Novo Ensino Médio
Novo Ensino Médio
O que é
O Novo Ensino Médio é uma reforma da etapa final da educação básica brasileira (1º ao 3º ano do ensino médio), instituída pela Lei nº 13.415/2017, com o objetivo de tornar o ensino mais flexível, atrativo e conectado à realidade dos estudantes e ao mundo do trabalho.
Informações complementares
Sobre
A Unidade Integradora Projeto de Vida – SED/MS, apresenta-se como um grupo pedagógico colaborativo e multidisciplinar, de caráter consultivo, dialógico e executivo, com foco na pesquisa, construção, avaliação, acompanhamento e promoção das políticas, orientativos e práticas relacionadas ao Projeto de Vida na REE-MS. Assim como, visa: qualificar a atuação docente com o Projeto de Vida; promover a articulação das aprendizagens essenciais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio; e estabelecer a concepção pedagógica e curricular do Componente/Unidade Projeto de Vida na REE-MS.
Vídeos
Programa: O que isso tem a ver comigo?
WebSED com relato de professores
Podcast
Acompanhe todos os episódios do PODVIDA, acessando os links abaixo:
Ebooks e Orientações
Sementes de Vida
Queridos, Educadores! Iniciamos uma nova série de vídeos curtos, chamada “Sementes de Vida”, com o objetivo de auxiliar as práticas pedagógicas e valorizar a jornada educacional dos professores de Projeto de Vida.
Essas “sementes de vida” (pílulas de conhecimento) serão disponibilizadas semanalmente com temas diversos para auxiliar a prática pedagógica do professor do componente/unidade Projeto de Vida.
Compartilhe!
Unidade Integradora Projeto de Vida – SED/MS
A recomposição de aprendizagens é o conjunto de estratégias que visam garantir as aprendizagens comprometidas pelo período de distanciamento social, tendo como foco a redução das desigualdades educacionais e o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e competências adequadas a cada etapa.
Saiba como está sendo feita a RA nas escolas do nosso estado:
Guia do Estudante
O Novo Ensino Médio é uma resposta às necessidades dos jovens brasileiros, visando auxiliá-los na definição do seu projeto de vida, buscando garantir que eles concluam essa etapa preparados(as) e com conhecimentos que se adequem aos seus objetivos.
Seu surgimento deve-se às alterações recentes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) em 2017, das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e da elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio em 2018.
A proposta de mudança dessa importante etapa de formação estava prevista no Plano Nacional de Educação desde 2014, e sua implementação oficial deve ocorrer a partir de 2022.
O Guia do Estudante vai apresentar a você como fica sua vida estudantil com o Novo Ensino Médio. Acesse o e-book GUIA DO ESTUDANTE e fique por dentro de todas as mudanças que irão ocorrer.
ENEM e Vestibulares
Esse espaço é destinado para informações acerca de ENEM (dicas e datas) e opções em Vestibulares em nosso estado e no Brasil.
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
Acesso único: Sisu, Prouni e Fies e fique por dentro.
Sugestão de sites preparativos para ENEM/Vestibulares
Site Estratégia Vestibulares
Site Brasil Escola Enem
8 dicas para estudar atualidades para o Enem e Vestibulares
Diferença entre Enem e Vestibular
Site Beduka
Programa de Aprendizagem Profissional
Aprendizagem Profissional é o programa de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho voltado para jovens de 14 a 24 anos, e para pessoas com deficiência sem limite de idade. Trata-se de uma política que pode criar oportunidades tanto para os jovens, especialmente no que se refere à inserção no mercado de trabalho; quanto para as empresas, que têm a possibilidade da mão-de-obra qualificada.
Os jovens e empresas interessadas poderão consultar os cursos de aprendizagem profissional disponíveis na sua localidade. A Subsecretaria de Capital Humano atualizará a listagem dos cursos autorizados mensalmente.
Para conhecer os Cursos e ficar por dentro, acesse o Catálogo Nacional de Programas de Aprendizagem Profissional – CONAP, disponível no site do Ministério do Trabalho e Previdência.
Cursos e Oportunidades
Nesse espaço o estudante poderá conhecer oportunidades por meio de cursos pertinentes a sua formação acadêmica e profissional.
Sebrae
Quer investir na sua capacitação? Aqui você só precisa de tempo. É tudo gratuito!
Centenas de cursos, trilhas, jogos e ebooks para você aprender quando e onde quiser:
Funtrab
A Fundação do Trabalho de MS (Funtrab) é vinculada à Sedhast, e tem por objetivo integrar as ações de atendimento aos trabalhadores e empregadores, favorecendo a inclusão social por meio do trabalho, ofertando qualificação social e profissional:
Site Escola Virtual: Fundação Bradesco
A Escola Virtual é um portal de e-learning dedicado a oferecer cursos gratuitos e 100% on-line em diferentes áreas de interesse, como Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Enem e Vestibulares, Metodologias de Aprendizagem, Negócios e Inovação, Produtividade, Programação e Tecnologia da Informação:
Curso On Line Gratuito?
Clique para conhecer os Cursos
iEstudar Cursos Online
É uma plataforma de ensino a distância que oferece cursos livres (profissionalizantes) gratuitos para todos aqueles que desejam estudar e se qualificar para o mercado de trabalho.
Segurança na Internet
Nesse espaço há diversas orientações sobre a conscientização do uso seguro da internet para toda comunidade escolar, redirecionadas do site da SaferNet Brasil, que é uma associação civil de direito privado, com atuação nacional. Acesse os links e fique por dentro de informações importantes sobre Segurança na Internet.
Preocupado com o que acontece na Internet? Quer conversar?
Acabar com o Bullying: Campanha #Édaminhaconta
Guia do Professor
PROFESSOR(A)
O Novo Ensino Médio é uma resposta às necessidades dos jovens brasileiros, visando auxiliá-los na definição do seu projeto de vida, buscando garantir que eles concluam essa etapa preparados(as) e com conhecimentos que se adequem aos seus objetivos.
Seu surgimento deve-se às alterações recentes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) em 2017, das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e da elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio em 2018.
A proposta de mudança dessa importante etapa de formação estava prevista no Plano Nacional de Educação desde 2014, e sua implementação oficial deve ocorrer a partir de 2022.
Plataformas Educacionais da SED
Áreas do Conhecimento
Formação em Linguagens e suas Tecnologias
A Formação em Linguagens e suas Tecnologias consiste em proposta de conteúdo teórico e prático para o aperfeiçoamento de professores da área de Linguagens e suas tecnologias, levando em conta a BNCC e o Novo Ensino Médio. Nesse sentido, essa formação se organiza em dois módulos, os quais visam o aprofundamento em relação aos pressupostos do Novo Ensino Médio e uma breve revisão dos princípios da BNCC em relação à área de Linguagens. Cada módulo é apresentado sob a forma de vídeos, leituras orientadas de textos, exemplos de planejamentos de aulas e roteiros de aprendizagem. Ao final de cada módulo, propomos atividades não avaliativas, em diferentes formatos, e, ao fim, uma avaliação do curso e uma autoavaliação.
Carga horária: 180 horas.
Formação em Matemática e suas Tecnologias
A Formação em Matemática e suas Tecnologias é uma ação formativa de conteúdo teórico e prático de formação de professores que ensinam Matemática no Ensino Médio que se justifica num cenário de demandas temporais e documentais. Nesse sentido, propõe metodologias adequadas às orientações da BNCC, num esforço em prol da integração entre as áreas do conhecimento que considera as competências e habilidades estabelecidas. O curso se divide em dois módulos teóricos e conta com atividades para que o cursista possa praticar.
Carga horária:180 horas.
Formação em Ciências da Natureza
A Formação em Ciências da Natureza e suas Tecnologias é um curso destinado aos professores das áreas de Ciências da Natureza, por meio dos estudos das habilidades e competências previstas na BNCC, garantindo a interdisciplinaridade nas disciplinas e uma formação mais específica para os professores dessas áreas do conhecimento. Além disso, o intuito do curso é refletir sobre as Ciências da Natureza e suas Tecnologias no âmbito cultural, histórico e diagnóstico. O curso está dividido em dois módulos teóricos com atividades práticas para o cursista se aprofundar.
Carga horária: 180 horas.
Formação em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
A Formação em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas é um curso que procura criar condições reflexivas e práticas para desenvolver competências nos professores da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do ensino médio, capacitando-os para trabalharem por áreas do conhecimento e não mais por disciplinas, conforme estabelece a BNCC. O curso se divide em dois módulos teóricos com atividades para que o cursista possa praticar.
Carga horária: 180 horas.
Cursos e Oportunidades
O portal também promove aos educadores cursos e oportunidades pertinentes à implantação do Novo Ensino Médio, Formação Profissional que são oferecidos por Fundações, Institutos e Secretarias Estaduais de Educação, tais como:
- Google Sala de aula
O Google Sala de aula é um recurso desenvolvido pela Google Workspace for Education destinado à educação, que pode ser acessado do computador, tablets e smartphones. Ele integra as ferramentas de produtividade como e-mail, documentos, planilhas, desenhos, formulários, armazenamento na nuvem, dentre outros, de maneira organizada. Com este recurso, o professor pode criar um novo canal de comunicação com seus estudantes, ao criar uma sala de aula virtual, na qual terão acesso a materiais previamente selecionados e a atividades agendadas para serem feitas na escola ou fora dela, virtualmente. Conheça os tutoriais que de como utilizar a ferramenta na Plataforma Protagonismo Digital ou assista os vídeos com os Tutoriais: SED G SUITE – Guia para professores.
Google sala de aula
G SUITE – Guia para professores. - Microsoft 365
Estudantes e professores da Rede Estadual de Ensino (REE) poderão utilizar os aplicativos que fazem parte do pacote Microsoft 365, que oferece meios para viabilizar a aprendizagem remota, fornecendo ferramentas que proporcionam agilidade no planejamento das atividades e possibilitam o desenvolvimento da criatividade, da comunicação e da colaboração entre os estudantes, além de disponibilizar o Microsoft Teams, uma multiplataforma que pode ser utilizada a partir de um desktop (computador pessoal), notebook, tablet ou dispositivo móvel (celular). Saiba mais como acessar a ferramenta pela Plataforma Protagonismo Digital SED-MS ou assista os vídeos com os Tutoriais: Tutorial Microsoft 365 – Professor
Microsoft e SED
Tutorial Microsoft 365 – Guia para Professores - Plataforma AVAMEC
A Plataforma AVAMEC é um ambiente virtual colaborativo de aprendizagem que permite a concepção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações formativas, como cursos a distância, complemento a cursos presenciais, projetos de pesquisa, projetos colaborativos e diversas outras formas de apoio educacional à distância no processo ensino aprendizagem. Acesse o curso no link abaixo:
AVAMEC
Domínio Público
Este site oferece gratuitamente acesso às obras literárias, poesia, questões educativas, documentos, textos, música e muito mais. São arquivos que já estão em domínio público, em português e outras línguas. Há uma coleção especial apenas de livros sobre educadores famosos. Para saber mais acesse o link:
Domínio Público – Pesquisa Básica (dominiopublico.gov.br)
Protagonismo Digital
É uma plataforma gratuita de busca de recursos digitais de aprendizagem que reúne vários conteúdos da Internet e fomenta a criação e o compartilhamento de conhecimento entre docentes, estudantes e gestores escolares. São mais de 38 mil Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) que incluem games, vídeos, infográficos, animações e simuladores os quais podem ser utilizados por quem deseja aprender e ensinar utilizando a tecnologia.
Fundação Bradesco – Portal Educacional
Fundação Bradesco – Portal educacional que favorece a aprendizagem, oferecendo cursos livres que possibilitam a aprendizagem autônoma e emitem certificados com suas respectivas cargas horárias e conteúdos programáticos. Aqueles que optam por fazê-los, enriquecem seus currículos e aumentam suas chances de ingresso no mercado de trabalho. Acesse o curso no link abaixo:
Escola Virtual – Fundação Bradesco – Escola Virtual (ev.org.br)
Professor do Futuro
Oferece aos educadores ferramentas para a compreensão da educação na era V.U.C.A. (volátil, incerta, complexa e ambígua) em que vivemos, na qual o mundo passa por diversas transformações. Diante do contexto atual de ensino, a sala de aula pode se tornar um espaço interativo por meio das tecnologias entre estudante e professor. Acesse o curso no link abaixo:
Apoio do Professor
A plataforma é um programa de extensão universitária para a formação continuada de professores e especialistas em parceria da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) . Os cursos disponíveis tratam sobre as novas tecnologias de aprendizagem e sobre a matriz curricular na visão do desenho universal de aprendizagem. Acesse o curso no link abaixo:
Apoio ao Professor – Programa de Extensão Gratuito em parceria com a UNESCO
FGV – A Fundação Getúlio Vargas (FGV)
É uma das principais plataformas de cursos online gratuitos. São disponibilizadas formações de curta duração em diferentes áreas do conhecimento, incluindo educação. Entre as opções, estão os cursos de Educação e Desenvolvimento, Gestão do Cotidiano Escolar, Instrumentos de Avaliação na Educação, entre outros. Acesse o curso no link abaixo:
Online | FGV Educação Executiva
Escolas Conectadas
O ProFuturo, programa global de educação da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação Bancária La Caixa, incentiva a formação à distância e o compartilhamento de conhecimento entre educadores por meio da plataforma Escolas Conectadas – um projeto que oferece cursos on-line de formação continuada, totalmente gratuitos, para professores da educação básica. Acesse o curso no link abaixo:
Escola Aberta Terceiro Setor
É um projeto social que tem como missão promover a melhoria da capacitação dos profissionais do Terceiro Setor, por meio de cursos on-line de Educação à Distância, visando estimular o conhecimento e o empreendedorismo; promover a formação de profissionais comprometidos com a qualidade, o desenvolvimento do seu campo de atuação e a responsabilidade com as questões sociais, capazes de se adaptarem às mudanças que se verificam no Brasil. Acesse o curso no link abaixo:
Escola Aberta do Terceiro Setor
Plataforma MEC RED
É um espaço onde você pode contribuir e compartilhar com publicações próprias ou de outros autores. Podem ser usados para compartilhamento de projetos e/ou atividades entre professores e estudantes, comunicação e interação, relatar experiências, guardar recursos em coleções, seguir usuários e ainda acessar materiais de formação, sugestões de sites, leituras e filmes; arquivos de áudio e videoaulas. Para saber mais acesse o link:
Nova Escola
Site para professores com diversas informações pedagógicas, tais como : Planos de aula, reportagens sobre ensino e aprendizagem, vídeos, animações e outras atualizações vivenciadas na Educação Básica. Para saber mais acesse o link:
Nova Escola | Conteúdos alinhados à BNCC
Porvir
Oferece dicas educacionais inovadoras, com diversas notícias sobre educação. Site com informações sobre educação em geral. Para saber mais acesse o link:
PORVIR – Inovações em Educação
Portal do Professor
O Portal do Professor é um espaço criado pelo MEC (Ministério da Educação) para a troca de experiências entre professores do ensino médio e fundamental. É um ambiente virtual com recursos apropriados para professores como sugestões e orientações para criar uma aula, recursos educacionais, vídeos, textos, cursos, fóruns, links direcionados e eventos relacionados à educação. Para saber mais acesse o link:
Segurança na Internet
Nesse espaço há diversas orientações sobre a conscientização do uso seguro da internet para toda comunidade escolar, redirecionadas do site da SaferNet Brasil, que é uma associação civil de direito privado, com atuação nacional. Acesse os links e fique por dentro de informações importantes sobre Segurança na Internet.
Preocupado com o que acontece na Internet? Quer conversar?
Acabar com o Bullying: Campanha #Édaminhaconta
Carta aos Pais, Mães ou Responsáveis
Olá! Sejam muito bem-vindos ao nosso portal!
Vamos entender um pouco mais sobre o Novo Ensino Médio?
O Novo Ensino Médio é uma resposta às necessidades dos jovens brasileiros, visando auxiliá-los na definição do seu Projeto de Vida, buscando garantir que eles concluam essa etapa preparados (as) e com conhecimentos que se adequem aos seus objetivos.
Seu surgimento deve-se às alterações recentes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) em 2017, das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e da elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio em 2018.
A proposta de mudança dessa importante etapa de formação estava prevista no Plano Nacional de Educação desde 2014, mas sua implementação oficial ocorre a partir deste ano.
Para atender a todas essas demandas, o Novo Ensino Médio permite que o estudante tenha os conhecimentos básicos e ainda possa escolher as áreas que mais se identifica para aprofundar seus estudos, otimizando o tempo na escola.
As escolas poderão escolher pelo Tempo Parcial ou Integral.
A carga horária mínima para escolas de Tempo Parcial, passará de 2.400 para 3.000 horas ao longo de três anos, até 2022, sendo que 1.800 horas serão destinadas para Formação Geral Básica, e pelo menos 1.200 horas para os Itinerários Formativos.
Nas escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, a carga horária será estruturada em 1.800 horas para Formação Geral Básica e 2.700 horas para os Itinerários Formativos, integrando a Formação Técnica e Profissional, se houver, somando um total de 4.500 horas anuais. Parte da carga horária total poderá ser a distância: diurno até 20% e noturno até 30%.
O Novo Ensino Médio é composto por uma Parte Comum e por uma Parte Flexível (para a escolha do estudante), estruturada por Áreas de Conhecimento ou Formação Técnica e Profissional, em que você pode optar por qual caminho quer aprofundar seus estudos, por meio dos Itinerários Formativos tendo em vista seu Projeto de Vida.
O Projeto de Vida é uma Unidade Curricular e passa a ser obrigatório no Novo Ensino Médio. Tem como objetivo auxiliar os alunos a assumirem o protagonismo proposto nesse novo formato de ensino. Além disso, incita ao contentamento e gratidão pelas vivências e experiências do seu cotidiano.
A Secretaria de Estado de Educação tem investido na capacitação de profissionais por meio de formação contínua e em materiais didáticos que foram enviados às escolas para auxílio dos docentes. Além disso, está sendo criado um portal do Novo Ensino Médio para auxiliar toda a comunidade escolar, bem como um Centro de Mídias que irá favorecer o protagonismo juvenil fundamentando-se em uma aprendizagem integradora e significativa, resultando no desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas, socioemocionais associadas ao mundo do trabalho.
Matriz Curricular 2023
Mapeamento das Escolas
CRE 01 –Aquidauana
Coordenadora Regional: Gleide Godoy Veloso Gomes
Coordenador Adjunto: Josué Cabral da Silva
Telefone: 67 3241-1061/1283
E-mail: cre-aquidauana@sed.ms.gov.br
Municípios de abrangência:
Anastácio
Aquidauana
Bodoquena
Dois Irmãos do Buriti
Miranda
CRE 02 – Campo Grande Metropolitana
Coordenadora Regional: Hânia Cardamoni Godoy
Coordenador Adjunto: Caroline Pereira Cavalcante de Castro
Telefone: 67 3357-2302/3341-0082
E-mail: cre-metropolitana@sed.ms.gov.br
Municípios de abrangência:
Campo Grande
Bandeirantes
Camapuã
Corguinho
Jaraguari
Nova Alvorada do Sul
Ribas do Rio Pardo
Rochedo
Sidrolândia
Terenos
CRE 03 – Corumbá
Coordenadora Regional: Maria Eulina Rocha dos Santos
Coordenador Adjunto: Patricia Oliveira Acioli
Telefone: 67 3232-0057
E-mail: cre-corumba@sed.ms.gov.br
Municípios de abrangência:
Corumbá
Ladário
CRE 04 – Coxim
Coordenadora Regional: Maira de Quevedo
Coordenador Adjunto: Janete Cruz de Vitt
Telefone: 67 3291-2326 / 2602
E-mail: cre-coxim@sed.ms.gov.br
Municípios de abrangência:
Alcinópolis
Costa Rica
Coxim
Figueirão
Pedro Gomes
Rio Negro
Rio Verde de Mato Grosso
São Gabriel do Oeste
Sonora
CRE 05 – Dourados
Coordenadora Regional: Nei Elias Coinethe de Oliveira
Coordenador Adjunto: Karina de Cássia Santos Garcia
Telefone: 67 3411-8409 / 8416
E-mail: cre-dourados@sed.ms.gov.br
Municípios de abrangência:
Caarapó
Deodápolis
Douradina
Dourados
Fátima do Sul
Glória de Dourados
Itaporã
Jatei
Laguna Carapã
Rio Brilhante
Vicentina
Maracaju
CRE 07 – Jardim
Coordenadora Regional: Marta Ferreira Cheres
Coordenador Adjunto: Carla de Almeida Piacentini
Telefone: 67 3251-1868 / 1856 / 4167
E-mail: cre-jardim@sed.ms.gov.br
Municípios de abrangência:
Bela Vista
Bonito
Caracol
Guia Lopes da Laguna
Jardim
Nioaque
Porto Murtinho
CRE 08 – Naviraí
Coordenadora Regional: Cleusa Maria Sarturi Pereira
Coordenador Adjunto: Daniela Cristina Biaca Palhares
Telefone: 67 3461-9969 / 7884
E-mail: cre-navirai@sed.ms.gov.br
Municípios de abrangência:
Eldorado
Iguatemi
Itaquirai
Japorã
Jutí
Mundo Novo
Naviraí
Sete Quedas
Tacuru
CRE 09 – Nova Andradina
Coordenadora Regional: Silvia Maria dos Santos
Coordenador Adjunto: Gabriel Galiego Neto
Telefone: 67 3441-5612 / 4028 / 4649
E-mail: cre-novaandradina@sed.ms.gov.br
Municípios de abrangência:
Anaurilândia
Angélica
Bataguassu
Batayporã
Ivinhema
Nova Andradina
Novo Horizonte do Sul
Taquarussu
CRE 10 – Paranaíba
Coordenadora Regional: Maria Aparecida Eufrasia da Silva
Coordenador Adjunto: Fernando Henrique Cassiano
Telefone: 67 3503-1045
E-mail: cre-paranaiba@sed.ms.gov.br
Municípios de abrangência:
Chapadão do Sul
Aparecida do Taboado
Cassilândia
Inocência
Paranaíba
Paraíso da Águas
CRE 11 – Ponta Porã
Coordenadora Regional: Ronaldo Caccia
Coordenador Adjunto: Lidiana Tiago da Silva
Telefone: 67 3431-9418 / 1362
E-mail: cre-pontapora@sed.ms.gov.br
Municípios de abrangência:
Amambai
Antonio João
Aral Moreira
Coronel Sapucaia
Ponta Porã
Paranhos
CRE 12 – Três Lagoas
Coordenadora Regional: Marizeth Bazé Kiil
Coordenador Adjunto: Diva Fonseca Soares
Telefone: 67 3919-2609 / 2601
E-mail: cre-treslagoas@sed.ms.gov.br
Municípios de abrangência:
Água Clara
Brasilândia
Santa Rita do Pardo
Selvíria
Três Lagoas
Sobre
O programa NEM para todos cumpre uma importante agenda nas políticas educacionais de MS, que se estruturam em uma organização escolar que prioriza o papel da educação como fundamental na formação humana contemplando as diferenças, pois segundo MORAN, a educação escolar precisa, cada vez mais, ajudar a todos a aprender de forma mais integral, humana, afetiva e ética, integrando o individual e social, os diversos ritmos, métodos, tecnologias, para construir cidadãos plenos em todas as dimensões.
Diversidades e Modalidades Educacionais
A Instituição Escolar vem sofrendo uma serie de transformações com o propósito de abarcar e valorizar a diversidade humana em seus fluxos. Nesse sentido, diferentes ações governamentais têm sido implementadas buscando promover a inclusão socioescolar de grupos que até então ficavam à margem do processo de ensino regular.
Com a publicação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), a qual considera alunos com deficiência também como público-alvo a ser atendido pela escola comum, desenha-se a escola inclusiva como uma nova realidade brasileira.
Formas de Oferta
Para cumprir essa importante agenda, as políticas educacionais de MS se estruturam para a promoção de uma organização escolar que se reconheça como espaço de aprendizagens e convivência com as diferenças, entendendo o papel da educação como fundamental na formação humana das novas gerações, porque “a educação escolar precisa, cada vez mais, ajudar a todos a aprender de forma mais integral, humana, afetiva e ética, integrando o individual e social, os diversos ritmos, métodos, tecnologias, para construir cidadãos plenos em todas as dimensões” (MORAN, 2008, p. 3).
Educação do Campo
No Estado de Mato Grosso do Sul, a Deliberação CEE/MS n. 7111/2003, do Conselho Estadual de Educação, dispõe sobre o funcionamento da Educação Básica nas escolas do Campo e assegura que a Educação do Campo seja pautada nas seguintes concepções:
- Formação humana, como direito;
- Fundamentada a partir da especificidade e do contexto do campo e de seus sujeitos;
- Relação com o meio ambiente (agroecologia);
- Adequação dos currículos à realidade do campo;
- Respeito à regionalidade (cultura);
- Valorização dos educadores do campo;
- Construção coletiva (comunidade/escola).
Educação Especial
O desenvolvimento curricular, em sistemas educacionais inclusivos, tem por função procurar respostas para qualquer manifestação de diferença que possa ocorrer. O grande desafio da atualidade é retirar a flexibilização da discussão periférica sobre a diferença e elevá-la à questão central, tomada como estratégia fundamental de gestão do currículo, e que possa ter relevância na construção de uma proposta sensível à diferença comprometida com a promoção da equidade.
Integram o Atendimento Educacional Especializado:
- Ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e ensino da Língua Portuguesa como segunda língua, na modalidade escrita.
- Ensino da Língua Portuguesa para estudantes surdos oralizados.
- Ensino do Sistema Braille.
- Ensino das técnicas de cálculo no Soroban.
- Ensino das técnicas de orientação e mobilidade.
- Ensino do uso de recursos ópticos e não-ópticos para estudantes cegos ou com baixa visão. 45
- Utilização de estratégias para o desenvolvimento de processos mentais.
- Uso de tecnologia assistiva.
- Usabilidade e funcionalidade da informática acessível.
- Uso da Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA).
- Uso de estratégias para enriquecimento curricular para estudantes com altas habilidades/superdotação
Educação Escolar Indígena
A Educação Escolar Indígena no Brasil vem obtendo significativos avanços desde a década de 70, no que diz respeito à legislação que a regula mediante os avanços legais e as novas perspectivas para o reconhecimento da necessidade de uma educação específica, diferenciada e de qualidade para as populações indígenas.
Conforme o exposto, é evidente que os povos indígenas têm o direito garantido a uma escola específica, respeitando a diversidade, as diferenças étnicas, a língua, a cultura, as tradições e os costumes que constituem cada grupo.
Diante dos avanços legais e sociais que as comunidades indígenas têm conquistado, a escola representa seu desejo de manter suas práticas culturais, porém verifica-se, de outro lado, a necessidade de que as escolas não indígenas tenham conhecimentos dessas realidades, visto que estão inseridas no contexto histórico e social do Estado de Mato Grosso do Sul.
Nesse sentido, é preciso que as escolas incorporem a seus currículos discussões sobre essa temática, garantindo a presença do tema e estabelecendo conexões com a realidade local.
Educação de jovens e Adultos
Nos municípios de maior concentração das atividades econômicas, associadas aos diferentes setores da economia sul-mato-grossense, observa-se que os estudantes trabalhadores buscam essa modalidade de ensino como uma oportunidade de concluírem os estudos, muitas vezes, por exigência do próprio trabalho, com vistas ao Ensino Superior, uma vez que entendem o valor significativo da educação no exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Nessa perspectiva, percebe-se que os adolescentes, jovens, adultos e idosos que buscam os cursos de Educação de Jovens e Adultos procuram mais que conhecimentos prontos para serem reproduzidos; querem, na realidade, sentir-se sujeitos ativos e participativos na sociedade em que estão inseridos.
Educação Quilombola
Quilombos são “grupos étnico-raciais segundo critérios de auto atribuição, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra relacionada 47 com a resistência à opressão histórica sofrida”, segundo o artigo 2º do Decreto n. 4.887, de 20 de novembro de 2003.
No Estado de Mato Grosso do Sul/MS, as comunidades quilombolas são múltiplas e variadas e se encontram distribuídas em todo território sul-mato-grossense. No nosso território são reconhecidas pela Fundação Palmares vinte e duas comunidades quilombolas distribuídas em 15 municípios, a saber: Aquidauana, Bonito, Campo Grande, Corguinho, Corumbá, Dourados, Figueirão, Jaraguari, Maracaju, Nioaque, Pedro Gomes, Rio Brilhante, Rio Negro, Sonora e Terenos.
Ao estudante quilombola que matriculado em uma escola fora da comunidade, é assegurado o respeito aos seus princípios étnico-racial e cultural, considerando as especificidades de cada comunidade. As diferenças culturais e sociais de cada comunidade, podem ser ponto de fortalecimento cultural e local, como dispõe a Base Nacional Comum, considerando também que as escolas que não ofertam essa modalidade possam discutir e contribuir para esse fortalecimento.
Educação Profissional
No Estado do Mato Grosso do Sul, a Educação Profissional visa integrar os diversos setores da sociedade, fomentando o desenvolvimento regional com a geração de oportunidades para a população. Conforme este conceito e estudos sobre os diversos setores produtivos, apresentam-se soluções em educação para envolver as comunidades regionais na geração da força produtiva.
O Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul, por meio da Deliberação CEE/MS n. 10.603/2014, estabeleceu normas para a oferta da educação profissional técnica de nível médio em instituições de ensino, públicas e privadas, pertencentes ao Sistema Estadual de Ensino.
O Estado, que possui 79 municípios, tem viabilizado oportunidades distintas, respeitando a necessidade setorial de cada município, partindo do regime de colaboração entre os entes federados para definição 48 das ofertas em conjunto com as metas de cada programa, com o objetivo de fortalecer e inserir o estudante no futuro mercado de trabalho.
Educação a Distância
A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino que se desenvolveu principalmente no ambiente corporativo e como instrumento de formação continuada para profissionais de órgãos governamentais; entretanto, apresenta-se como uma alternativa apropriada para atender às exigências da sociedade contemporânea, cada vez mais complexa e inconstante. Logo, tornou-se fator importante na melhoria da qualidade do processo de aprendizagem, oferecendo um amplo e rico campo de comunicação, informações e pesquisas fundamentais na produção do conhecimento, potencializando espaços virtuais, visando ao desejo natural que todo ser humano possui de buscar o novo.
É necessário pensar e desenvolver métodos de trabalho flexíveis e abrangentes que favoreçam tanto o desenvolvimento cognitivo quanto o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais desses estudantes, preparando-os para fazerem escolhas mais assertivas com relação às opções de estudos disponíveis no novo ambiente de aprendizagem, otimizando seu tempo e evitando acúmulo de tarefas.
Na EaD, a avaliação também tem fundamental importância para o processo de aprendizagem, e o sucesso dos resultados deve-se à qualidade do material disponibilizado, à clareza das orientações, às formas de acompanhamento e às estratégias avaliativas, ações pelas quais devem sempre ser permeadas, por meio de feedbacks úteis e eficientes para impulsionar o progresso nos estudos
Escola Cívico-Militar
O Programa das Escolas Cívico-militares do Governo Federal não transforma as escolas em militares e não visa a militarização dos estudantes, segundo a Secretaria Estadual de Educação.
Dessa forma, militares não ocuparão cargos dos profissionais de educação e a gestão das unidades é da Secretaria de Educação.
A diferença das demais escolas da rede estadual é a inserção de uma disciplina referente à atuação dos militares, enquanto o restante do conteúdo é o mesmo utilizado nas outras escolas estaduais. Na direção da escola, também são dois responsáveis, sendo um pedagógico e outro da área militar.
As escolas cívico-militares têm apoio financeiro para infraestrutura, uniforme e material pedagógico, além da formação da equipe pedagógica e administrativa.
Oficializado em setembro de 2019 pelo governo federal, o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares contará com duas unidades escolares em Mato Grosso do Sul.
Além da Escola Estadual Alberto Elpídio Ferreira Dias – Prof. Tito, também faz parte do programa a Escola Estadual Marçal de Souza, no Jardim Los Angeles, também em Campo Grande.
Padrões
Aluno da escola, Henrique Vicente explica que os alunos entram às 6h40 e ficam em formação para cantar o hino nacional, todos os dias, antes de iniciarem as atividades em sala de aula.
“Todo mundo entra na escola com média 8 de nota de comportamento, aí se o comportamento é bom a nota vai subindo, mas se o comportamento é ruim, quando você chega a média 3, você é expulso da escola”, explicou.
O uniforme também deve seguir critério, sendo a camisa para dentro da calça, calça preta e tênis preto.
“As meninas de cabelo curto tem que estar de coque, as meninas de cabelo longo com rabo de cavalo e as meninas com cabelo bem curto não precisam amarrar, pode deixar solto”, contou o estudante.
Base Nacional comum Curricular
Plano de Implementação do Novo Ensino Médio
Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul
Orientações sobre o Novo Ensino Médio – Aulas não presenciais
Itinerários Formativos – Núcleo Integrador do Novo Ensino Médio – 2023
Unidades Curriculares Eletivas – Roteiro Prático das Eletivas – Adaptado
Recomposição das Aprendizagens na Escola
Itinerários Formativos – Unidades Curriculares do Núcleo Integrador do Ensino Médio
Escola Segura
Envie informações sobre possíveis ameaças e ataques contra as escolas.
Protagonismo Digital
Acessa a plataforma para professores e estudantes
Contato do projeto
Responsável
Coordenadoria de Políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional
Telefone
(67) 3318-2203
Cidade
Campo Grande