Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED) realiza nesta sexta-feira (1º), no Centro de Formação e Pesquisa Professora Leila Fioravante Rosa, formação continuada para os professores pedagogos que atuam no componente curricular Ciências da Natureza nos anos iniciais do ensino fundamental da Rede Estadual de Ensino de Dourados.
Conforme a Resolução/SED n. 3.004, de 11 de janeiro de 2016, que dispõe e organiza o currículo e o regime escolar do ensino fundamental e do ensino médio nas escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, o horário escolar semanal da escola nos anos iniciais contempla quatro horas-aulas semanais para o componente curricular de Ciências da Natureza e prevê a lotação de professores de pedagogia para ministrar o componente citado.
A SED organizou o cronograma de formações visando a melhoria da educação científica do Estado. A área do conhecimento Ciências da Natureza com base no tema “A Educação Científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental” destaca a alfabetização e o letramento científico. Desta maneira, os professores pedagogos que atuam no componente curricular do ensino fundamental Ciências da Natureza refletirão sobre práticas pedagógicas que favoreçam a educação científica para crianças.
A alfabetização científica nos anos iniciais dá-se pelo modo em que a linguagem da ciência adquire significados, constituindo-se um caminho para o estudante ampliar o seu universo de conhecimentos e de sua cultura participando ativamente na sociedade. A alfabetização científica preocupa-se com os conhecimentos científicos, e sua respectiva abordagem, que veiculada nos primeiros anos do Ensino Fundamental, constitui-se em um aliado para que o estudante possa ler e compreender o seu universo.