A Semana do Brincar é um convite à celebração da infância e da importância do lúdico no desenvolvimento das crianças. Durante essa semana especial, diversas atividades e iniciativas são promovidas no Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins Jallad (CEI Zedu) realiza desde do dia 20 até o dia 25, a Semana do Brincar, que tem como objetivo lembrar da importância do brincar para o desenvolvimento integral das crianças. As atividades realizadas demonstram que por meio de brincadeiras, as crianças aprendem, exploram o mundo, constroem relações e se preparam para os desafios da vida.
Nesta quinta-feira (23) os estudantes do CEI Zedu foram convidados a viver uma fantasia, para isso os pais mandaram as crianças fantasiadas com seus personagens favoritos. Foi um festival de super-heróis e princesas e as professoras também não deixaram a desejar e capricharam no figurino.
De acordo com a professora Hellen Vicelli, essa é uma oportunidade para as crianças desenvolverem diversas habilidades essenciais para o seu crescimento. Através das brincadeiras, elas estimulam sua motricidade, coordenação, linguagem, criatividade e resolução de problemas.
“O objetivo é valorizar o direito ao brincar na educação infantil e fortalecer a importância das brincadeiras no desenvolvimento das crianças na primeira infância. São momentos que ficam registrados na memória das crianças e que marcam positivamente a construção de uma boa relação com a infância”, afirma Hellen.
Música, “contação” de histórias, brincadeiras lúdicas, dia do cabelo maluco e passeio coletivo de bicicleta foram algumas das atividades realizadas durante a semana do brincar de 2024 que foi intitulada “Deixa Brincar”.
A história da Semana Mundial do Brincar em Campo Grande teve início em junho de 2008 e com o apoio da Aliança pela Infância e outros parceiros locais, Mato Grosso do Sul foi o primeiro estado brasileiro a aderir oficialmente uma semana de brincar, com a Lei Estadual 4.562, de 18 de agosto de 2014, que institui no calendário oficial de eventos de Mato Grosso do Sul, a Semana Estadual do Brincar.
Para a diretora do CEI Zedu, Fátima Mack, a semana é uma maneira de mostrar que é possível ensinar por meio de brincadeiras e também a socialização das crianças, que ficam na escola o dia inteiro.
“Nossas crianças ficam aqui de 8 a 10 horas por dia e precisamos que elas socializem e o brincar é a melhor opção, essa semana é esperada por eles e pretendemos adotar um dia na semana para isso. Essa semana do brincar é importante pois envolve as famílias que aprovaram essa iniciativa”, finaliza Fátima.
10º Deixa Brincar- Tarde de Lazer
Além da semana do brincar, os estudantes do CEI Zedu e todas as outras crianças poderão participar do 10º Deixa Brincar- Tarde de Lazer, que será no dia 25 de maio no Parque da Nações Indígenas das 13h às 17h onde os pais e responsáveis poderão levar seus filhos para brincarem, ouvirem histórias e participarem de oficinas.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Ricardo Agra, SED