Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
    • Webmail (Novo)
    • Webmail (antigo)
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Publicada segunda edição do “Jorn4l News” na EE 4 de Abril, em Sete Quedas

  • 16 dez 2021
  • Categorias:Escola da Autoria, Sete Quedas
  • Compartilhar:

Periódico foi escrito em português e inglês, onde a Língua Inglesa foi explorada, pelo uso tecnológico e usos da linguagem, através de termos utilizados dentro da própria estrutura jornalística.

Campo Grande (MS) – A Escola Estadual 04 de Abril, que oferta ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”, em Sete Quedas, publicou a segunda edição do “Jornal News”, o projeto interdisciplinar faz parte da culminância dos componentes curriculares UC III, Itinerário Formativo I e Eletiva IV do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental

O diretor Otávio Simei relatou que o objetivo é aproximar as atividades escolares das práticas sociais dos estudantes, por meio da produção de um jornal escolar, escrito em português e inglês (todavia a parte da Língua Inglesa foi explorada, pelo uso tecnológico e usos da linguagem através de termos utilizados dentro da própria estrutura jornalística), que traga informações relevantes sobre a escola e a comunidade em que vivem.

Scholl Newpaper: Look at the News!

De acordo com professora coordenadora de área Rosimari Baldo, outros escopos do projeto interdisciplinar são: a divulgação dos projetos, atividades e ações, para dar voz aos estudantes em assuntos relacionados à vida escolar, como, por exemplo, a importância de estudar uma língua estrangeira, o uso do uniforme, o lanche da escola, o respeito ao professor e aos colegas, a prática de bullying, a responsabilidade do grêmio estudantil, o líder de sala e suas funções e, assim, criar leitores e escritores críticos, despertando, em cada um, o protagonismo, a autonomia e a responsabilidade pelo que se escreve e informa.

Reportagem e Entrevista

Entendendo que as Eletivas são uma das estratégias para exercitar o protagonismo e a autonomia dos estudantes, a coordenadora Norma Leila da Silva Folini menciona que a Eletiva visa apresentar aos estudantes o texto jornalístico e motivá-los a ler.

“Bem como envolver-se de forma a compreender, efeitos e compreensão jornalística de assuntos diversos, por meio deste texto será levantado o tema ”Repórter- Reportagem e Entrevista” com uma problemática que é a questão do desemprego por causa da falta de qualificação profissional”, enfatiza Folini.

A coordenadora pedagógica Patrícia Bernardo relata que com base nos objetivos de ambos os componentes Curriculares surgiu-se a possibilidade da junção de um trabalho interdisciplinar e culminou no “Jornal News – 4 de Abril”.

“Para que isso acontecesse o jornal foi trabalhado por sessões e no final uniu-se as partes formando o jornal, sendo que a maior responsabilidade de estruturação era dos estudantes do Itinerário I os quais trabalhavam em sala como numa redação de jornal, cada estudante na responsabilidade de uma função, como: repórter, redator, diagramador, chefe de reportagem, repórter investigativo entre outras funções”, relata Patrícia.

Para que o jornal fosse impresso, os estudantes foram orientados pela professora Rosimari Baldo para que buscassem parcerias da iniciativa privada do município, com os quais fecharam apoio para o não de 2022.







 

Últimas Notícias

  • Estudantes da Escola Fernando Corrêa se destacam na Feira Científica do IFMS em Três Lagoas
  • Talentos de MS brilham nas Olimpíadas de Robótica e Informática de 2025
  • Servidores da SED/MS vestem-se de rosa em apoio ao Outubro Rosa
  • Diversidade em foco: EE Marechal Rondon celebra culturas e identidades no encerramento do Projeto “Raças e Etnias”
  • Primavera chega ao CEI ZEDU com arte, cores e muita alegria
  • Estudantes da Escola Ada Teixeira transformam combate à dengue em aprendizado científico e criativo
  • Educação do campo ganha destaque na FECINAVI com projetos premiados da Escola Tertulina Martins de Oliveira
  • Servidores da Educação Básica compartilham experiências em seminário de integração
  • Cadastro profissional abre portas para alunas do Programa Mulheres Mil em Dourados
  • Modelos Moleculares transformam aula de Química em experiência interativa e significativa em Dourados
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital