a Rede Estadual de Ensino (REE), anunciadas neste mês de junho: A plataforma Vivescer, voltada para formação de professores, e a parceria com a Microsoft Corporation.
A live desta segunda-feira contou com a participação do Superintendente de Informação e Tecnologia, Paulo Cezar Rodrigues dos Santos, coordenadora de Formação Continuada, Alessandra Beker, e com as convidadas, Mariana Breim, diretora de Desenvolvimento Integral do Instituto Península, e Andréia Santos, secretária municipal de Educação de Camapuã e presidente substituta da Undime/MS.
Vicescer
SED lançou, no último dia 10 de junho, a plataforma Vicescer, voltada para os professores da REE, a formação foi pensada para beneficiar todos os docentes de MS, neste período de pandemia e, está disponível para inscrições de todos os profissionais do Estado. “Dividida em quatro etapas, ela é composta por quatro cursos que colaboram para aperfeiçoar competências, destacadas como “jornadas”: Corpo, Emoções, Mente e Propósito”, enfatiza coordenadora de Formação Continuada, Alessandra Beker.
Diretora de Desenvolvimento Integral do Instituto Península, Mariana Breim, menciona que o instituto é parceiro da SED e objetiva o suporte aos docentes que estão em casa, para conter o contágio do novo coronavírus. De modo geral, o curso se trata de um convite ao autoconhecimento, autocuidado e mudança de práticas, aliado a uma rede de suporte rica e sempre disponível.
“A plataforma Vivescer, voltada para a formação continuada, tem uma comunidade de suporte, que neste momento desafiador é de extrema importância esta rede de suporte, onde o professor terá uma troca de experiências fluida, generosa e fará sua jornada na hora que puder, no seu ritmo, com enfoque no autocuidado com experiências emocionais, cognitivas e somáticas, entre outras”, menciona Mariana Breim.
A Vivescer – palavra criada pelo escritor Guimarães Rosa, que combina as palavras “viver” e “ser” – é uma plataforma 100% gratuita, desenvolvida por professores de diferentes estados do Brasil em um processo de criação colaborativa.
Na plataforma estão disponíveis quatro cursos certificados, com 32 horas cada, que ajudam o professor a equilibrar mente, corpo e emoções e vincular-se ao seu propósito de vida. Além disso, há uma comunidade de suporte, na qual professores trocam experiências e materiais.
Os cursos são autoinstrucionais e podem ser realizados por professores de todas as etapas e modalidades de ensino no horário de sua preferência.
O acesso à plataforma já está disponível para todos os professores de MS. Para se inscrever, basta acessar: https://vivescer.org.br/sedms/
Parceria com Microsoft
Outro destaque da transmissão foi o lançamento da parceria, realizada entre o Governo do Estado, por intermédio da SED, com a Microsoft. A iniciativa, de acordo com superintendente Paulo Cezar Rodrigues, vai disponibilizar, gratuitamente, os aplicativos e contas originais do pacote 365 para estudantes e professores da REE, já a partir desta semana.
Desde hoje (22.06), estudantes e professores da Rede Estadual de Ensino (REE) poderão utilizar os aplicativos, que fazem parte do pacote Microsoft 365, onde oferece viabilidade a aprendizagem remota, “são ferramentas que proporcionam agilidade no planejamento das atividades e possibilitam o desenvolvimento da criatividade, da comunicação e da colaboração entre os estudantes, além de disponibilizar o Microsoft Teams, uma multiplataforma que pode ser utilizada a partir de um desktop (computador pessoal), notebook, tablet ou dispositivo móvel (celular)”, menciona superintendente Paulo Cezar.
Benefícios para todos
Ao acessar o Teams, os professores poderão conversar com os estudantes, fornecer feedbacks, compartilhar arquivos e sites, criar blocos de anotações de classe do OneNote, além de distribuir e classificar tarefas. Os alunos poderão utilizar as ferramentas da Microsoft com as quais estão mais familiarizados como Word, PowerPoint, OneNote e Excel, bem como acessar sites e outros aplicativos, de terceiros, usados com frequência.
Nesse sentido, a Secretaria de Estado de Educação, em parceria com a Microsoft, gerou contas institucionais para que professores e estudantes possam usufruir dos recursos oferecidos por esse ambiente. Para os professores da Rede Estadual, o acesso será por meio de uma conta de e-mail, criada previamente pela equipe da Superintendência de Informação e Tecnologia da SED.
Regime de Colaboração
Outro assunto importante, abordado pela secretária municipal de Educação de Camapuã e presidente substituta da Undime/MS, Andréia Santos, é o regime de colaboração entre as Redes Públicas (municipal e estadual), onde tratativas entre Estado e Municípios são diversas, mesmo antes do período de aulas não presenciais, devido a pandemia.
“Undime/MS e SED tem realizado a muito tempo o regime de colaboração, são diversas as tratativas, como ações em conjunto e articuladas no transporte escolar e calendário escolar, na construção, discussão e elaboração da BNCC, cumulado ao Currículo de Referência no MS, com participação de professores das duas redes de ensino, bem como participação de vários professores na escrita da BNCC, formação continuada”, menciona Andréia
“Agora no período de pandemia, as duas redes continuam com diálogo amistoso e com tratativa conjunta, a SED no início, entrou em contato com Undime e orientou todos 79 municípios, com relação a suspensão das aulas presenciais, para caminhar de forma conjunta, beneficiando as duas redes de ensino, essas ações em conjunto, pensando no que é melhor para o estado, nos deixam mais confortáveis e confiantes para enfrentar os desafios”, finaliza presidente.