Campo Grande (MS) – O Shopping Bosque dos Ipês recebeu, entre 19 e 22 de outubro, a Feira de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (Fecintec), realizada pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) com objetivo de contribuir para o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica, por meio do envolvimento de estudantes e professores das redes municipal, estadual, federal e particular da educação básica da Capital no desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação.
Este ano, a Rede Estadual de Ensino participou com 37 trabalhos, produzidos por estudantes das escolas estaduais Amélio Carvalho de Baís, Dona Consuelo Muller, Professor Emygdio Campos Widal, Professor Henrique Ciryllo Corrêa, José Maria Hugo Rodrigues, Professora Fausta Garcia Bueno, Professora Izaura Higa, Teotônio Vilela e Waldemir Barros da Silva.
As escolas estaduais conquistaram oito premiações na categoria “Ensino Médio”, em quatro, de cinco áreas: Ciências Exatas e da Terra; Multidisciplinar; Ciências Biológicas e da Saúde e Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, além do prêmio de Orientador Destaque para a professora Jaqueline Gonçalves Larrea Figueiredo, da Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues. Na etapa do Ensino Fundamental, a Escola Estadual Professor Emygdio Campos Widal foi premiada com o segundo lugar na área Multidisciplinar.
A participação em eventos como a Fecintec fomenta a inovação e estimula a formação de jovens cientistas. “Esse resultado evidencia que a educação científica tem sua importância reconhecida no contexto escolar, envolvendo todos os segmentos da escola no desenvolvimento de projetos de cunho científico e tecnológico, sempre visando a qualidade da aprendizagem dos nossos estudantes”, afirmou a secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta.
Confira os resultados e trabalhos apresentados pelos estudantes da Rede Estadual de Ensino:
Ensino Fundamental
Área Multidisciplinar – 2º lugar: EE Profº Emygdio Campos Widal, com “Extração de Pigmentos Naturais”.
Ensino Médio
Área Ciências Exatas e da Terra – 1º lugar: EE José Maria Hugo Rodrigues, com o “Repelente a base de óleo de Neem e ácido fórmico das formigas”; 3º lugar – EE Amélio de Carvalho Baís, com “Uma análise qualitativa sobre as informações referentes a buracos negros expostas em revistas de divulgação científica”.
Área Multidisciplinar – 1º lugar: EE Teotônio Vilela, com “Imigrantes e refugiados – tema gerador de interdisciplinaridade”; 2º lugar: EE Amélio de Carvalho Baís, sobre a “Ampliação do saber meteorológico por meio da inserção do ensino de meteorologia em Ciências da Natureza e Matemática”; 3º lugar: EE José Maria Hugo Rodrigues e a “Pesquisa Exploratória sobre o Uso de Plectranthus barbatus (faldo boldo) e o Peumus boldus (boldo do Chile)”.
Área Ciências Biológicas e da Saúde – 1º lugar: EE Teotônio Vilela, com o trabalho “Leucena – uma ameaça para a biodiversidade?”; 3º lugar: EE José Maria Hugo Rodrigues e a “Avaliação da atividade antimicrobiana da Alternanthera brasiliana no combate à bromidrose plantar”.
no images were found