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Projeto “Aula a Campo na Cachoeira – Microbacia Hidrográfica” é realizado na EE Zumbi dos Palmares

  • 05 jun 2025
  • Categorias:Jaraguari
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A Comunidade Quilombola Furnas do Dionísio é um laboratório a céu aberto que propicia interligação para o ensino-aprendizagem teórico-prático.  

Na Escola Estadual Zumbi dos Palmares, localizada na comunidade remanescente de quilombolas Furnas do Dionísio, em Jaraguari, foi desenvolvida com os estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental uma aula colaborativa dentro do projeto interdisciplinar intitulado “Aula a Campo na Cachoeira – Microbacia Hidrográfica”

Neste viés, o projeto está entre as ações previstas para o ano letivo de 2025, as quais foram pensadas com foco no aprendizado através da valorização do território e saberes locais e, assim, propiciar a redução da defasagem na aprendizagem.

A aula envolve os componentes curriculares: Matemática – professora Pamela Kariny Peters Soares Lima; Geografia – professor Elcio da Silva Santos; Ciências Humanas e Sociedade – Professora Jéssica da Silva Espindola; Língua Portuguesa e Língua Inglesa – Professora Letícia Barreto Rosa.

O objetivo foi conectar o aprendizado teórico à realidade, permitindo que os estudantes explorem conceitos matemáticos aplicados à natureza, analisem modificações ambientais e desenvolvam habilidades de comunicação e escrita.

Projeto visa aprendizagem interdisciplinar

Parceria

O trabalho foi desenvolvido colaborativamente com a Escola Municipal Dionízio Antonio Vieira, com a turma do 5º ano, fazendo uma interligação, integração e intercomunicação entre as duas unidades escolares da comunidade.

Os objetivos pedagógicos foram: Relacionar conhecimentos matemáticos a um ambiente real; Analisar as transformações na paisagem natural e antrópica do córrego e da cachoeira ao longo do tempo; Compreender a influência da ação humana na modificação e conservação do meio ambiente; Estimular a produção de textos e registros de observação; Comparar aspectos culturais e ambientais entre o Brasil e países falantes da língua inglesa.

Pré-aula

Para o desenvolvimento dessa ação foi utilizada a seguinte Metodologia: Apresentação do projeto e explicação dos conteúdos a serem trabalhados; Discussão sobre a importância dos córregos para o meio ambiente e suas modificações ao longo do tempo, Introdução às medições matemáticas que serão feitas no local.

Aula de campo

Durante a aula de campo (no córrego) foi trabalhada aprendizagem significativa e interdisciplinar, na disciplina de Geografia e CHS: Observação da paisagem natural e antrópica, registro fotográfico e análise dos impactos humanos. Matemática: Medição da largura do córrego, profundidade em diferentes pontos e estimativa da velocidade da correnteza. Língua Portuguesa: Anotações e registros para posterior produção de textos. Língua Inglesa: Reflexão sobre a preservação de rios em países anglófonos e comparação com a realidade local.

Pós-aula

Já em sala de aula foram observadas: Organização e análise dos dados coletados; Produção de textos descritivos e reflexivos sobre a experiência; Discussão das possíveis soluções para os problemas ambientais observados; Apresentação dos trabalhos para a turma.

A estudante do 6º ano, Kamila dos Santos Martins, 11 anos mencionou que gostou da atividade, “aprendi a importância de cuidar da minha comunidade e sobre o impacto ambiental. Podia ter mais aula diferenciada como essa”. O estudante do 6º ano, João Victor Rodrigues de Souza, 12 anos, pontua, “a gente fez uma aula junto com os alunos da escolinha e achei legal porque a gente aprendeu a medir a profundidade do córrego, a velocidade da água”.


O diretor Marcos Antônio da Silva Reichel afirma a aula a campo foi extremamente importante, “ela tem essa finalidade de estimular a aprendizagem, utilizando diversos mecanismos e, principalmente, tornar um aprendizado mais significativo, uma vez que está partindo do contexto e vivencia dos estudantes dentro desse belo laboratório a céu aberto que é a Comunidade Quilombola Furnas do Dionísio”.

O momento objetivou um ensino baseado na vivência prática com o intuito de despertar maior interesse e engajamento dos estudantes. A cachoeira, como elemento da paisagem natural e antrópica, ofereceu uma excelente oportunidade para trabalhar conteúdos de diversos Componentes Curriculares.

Por meio de medições, observações e registros, os estudantes puderam compreender a importância da preservação ambiental, desenvolver habilidades matemáticas e aprimorar sua capacidade de análise e comunicação. O projeto permitiu aos estudantes vivenciarem a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, promovendo uma aprendizagem significativa e interdisciplinar.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar

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