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Projetos empreendedores são discutidos em curso de formação de professores

  • 31 jul 2019
  • Categorias:Formação
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A meta é de inserção de 4 projetos empreendedores no currículo do ensino médio profissional, capacitar os professores a desenvolvê-los.

Campo Grande (MS) – Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio da Superintendência de Políticas Educacionais (SUPED), Coordenadoria de Políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional (COPEP), em parceria com ITAÚ BBA, estão realizando, de 29 de julho a 02 de agosto, no Centro de Formação Mariluce Bittar, o curso de formação de professores para a construção de currículo articulado por competências e a implementação de projetos empreendedores.

De acordo com coordenador de Políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional, Davi de Oliveira dos Santos, o curso tem como metodologia, analisar os projetos de curso técnico em informática e serviços jurídicos com a perspectiva de reescrita no modelo por competências, bem como inserção de 4 projetos empreendedores no currículo do ensino médio profissional e capacitar os professores a desenvolvê-los.

Secretária de Estado de Educação, Cecília Motta, mencionou aos professores de 05 escolas estaduais de Campo Grande e 02 escolas do interior, de Aquidauana e Dourados, que “ cada encontro que vamos, nós aprendemos um pouco, sabendo que aprendizagem é contínua, portanto, importante a formação e a busca incessante do conhecimento. Estamos investindo muito na pesquisa, onde os alunos saem focados para o mercado de trabalho, e a construção de currículo articulado por competências e a implementação de projetos empreendedores é importante para esse processo de formação do estudante”, enfatiza secretária.

Secretária de Estado de Educação, Cecilia Motta, discursando para professores e coordenadores das escolas estaduais que realizam o curso de formação (Foto: Juarez Júnior)

O curso de formação, que teve como público alvo, professores, coordenadores pedagógicos e coordenadores técnicos, está trabalhando na implementação projetos empreendedores de investigação científica e pesquisa, intervenção comunitária, empresa pedagógica, processos criativos a partir do uso de diferentes linguagens, com foco na entrega de nova matriz do curso técnico articulado por competências e planos de curso dos novos componentes curriculares.

O curso foi ministrado pelos formadores: Francisco Fechine, formado em Engenharia Elétrica, professor do Instituto Federal da Paraíba; Cacau Lopes da Silva, psicóloga, mestre em Educação, assessora de Educação do Itaú BBA; Paulo Cunha, formado em Biologia, com especialização em Biologia do Desenvolvimento – Espanha, Jornalismo Científico – Unicamp, mestrado em Genética; Diogo Jamra, coordenador de formação-Itaú BBA.

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