Reunião, que contou com CEE e UNCME/MS, foi referente a discussão, em conjunto, da avaliação diagnóstica e do protocolo de intenções, para retorno
Campo Grande (MS) – Secretária de Estado de Educação, Cecilia Motta, juntamente com superintendente de Políticas Educacionais e presidente do Conselho Estadual de Educação, Hélio Daher, superintendente de Planejamento e Apoio Institucional, Soraya Regina de Hungria Cruz, assessora de Gabinete, Cláudia Aparecida Nogueira Lopes, estiveram reunidos, na manhã desta sexta-feira (05.06), na SEMED, com a secretária Municipal de Educação de Campo Grande, Elza Fernandes Ortelhano e equipe.
A pauta da reunião, que contou com a participação do Conselho Estadual de Educação (CEE), União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME/MS), foi referente a discussão, em conjunto, da avaliação diagnóstica e do protocolo de intenções, para retorno das aulas presenciais.

Reunião discutiu a avaliação diagnóstica e o protocolo de intensões, para retorno das atividades presenciais.
De acordo com secretária de Estado de Educação, Cecilia Motta as instituições já trabalham em regime de colaboração e o retorno das atividades presenciais é de extrema importância a discussão entre o Estado e municípios, principalmente no tocante ao alinhamento das orientações externas.
“Já estamos elaborando protocolo de intenções de retorno das aulas presenciais, onde determinados procedimentos serão discutidos em conjunto com as instituições, com enfoque nos eixos de biossegurança, recuperação de aprendizagem, normativas de retorno e trabalhos socioemocionais da comunidade escolar”, enfatiza secretária.
Parcerias
Para a realização das atividades remotas, a SED passou a orientar o uso de diversas ferramentas disponibilizadas na Plataforma Protagonismo Digital, um repositório de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs) de acesso gratuito para todas a escolas da REE.
Um importante reforço foi quando a SED e a Google Inc. firmaram uma parceria pioneira, que possibilitou a criação de contas para todos os estudantes e professores da Rede Estadual, para o uso de ferramentas como o Google Classroom, um dos aplicativos que fazem parte do GSuite for Education.
Outro reforço aconteceu no último dia 25 de maio, onde os estudantes da REE passaram a contar com a transmissão de aulas veiculadas pela TV Aberta, por meio do sinal digital da Rede MS Integração de Rádio e TV.
Agora, outra considerável ferramenta está à disposição dos estudantes de todo o Estado, com a criação de uma página no site da Secretaria de Estado de Educação (SED), com as aulas transmitidas em tempo real.
Para assistir as aulas, pelo computador, celular ou tablet, basta acessar a página da SED e clicar no banner “Aulas TV Aberta”. Neste espaço, os internautas contarão com informações sobre as transmissões, quadro de programação e com as janelas dos dois canais que exibem os conteúdos em tempo real, de acordo com a grade pré-determinada.
A novidade – pioneira no País – foi colocada em prática com o objetivo de ampliar, ainda mais, o alcance das aulas voltadas aos estudantes da Rede Estadual e que também fica à disposição das redes municipais e privadas de todo o Mato Grosso do Sul, tendo em vista o trabalho em Regime de Colaboração, implantado no Estado desde o início da atual gestão, e que já possibilitou avanços significativos, como a construção do Referencial Curricular de MS.
Data de retorno
Em Mato Grosso do Sul, com o avanço do COVID-19, a Secretaria de Estado de Educação iniciou as aulas remotas vinculantes, no dia 23 de março, aos 210 mil estudantes da REE, nas 345 unidades escolares dos 79 municípios do MS.
No dia 15 de maio, Governo do Estado tornou público, no Diário Oficial do Estado (DOE), o decreto que prorroga a suspensão das atividades presenciais na Rede Estadual de ensino (REE) até o dia 30 de junho.
A publicação também orienta redes municipais e entidades privadas de Educação Básica para a adoção da medida, que visa o combate ao avanço da Covid-19. Porém, o retorno das atividades presenciais dependerá de como estará a situação pandêmica, nos dias que antecedem a data do retorno, podendo haver prorrogação.