Nos dias 14 e 15 de junho, no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande, a SED (Secretaria de Estado de Educação) realizou o primeiro encontro formativo de 2023 do Programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança, que teve como objetivo atender ao cronograma da formação do primeiro módulo.
Organizado em dois dias, o evento iniciou com uma oficina de apropriação de dados, ministrada pelo analista de avaliação PARC/ABC (Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração/Associação Bem Comum) professor Doutor Hylo Leal, onde foi discutido sobre a Avaliação SAEMS (Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul) e Avaliação de Fluência Leitora.
“O MS Alfabetiza é um Programa que devido ao regime de colaboração, criou uma relação muito boa com os municípios, que tem dado certo e vai colher muitos frutos para o futuro de Mato Grosso do Sul. Muito obrigado pela presença e façam bom proveito deste primeiro encontro”, disse Hélio Daher, secretário de Estado de Educação, na abertura do encontro formativo.
A colaboração entre o Estado e os municípios prevista pelo Programa MS Alfabetiza também foi pontuada pela Marilda Fernandes de Oliveira Coelho que na ocasião representava o presidente estadual da Undime/MS (União dos Dirigentes Municipais de Educação), Guerino Perius. Segundo ela, “a Undime é parceira em todos as ações da SED e o regime de colaboração tem se fortalecido cada vez mais”, disse.

Segundo a Estela Mara de Andrade, os coordenadores municipais replicarão as informações do encontro nas 79 cidades do Estado.
“Essa ação da SED é importante porque muitas vezes os municípios não dão conta das demandas que estamos enfrentando agora, após pandemia. Esse Programa veio para dar suporte para as secretarias municipais no sentido de apoiar com as ações de formação continuada, com o apoio na formação de gestores e oferta de materiais didáticos que retratam as particularidades do nosso Estado”, pontuou a coordenadora do MS Alfabetiza em Ponta do Porã Cintia Faiele Hensel.
Para a coordenadora Estadual do MS Alfabetiza, Estela Mara de Andrade, esse momento é importante pois “trata-se de um encontro necessário para atingir todas as cidades do Estado, o que será feito pelos coordenadores e articuladores do Programa ao replicarem os estudos, reflexões e análises apresentadas aos formadores municipais, secretários e prefeitos”, explicou.
Texto: Thaís Davis, SED
Fotos: Ricardo Agra, SED