Governo MS Transparência LGPD FAQ Denuncia Anônima FALA SERVIDOR
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Página Inicial
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • Legislação
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Conselho Estadual de Educação
    • Portal do Servidor
    • Publicações
    • Webmail
  • Escolas
    • Calendário Escolar – 2023
    • APM
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Avaliação Educacional
      • SAEB
      • ENEM
      • PISA
      • Avaliação Institucional da Educação de Mato Grosso do Sul – AIEMS
      • Links
  • Telefones
  • Carta de Serviços
  • LGPD
‹ Voltar

Rodas de conversa sobre o autismo e seus reflexos no ambiente escolar são realizadas nas escolas da REE

  • 11 abr 2023
  • Categorias:Ações Pedagógicas Inclusivas, Campo Grande
  • Compartilhar:

Atualmente, 966 alunos com autismo estão matriculados na REE

O quarto mês do ano é denominado ‘abril azul’ pois é dedicado à conscientização do autismo, data celebrada no último dia 2. Sendo assim, na segunda-feira (3), as escolas da REE (Rede Estadual de Ensino), executaram ações para evidenciar esta temática, focando nas características deste transtorno do neurodesenvolvimento e na importância da inclusão aos estudantes com TEA (transtorno do espectro autista).

Em Campo Grande, ação na EE João Carlos Flores abordou sobre o autismo e destacou a importância do respeito às pessoas com autismo.

Localizada em Campo Grande, a Escola Estadual João Carlos Flores promoveu aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, uma palestra com o tema ‘mais informação, menos preconceito’. Ministrada pela professora da Sala de Recursos Multifuncionais Silvana de Lima Pinto, na ocasião foi falado sobre o autismo e a importância do respeito ao próximo, sendo enfocado na sensibilidade sensorial, a qual pode ser apresentada nas pessoas com autismo.

Na EE João Carlos Flores, foi montada uma sala sensorial.

Para tornar o momento mais significativo, foi montada uma sala sensorial com recursos sonoros, táteis e auditivos que teve como objetivo estimular os sentidos dos estudantes de modo que eles se colocassem no lugar das pessoas com TEA. O ambiente, criado pela equipe da Sala de Recursos Multifuncionais em parceria com a professora de Arte Mariane Nilo Rego, possibilitou que os estudantes experimentassem diferentes texturas, sons, luzes e materiais, tais como tecidos, areia, cascalho, tapetes texturizados, violões e iluminação com as cores roxo, verde, vermelho e amarelo.

Para a professora coordenadora de Práticas Inovadoras Luciana Gomes Terrazas, “a celebração foi uma forma de homenagear e conscientizar a todos. Com cinco alunos com TEA matriculados na Escola, as ações são parte da luta pelo respeito, não apenas hoje, mas todos os dias”, disse.

Na segunda-feira (3), uma acolhida temática sobre o TEA também foi promovida na EE Dr. Joaquim Murtinho, em Bela Vista.

Em Bela Vista, na Escola Estadual Doutor Joaquim Murtinho, os estudantes se depararam com a temática do autismo logo quando chegaram, uma vez que eles foram recepcionados com uma acolhida temática e receberam informativos de conscientização sobre o TEA.

No mesmo dia, foi realizada uma roda de conversa com projeção de vídeos e imagens, ação organizada pela professora da Sala de Recursos Multifuncionais Roselei Mendes, em cooperação com as professoras de apoio da unidade escolar. Sendo nove o quantitativo de estudantes com TEA matriculados na EE Dr. Joaquim Murtinho, a ocasião propiciou que fossem divulgadas informações sobre o TEA, tendo sido evidenciadas suas características e a importância do respeito e acolhimento para todas as pessoas.

Na EE Dr. Joaquim Murtinho, em Bela Vista, professores da Sala de Recursos Multifuncionais organizaram uma roda de conversa sobre o autismo.

Segundo Myrian Márcia Oseko, diretora da EE Dr. Joaquim Murtinho, “a ação visou difundir informações sobre o autismo a fim de que os estudantes tomem conhecimento de como as pessoas com TEA se sentem, que aprendam sobre a temática, respeitem as diferenças e, principalmente, que se elimine o preconceito e a discriminação para com as pessoas com autismo”, disse.

Texto: Thaís Davis, SED

Fotos: Acervo das escolas

Últimas Notícias

  • Estudantes do Itinerário Formativo em Agropecuária da EE José Pereira Lins realizam atividades extra classe
  • Visitas, desafios em sala e desenvolvimento de projetos movimentam EE 2 de Setembro, em Ladário
  • Em maio, estudantes da EE Presidente Tancredo Neves confeccionaram repelente natural e produziram xilogravuras
  • Estudantes do itinerário formativo em Agropecuária da EE José Pereira Lins participam da 57ª Expoagro
  • SED realiza formação continuada “Educação com equidade: a importância do diretor escolar”
  • Palestras sobre higiene bucal e alimentação saudável são promovidas aos estudantes da EE Profª Nair Palácio de Souza
  • “Semana do Brincar” é realizada com crianças do CEI ZEDU
  • EE João Ponce de Arruda vence JETS na modalidade de Tênis de Mesa
  • Junho iniciará com abertura de pré-matrícula para quatro cursos do Pronatec
  • Projeto “Círculo de Escuta: Formando para vida” é realizado na EE Fernando Corrêa
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200
Av. do Poeta Manoel de Barros s/nº
Bloco V
Parque dos Poderes
Campo Grande | MS
CEP 79031-350

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?
SGI UCQI

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.