Execução das entregas foi norteada pela Coale, seguindo os protocolos de biossegurança estabelecidos pelos órgãos de saúde.
Campo Grande (MS) – As unidades escolares da Rede Estadual de Ensino (REE) deram continuidade às entregas dos kits de alimentação escolar, neste mês de outubro, em diversas regiões do Estado. O processo contou com as orientações da Secretaria de Estado de Educação (SED), com o intermédio da Coordenadoria de Alimentação Escolar (Coale), seguindo as orientações estabelecidas pelos órgãos de saúde para a distribuição dos kits no ambiente escolar.
Seguindo a legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), foi dado prosseguimento no trabalho iniciado ainda no começo do ano, momento de suspensão das atividades presenciais. De acordo com a coordenadora da Coale Jackeline Veras de Souza, os kits são compostos por gêneros alimentícios oriundos de processos licitatórios executados pela própria escola, uma vez que a modalidade de gestão do Governo é escolarizada, ou seja, a unidade – por intermédio da Associação de Pais e Mestres (APM) – tem autonomia desde a execução até a prestação de contas.
“Como fator de contribuição para a movimentação da economia local e valorização dos produtos regionais, a SED, por intermédio da Coale, orientou os gestores que continuassem comprando, neste período de pandemia, produtos da agricultura familiar com o objetivo de propiciar às famílias o enriquecimento do cardápio e o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis”, disse a coordenadora.
Para acompanhar a execução do programa, a Coale também norteou os gestores escolares a seguirem os protocolos de biossegurança, desde a manipulação dos alimentos, a qualidade higiênico-sanitária dos gêneros, o armazenamento dos itens, o acondicionamento adequado dos kits, até o momento da entrega sem que houvesse filas ou aglomeração no ambiente escolar, a fim de que todas as diretrizes relacionadas à distribuição dos Kits fossem asseguradas.
Destacado pelos diretores das unidades escolares, o momento de entrega dos kits aos familiares/responsáveis também serviu para que fossem esclarecidas situações sobre as atividades remotas e os critérios de avaliação do fazer pedagógico na reta final do ano letivo deste ano de 2020.

O diretor Márcio Wagner de Souza e o presidente da APM Agnaldo José de souza. Importante parceria para a unidade escolar.
De acordo com Márcio Wagner de Souza, diretor da Escola Estadual Professora Neyder Suelly Costa Vieira, situada no Conjunto Aero Rancho – em Campo Grande – a entrega dos kits aos familiares é de extrema importância. “Realizamos a divulgação nos grupos de WhatsApp, posteriormente nas redes sociais da nossa instituição e, na sequência, nossa equipe foi escalada para telefonar para os pais e responsáveis e organizar a entrega dos kits e assinatura do termo de recebimento, que foi associada com a entrega das notas do 3º bimestre, bem como a entrega das APCs – Atividades Pedagógicas Complementares”, enfatizou diretor.
Em todo o Estado, desde as primeiras ações voltadas para este fim, as entregas dos kits de alimentação escolar também contaram com participações efetivas dos membros das APMs. Vale salientar – ainda – que o trabalho continua neste mês de novembro, com a sequência das entregas dos kits nos locais que ainda não realizaram.