A ferramenta utilizada é Math Master, onde o aluno compete resolvendo questões e desenvolvimento de habilidades matemáticas e níveis de dificuldade variados.
Campo Grande (MS) – O professor Oilson Soares da Escola Estadual Professora Geni Marques Magalhães, localizada em Ponta Porã, desenvolve o projeto intitulado Clube de Matemática 4ª Dimensão, envolvendo estudantes do 9º ano do ensino fundamental da instituição.
Porém, com a chegada da pandemia do novo coronavírus e a suspensão das aulas presenciais, foi necessário encontrar uma nova alternativa para desenvolver o projeto. A estratégia encontrada foi utilizar o jogo online Math Master, uma competição em que o aluno tem que resolver questões envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, modos combinados, o regime é verdadeiro ou falso e modo de memória.
O jogo oferece o desenvolvimento de habilidades matemáticas e níveis de dificuldade variados e possibilita ao aluno a testar o seu cérebro para conhecer como pode contar mentalmente. Para participar do projeto é necessário baixar o jogo e o aplicativo Google Meet que são gratuitos.
O projeto conta com a coordenação do professor de Matemática Oilson Antonio Soares Enciso e as alunas Ketley Caroline Gonçalves da Silva, Luana Tavares Eliziário, do 2º ano do ensino médio, Marisol Nunes Marques, do 9º ano, como monitoras. Conta também com a colaboração dos alunos estagiários do curso de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, que buscou parceria com a Coordenadoria Regional de Educação – CRE 11 para auxiliar os professores na Atividades Pedagógicas Complementares -APCs, Caroline Paionk, Daiane Rogoski Novello e Jeferson Braga.
“Pensar uma sequência de ações a fim de que os alunos consigam ter garantida a aprendizagem, criar uma intervenção distinta para cada nível de aprendizagem está sendo um dos grandes desafios dos professores da Rede Estadual de Ensino (REE), mas observamos que a rede tem excelentes professores que buscam superar a situação mundial atual”, menciona Oilson.