Escopo é construir e qualificar estratégias pedagógicas interdisciplinares que incentivem a formação de estudantes leitores, a partir da realidade escolar.
A SED (Secretaria de Estado de Educação) iniciou, no dia 09 de setembro, a Formação Continuada de Matemática: construindo caminhos para aprendizagens matemáticas e a Formação continuada de Língua Portuguesa: tecendo caminhos para a formação de leitores com um grupo de professores e professores coordenadores de área das unidades escolares da REE (Rede Estadual de Ensino).
As referidas formações, realizadas pela SUPED (Superintendência de Políticas Educacionais) e CFOR (Coordenadoria de Formação Continuada), visam construir e qualificar estratégias pedagógicas interdisciplinares que incentivem a formação de estudantes leitores, a partir da realidade escolar, de modo a fortalecer a reflexão crítica, o diálogo e iniciativas de ações pedagógicas significativas, em consonância às orientações do Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul e com base em resultados educacionais.
Híbrido
Ofertadas em dois módulos no modelo híbrido, o processo formativo conta com dois encontros que estão acontecendo em escolas polos na capital e por meio de encontros on-line para os profissionais que trabalham nas escolas do interior. A formação, ainda, conta com atividades disponibilizadas na plataforma de aprendizagem virtual da SED – AVA Saber, totalizando uma carga horária de 40 horas.
Nesse contexto, os cursistas terão a oportunidade de vivenciar contextos de aprendizagem, socialização de práticas, análise de planejamento e produção colaborativa de atividades didáticas com vistas a melhorar os índices de proficiência ao atingir intencionalmente os descritores críticos de aprendizagem de língua portuguesa e matemática.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo CFOR