Objetivo da ação é reconhecer a importância das origens e de trajetórias coletivas da população negra, ancestralidade histórica e cultural dos povos.
Os professores da área de Ciências Humanas da EE Vespasiano Martins, em Campo Grande, iniciaram, no final do mês de agosto, o projeto intitulado “Consciência, Cultura e Identidade Negra: Valorizando Saberes”, que tem como objetivo compreender a importância da cultura africana e afro-brasileira na formação histórica, cultural e social do Brasil.
De acordo com os professores responsáveis, Joelma Inês Evangelista e Oclécio Alves Cabral Filho, o projeto tem como escopo reconhecer a importância das origens e de trajetórias coletivas da população negra, que podem contribuir para que os estudantes se identifiquem e desperte uma relação mais intrínseca com a ancestralidade histórica e cultural de povos basilares que moldam a trajetória histórica da população brasileira.
“Tendo como base a Lei n 10.639/2003 pretendemos informar nossos estudantes sobre a importância histórica de pessoas negras como contribuintes para a sociedade em diferentes aspectos como: economia, política, cultura e religião no Brasil. Considerando-os como sujeito e protagonistas da própria história e conquistas. E dessa forma desconstruir preconceitos que perpetuam na sociedade brasileira e contribuir para a promoção de uma formação escolar antirracista”, menciona o coordenador de área, professor Guido Nogueira Júnior.
A abertura do projeto, no dia 30 de agosto, contou com a participação dos representantes da religião de matriz africana Solange Aparecida Xavier e Rayanne Jarcem. “Foi um momento em que os estudantes puderam conhecer e aprender sobre essas religiões e desmistificar estereótipos. As falas das representantes salientaram questões sobre respeito a diversidade religiosa, a relação dessas religiões com a natureza, promoveram reflexões sobre a nossa ancestralidade por meio da contribuição cultural e identitária da cultura africana para o nosso país”, finaliza diretor Leossandro Carlos Adamiski.
Confira, abaixo, a programação das ações do projeto:
Agosto a novembro: Durante as aulas os professores, em especial da área de humanas, desenvolverão atividades relacionadas a cultura afro-brasileira e questões étnico-raciais a fim de fomentar o aprofundamento do conhecimento dos estudantes. Atividades propostas: Cinema negro, culinária afro-brasileira, clube de leitura de autores negros, dicionário de palavras afro-brasileira, entre outras.
Agosto: “Roda de conversa: Conhecendo as religiões de matriz africana”, convite a representantes de religiões de matriz africana para que possam vir até a unidade escolar dialogar com os estudantes sobre as religiões que seguem e representam;
Setembro: Para o 3º ano do ensino médio – Palestra: “Política de Cotas: Para que e para quem?”, nessa atividade busca tirar dúvidas sobre a política de cotas, como e quando foi construída, quem é o público alvo da política e o que os estudantes devem fazer para se candidatar a essa modalidade de reserva de vagas. Para o ensino médio e fundamental- Palestra: “Reflexões sobre raça e tipos de racismo no Brasil”, nessa atividade fará uma discussão sobre as questões sociais que envolvem o conceito de raça e como o racismo se manifesta de diferentes formas no país.
Outubro: “Sarau dia da representatividade”- nessa atividades fará convite para artistas negros de diversos áreas a fim de que possa conversar com os estudantes, fomentando reflexões acerca da diversidade e representatividade negra nos mais diversos espaços.
Novembro: Atividade de culminância do projeto Consciência, Cultura e Identidade Negra: Valorizando Saberes. Os estudantes devem apresentar os trabalhos que foram desenvolvidos em sala relacionados a temática do projeto.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.