Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Webmail
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Projeto piloto “Aprendizagem em ação” tem adesão de mais duas escolas da REE, em 2024

  • 23 abr 2024
  • Categorias:Ações Pedagógicas Inclusivas
  • Compartilhar:

A proposta é de uma abordagem pedagógica personalizada, elaborada com o intuito de recuperar de maneira substancial e eficaz as aprendizagens dos estudantes.

A SED (Secretaria de Estado de Educação) desenvolveu, em 2023, o projeto “Aprendizagem em ação”, com intuito de promover educação básica de excelência e que contemple as especificidades e os desafios de estudantes no seu percurso de aprendizagem.

Ao longo do ano, o projeto propôs uma abordagem pedagógica personalizada, elaborada com o intuito de recuperar de maneira substancial e eficaz as aprendizagens dos estudantes. Além disso, buscou-se elevar o rendimento escolar e reduzir, significativamente, as defasagens nas aprendizagens, as taxas de retenção e abandono no ensino fundamental anos finais.

Primeira reunião com a EE Sebastião Santana de Oliveira

Projeto piloto

Com esse propósito, a SUPED (Superintendência de Políticas Educacionais), por meio da UNICOP (Unidade de Coordenação Pedagógica e da Coordenadoria de Educação Infantil e Ensino Fundamental) selecionou sete unidades escolares da REE (Rede Estadual de Ensino) para implementar o projeto-piloto: EE Maestro Heitor Villa Lobos, EE Orcírio Thiago de Oliveira, EE Professora Ada Teixeira dos Santos, EE Sebastião Santana de Oliveira, EE Antonio Delfino Pereira (Tia Eva), EE Professor Cleto de Moraes Costa (Tacuru) e EE Ana Maria de Souza (Selvíria) e alcançou 119 estudantes.

O público atendido é composto por estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental que demonstram dificuldades de aprendizagem, especialmente, em áreas como leitura, escrita, interpretação de texto, bem como habilidades básicas de matemática, as quatro operações fundamentais, uso de estratégias diversas para cálculos e raciocínio lógico.

Reunião online com as escolas do interior que desenvolverão o projeto este ano

Para a implementação do projeto nas unidades escolares contempladas, assessores escolares da SED realizam acompanhamento contínuo, no qual fornecem subsídios à coordenação pedagógica e aos professores mediadores, com orientações quanto às estratégias metodológicas, recursos diversos, entre outras sugestões.

”As ações da implementação do projeto foram muito bem-sucedidas, embora tenham apresentado resultados diversos devido ao início em momentos distintos”, menciona gestora da Unidade de Coordenação Pedagógica(UNICOP/SUPED) Claudete Soares de Andrade Santos.

Em 2024, o projeto “Aprendizagem em ação” tem continuidade com adesão das unidades: EE Professora Maria Rita de Cássia Pontes Teixeira, de Campo Grande e EE Odete Ignês Resstel Villas Boas, de Nioaque.

Segue o link com os relatos das experiências sobre o projeto, organizados pelas escolas, registrando e compartilhando essas vivências: https://drive.google.com/drive/folders/1OnD6hRqfccWrCqV0xrDvf1JBiPQRdu3n?usp=sharing

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo UNICOP

 


Últimas Notícias

  • Festival da Canção das Escolas Estaduais de MS tem inscrições prorrogadas até 11 de julho
  • Estudantes do CEJAR utilizam estação meteorológica para transformar o ensino e são destaque no Pantanal TECH 2025
  • Cultura indígena inspira aula de arte com argila na EE Afonso Francisco Xavier Trannin em Três Lagoas
  • EE Professora Delmira Ramos dos Santos promove projeto “Parada da Leitura”  
  • Estudantes da EE Maria Leite exploram práticas sustentáveis em visita à mina Santa Cruz
  • Estudantes com Altas Habilidades se destacam na Olimpíada Brasileira de Língua Inglesa
  • Estudante de Amambai conquista medalha de ouro na OBMEP
  • Gabarito em Braille impulsiona acessibilidade no simulado da EE Maria Leite
  • Atletas da EE João Carlos Flores são podium na etapa Centro-Norte dos Jogos Escolares  
  • Jornal “A Hortinha”, com base em vivência prática na horta escolar, é lançado na EE Weimar Torres  
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital