A Secretaria de Estado de Educação (SED) está realizando desde o final de julho o projeto “SED vai às Escolas”, idealizado com objetivo de ofertar formação continuada e estabelecer o diálogo com mais de 20 mil profissionais da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.
Nesta sexta-feira (4) a formação será realizada em Fátima do Sul, na Escola Estadual Senador Filinto Müller (Rua Miliana Maria Jesus de Barros, 1862 – Centro Educacional), com café da manhã de boas-vindas, seguido de cerimônia de abertura, às 8 horas. O evento contará com a participação de 1062 profissionais da Rede Estadual de Ensino de Angélica, Deodápolis, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Jateí e Vicentina.
A programação do encontro inclui a palestra “Teia da Educação: tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul”, ministrada pela secretária de Estado de Educação Maria Cecilia Amendola da Motta, a fim de unir esforços na aprendizagem dos estudantes e alinhar as ações da SED em consonância aos anseios da comunidade escolar.
“Vamos parar para refletir sobre o nosso fazer e estabelecer metas e compromissos com a educação. Acredito que cada um, na sua função, pode contribuir para que o ensino da Rede Estadual alcance suas metas e evite abandonos e reprovações”, destaca a secretária.
No período da tarde, os participantes da formação – professores, coordenadores pedagógicos, gestores e funcionários administrativos das escolas são encaminhados para oficinas e recebem orientações da equipe da SED sobre administração de pessoal, gestão escolar, tecnologia, educação especial, educação profissional, supervisão e currículo. Em Fátima do Sul, as oficinas serão distribuídas entre as escolas estaduais Senador Filinto Müller, Vicente Palotti e Vila Brasil.
O projeto “SED vai às Escolas” já passou por Paranaíba, Naviraí, Campo Grande, Maracaju, Nova Andradina, Jardim, Ponta Porã, Dourados, Coxim, Três Lagoas e Amambai. Estão previstos novos encontros para a Capital, Costa Rica, Aquidauana e Corumbá.