Rock, história e protagonismo acolhedor foram temáticas de palestra na EE Professor Alício Araújo  

  • Publicado em 06 out 2021 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •

  • O recorte temporal foi de 1985 a 2001 em que coincide com a hegemonia do rock brasileiro na indústria cultural, bem como seu esgotamento como produto para as massas

    Campo Grande (MS) – Estudantes da Escola Estadual Professor Alício Araújo, que oferta ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria, localizada à rua José Luiz da Silva, 3020 – Terra Roxa II, em Dourados, participaram de palestra sobre a história política brasileira, interseccionando as canções de sucesso do rock brasileiro do período de redemocratização do país.

    No componente curricular de História do ensino fundamental, dentre as competências específicas solicita-se que o estudante possa compreender a historicidade no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos e processos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais.

    Seguindo essas orientações, a professora Crislaine Bonin Domingos, em parceria com as coordenadoras Ana Paula Silva e Ana Luiza Sotolano da Escola Estadual Professor Alício Araújo inovaram convidando o historiador e músico Fernando Dagata para realizar a palestra aos discentes.

    “O recorte temporal foi de 1985 a 2001 em que coincide com a hegemonia do rock brasileiro na indústria cultural, bem como seu esgotamento como produto para as massas”, destacou o cantor e historiador Fernando de Castro Além, o Dagata.

    Os gestores Marcos Falco e Adriano Cosma destacaram a interação e envolvimento dos estudantes que de maneira musicada viram que produção cultural não está descolada do contexto histórico de sua época.

    Neste evento a escola aproveitou para lançar o Projeto Protagonistas Acolhedores, idealizado pela coordenadora de área Ana Luiza Sotolano e coordenadora pedagógica Nubea Xavier tendo como objetivo a preparação de estudantes para recepcionar, fazer a locução e organizar o cerimonial para eventos e atividades que ocorrerão na escola.

    “Achei que não fosse capaz de falar em público para tantos estudantes e professores”, mas com essa função percebi que sou capaz e tenho potencial destacou Luana Duarte do 1º B, em parceria com Laila Oliveira, 9º B e Lucas Leite do 2º A.

    Na instituição de Autoria, Escola Estadual Professor Alício Araújo, jurisdicionada à Coordenadora Regional de Educação de Dourados, oferta uma formação pautada no protagonismo e autoria, com educação integral com uma proposta de autoria e preparação para a vida profissional, por meio dos cursos Assistente de Manutenção de Computadores e Infraestrutura de Redes para o 1°Ano, Desenvolvedor de Páginas Web para o 2° Ano e Desenvolvedor de Sistemas Computacionais para 3º Ano.

     

    Categorias :

    Dourados, Escola da Autoria

    Veja Também