Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Webmail
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Projeto literário “Tempo de Ler” é realizado na EE Eufrazia Fagundes Marques

  • 27 set 2024
  • Categorias:Sem categoria
  • Compartilhar:

As aulas foram realizadas presencialmente e também com a utilização de aulas remotas, pelo aplicativo Google Classroom.

Os estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Eufrazia Fagundes Marques, no distrito de Vila Marques, em Aral Moreira, participaram do projeto de leitura intitulado “Tempo de Ler”, coordenado pela professora Sueli Bonkoski Alves e professora readaptada Sidileide Bernardino Cavallo, que auxilia os professores durante o planejamento das aulas.

Nas disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura e Produção Textual, a professora Sueli, de acordo com os conteúdos do referencial curricular, apresentou aos alunos o livro Iracema, do autor José de Alencar, para a realização de leitura dessa obra de forma dinâmica. Ela, primeiramente, instigou-os, contando algumas características dos personagens, o que os motivou a ler o livro.

As aulas foram realizadas presencialmente e também com a utilização de aulas remotas pelo aplicativo Google Classroom, onde foram postadas atividades referentes ao livro, como vídeos informativos sobre a 1ª Geração Romântica, à qual a obra pertence, sendo um romance nacionalista e indianista.


Os estudantes elaboraram questões sobre o Romantismo, incluindo a trilogia de Alencar com as obras O Guarani e Ubirajara. Também através das aulas remotas, os estudantes elaboraram um vídeo com animação contando a história do romance com início no estado do Ceará, entre Iracema e Martim. Vários momentos na sala de aula foram registrados com fotos, um dos requisitos do projeto.

Chá literário

Em consonância com o Projeto Tempo de Ler, nas unidades curriculares de Língua Portuguesa, Literatura e Produção Textual foi realizado o primeiro Chá Literário com as turmas do 2⁰ e 3⁰ anos do Ensino Médio sob orientação da professora Sueli Bonkoski Alves.

Como objetivo de conhecimento e aprendizagem, realizou-se a dinâmica do Fishbowl (aquário) com exposição e discussão de tópicos do livro Iracema de José de Alencar: a origem do povo brasileiro, descendentes do amor de uma Indígena (Iracema) com seu Colonizador Português (Martim) tendo como fruto o primeiro brasileiro (Moacir) o “filho da dor”. Abordou-se também conhecimentos das fases do Romantismo focando no romance Indianista/Nacionalista.

“As aulas foram de muita participação dos alunos e regradas de um delicioso banquete compartilhando a experiência da atividade e experimentando o doce sabor da leitura. Outras atividades referentes ao Projeto Tempo de Ler, como teatro, serão desenvolvidas no segundo semestre do ano letivo”, finaliza diretor Anildo Soares Flor.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.







Últimas Notícias

  • Jornal “A Hortinha”, com base em vivência prática na horta escolar, é lançado na EE Weimar Torres  
  • Unidades da REE de Dourados e Corumbá medem a circunferência da Terra em experimento conjunto
  • Literatura no Jardim: Estudantes Celebram a Leitura com Piquenique
  • Projeto AJA mobiliza estudantes da EE Maria Leite para o exercício da cidadania
  • Arraiá da Escola Estadual São José reúne comunidade em celebração cultural e festiva em Cassilândia
  • “Café com Carolina” mobiliza escola e comunidade em reflexão sobre literatura, desigualdade e identidade social
  • Tecnologia e Inovação em Sala de Aula: SED/MS e UFMS promovem oficina sobre Robótica Educacional com Micro:bit
  • EE Indígena Pastor Reginaldo Miguel – Hoyenoo inaugura quadra poliesportiva e novas estruturas na Aldeia Lagoinha
  • Mostra Artística é realizada na EE Presidente Vargas
  • SED lança e-book “Práticas para a Educação de Estudantes com Deficiência Auditiva na REE/MS”
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital