O objetivo foi de fortalecer os diálogos sobre os desafios, possibilidades e experiências pedagógicas nas especificidades da educação escolar indígena, na educação do campo, educação para privados de liberdade, na educação a distância e educação profissional.
A SED (Secretaria de Estado de Educação) realizou, nos dias 07, 12, 15 e 19 de junho, o encontro regional denominado “Diálogos sobre os desafios e as práticas exitosas na EJA” nos polos regionais de Aquidauana, Campo Grande, Dourados e Três Lagoas.
Em consonância com a formação continuada oferecida na EJA, no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA Moodle Saber, o encontro regional teve por objetivo fortalecer os diálogos sobre os desafios, possibilidades e experiências pedagógicas nas especificidades da educação escolar indígena, na educação do campo, educação para privados de liberdade, na educação a distância e educação profissional, a fim de incitar reflexões sobre o saber e fazer na modalidade EJA, bem como o fomento de ações e estratégias de atendimento aos estudantes jovens, adultos e idosos.
De acordo com o coordenador de modalidades específicas – COMESP, Alfredo Anastácio Neto, “[…] pensar nos sujeitos que compõem a Educação de Jovens e Adultos em Mato Grosso do Sul é compreender essa modalidade de ensino na multiplicidade de circunstâncias estabelecidas nos diferentes contextos que permeiam a heterogeneidade da sociedade contemporânea. Desse modo o encontro enfatizou a importância reconhecer a trajetória de vida dos estudantes jovens, adultos e idosos, valorizando a diversidade de saberes e vivências culturais, principalmente nas relações estabelecidas com o mundo do trabalho e o seu projeto de vida”.
Na ocasião dos encontros estiveram a equipe de assessoramento escolar da Secretaria de Estado de Educação, representantes das coordenadorias regionais de Educação e das 67 escolas de 43 municípios, que ofertam a modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo.