Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
    • Webmail (Novo)
    • Webmail (antigo)
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Professores das salas de recursos multifuncionais de unidades da REE participam 1º Encontro da Formação Continuada

  • 11 maio 2022
  • Categorias:Educação Especial
  • Compartilhar:

O encontro teve como temática “Perspectivas e Possibilidades da Inclusão Escolar na Rede Estadual de Ensino”, contou com 660 professores de apoio pedagógico especializado atuantes nas escolas da REE e profissionais especialistas atuantes nos centros.

Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio da Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (COPESP) e dos Centros Estaduais de Educação Especial, realizou, nos dias 03, 05 e 06 de maio, o 1º encontro da Formação Continuada “Perspectivas e Possibilidades da Inclusão Escolar na Rede Estadual de Ensino” com professores da Sala de Recursos Multifuncionais, professores de apoio especializado e profissionais da educação especial das unidades da REE de Campo Grande.

Professores de apoio pedagógico especializado e  especialistas atuantes nos centros.

O evento foi realizado no auditório do Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima (CEPEF), com encontros no dia 03 de maio para professores do AEE, turno integral, dia 05 de maio nos turnos matutino e vespertino e 06 de maio, turno vespertino para professores de apoio especializado, organizado conforme o quantitativo de participantes.

Participaram do evento o quantitativo total de 660 profissionais de apoio pedagógico especializado atuantes nas escolas da REE e profissionais especialistas atuantes nos Centros, sendo: 102 participantes no dia 03, 160 participantes no dia 05 (matutino), 151 participantes (vespertino) e 151 participantes no dia 06, turno vespertino.

Educação Especial

Evento ocorreu no Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima (CEPEF)

A formação foi planejada e efetivada para propiciar aos profissionais teoria e prática quanto ao trabalho a ser realizado nos serviços da Educação Especial, dentre os assuntos abordados durante o evento destacam-se: a organização e prática do trabalho exercido no Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos Multifuncionais e o Plano Educacional Individualizado (PEI).

A coordenadora de Políticas para a Educação Especial (COPESP), Adriana Aparecida Burato Marques Buytendorp, responsável pela organização do evento relata a importância de propiciar aos profissionais da educação especial o respaldo teórico e prático do fazer pedagógico, “é relevante para o processo de ensino e aprendizagem do estudante público da educação especial e inclusiva”.

Plano Educacional Individualizado

Plano Educacional Individualizado (PEI), um dos temas abordados durante o encontro

Neste contexto, o Plano Educacional Individualizado (PEI), um dos temas abordados durante o encontro, destaca-se por ser um documento norteador do processo de ensino e aprendizagem de estudantes com dificuldades em acompanhar os componentes curriculares.

O documento tem como objetivo, promover o aprendizado de maneira eficiente e com metodologia individualizada, pois considera o nível atual de desenvolvimento, conhecimento e habilidades intrínsecas no estudante, assim como o de escolarização que este se encontra, a fim de traçar objetivos educacionais a curto, médio e longo prazos, objetivando atender ao estudante em suas especificidades e visando o seu desenvolvimento, de forma integral, uma das preconizações do ensino.

“Este foi o 1º encontro do ano de 2022, estima-se que haverá mais 2 (dois) encontros durante este ano letivo, com temas correlatos as peculiaridades dos públicos atendidos pelos Centros”, finaliza Adriana Buytendorp.

 

Últimas Notícias

  • Talento de estudante sul-mato-grossense é destaque em concurso nacional da Rádio Câmara
  • Mato Grosso do Sul premia escolas públicas com melhores resultados em alfabetização
  • Escola JGP promove bate-papo descontraído para engajar estudantes no SAEB 2025
  • Escola Estadual Dom Bosco, em Corumbá, encerra Projeto Interdisciplinar com foco em Ecologia Integral
  • Projeto interdisciplinar “Multicake” é realizado na EE Viriato Bandeira
  • Piquenique literário intensifica despertar para leitura na EE Maria Leite
  • Escola Thomaz Barbosa Rangel, em Rio Verde de Mato Grosso, promove ações de conscientização no Setembro Amarelo
  • Bandas Estaduais brilham em Dourados durante campeonato de música e coreografia
  • Juventude em Ação: Grêmio da EE JGP promove debates sobre respeito e proteção às mulheres
  • Projeto “Jovem Empreendedor” é realizado na EE Professor João Magiano Pinto
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital