Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED) recebeu esta semana a visita de um grupo do Espírito Santo, para conhecer o trabalho desenvolvido em Mato Grosso do sul pelo projeto AJA – Avanço do Jovem na Aprendizagem, destinado a estudantes entre 15 e 17 anos, com distorção de idade/escolaridade e que não concluíram o ensino fundamental. Eles visitaram a SED e a Escola Estadual Riachuelo, unidade que oferta o projeto em Campo Grande.
O grupo do Espírito Santo, formado pela subsecretária de Educação Básica e Profissional, Maria José Angla de Paula; Alcione Potratz, diretora-presidente do Instituto de Atendimento Socioeducativa; Cintia Shutz, assessora especial da Secretaria de Ações Estratégicas; Lúcia Cristhina, gerente da Juventude e Diversidade; e Andrezza Rosalem, diretora-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, conheceu as propostas do AJA para possível implantação naquele Estado.
De acordo com a subsecretária Maria José, a Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo está desenvolvendo um projeto de estudo de redesenho da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e busca um currículo diferenciado, com metodologia mais criativa e linguagem mais próxima dos jovens, características que encontraram no AJA/MS. “Encontramos algumas de nossas expectativas no AJA, que é um projeto muito bonito, que trabalha com as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular e introduz uma parte diversificada com a busca da inserção do jovem no mundo de trabalho, problematizando as questões profissionais e atrelando a esta discussão a cultura e a arte, valorizando a realidade que o jovem está inserido”, explicou.
“Outro aspecto interessante do AJA é a valorização das competências sócio-emocionais, altamente realizada pelos professores, que valorizam os alunos, o fazer docente, com formação específica para esta finalidade, de respeitar e transformar este jovem, é um projeto encantador”, afirmou. “Chegamos curiosos e saímos encantados”, resumiu Andrezza.
Sobre o AJA
O AJA – Avanço do Jovem na Aprendizagem tem como objetivo a formação de sujeitos ativos, participativos, em crescimento cultural e social, atendendo jovens estudantes com necessidades educacionais específicas, com o propósito de garantir a formação inicial para o mundo do trabalho e a efetiva participação social. O projeto ainda orienta estes jovens para sua formação cidadã, diante da pluralidade cultural para o fortalecimento de uma visão mais participativa, critica e decisiva de sua vida social.
O AJA é dividido em quatro blocos: O Inicial I contempla do 1º ao 3º ano – alfabetização e letramento; O Inicial II, 4º e 5º anos – alfabetização e letramento; Intermediário, 6º e 7º anos; e o Final, 8º e 9º anos. O tempo de permanência no projeto irá variar de acordo com o nível de escolaridade do estudante. A partir do Bloco Inicial I, é possível concluir o ensino fundamental em quatro anos.
Metodologia
As escolas recebem os estudantes do AJA às 18 horas, com atividades e oficinas de acolhida. As aulas, em sala, começam às 18h40 e, além dos conteúdos da Base Nacional Comum, os estudantes contam com uma parte diversificada como Língua Estrangeira Moderna, Desenvolvimento Social, Lazer e Informática, proporcionando aos jovens orientações para o mercado de trabalho e abordando as temáticas de crescimento pessoal e avanço para o ensino médio.
De acordo com a realidade local, as oficinas podem ser de música, grafite, dança e práticas esportivas e os estudantes de todas as unidades têm apoio e acompanhamento de diretores, coordenadores, professores, psicólogos e assistentes sociais. Toda equipe está em constante estudo com formações realizadas pela equipe da SED para garantir a aprendizagem e a permanência dos estudantes na escola.