Objetivo foi discutir sobre o desenvolvimento de Competências Socioemocionais, no processo formativo ofertado em 2022, aos 15 municípios de Mato Grosso do Sul que aderiram ao Programa.
A Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio da Coordenadoria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (CFOR), em parceria com a Coordenadoria de Políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional (COPEMEP), a Coordenadoria de Políticas para o Ensino Fundamental (COPEF) e as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), realizou o dia 07 de dezembro, o Seminário Diálogos Socioemocionais – 2022.
O evento iniciou com um acolhimento musical dos estudantes do Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação (CEAM/AHS). Após esse momento, compôs-se uma mesa redonda, mediada pela professora Dayse Mara Alves Chilaver, técnica da CFOR, com a participação de representantes de dois municípios, o professor André Ramalho, Corumbá, e a professora Selma Rodrigues de Freitas, Chapadão do Sul.
Os convidados discutiram sobre o desenvolvimento de competências socioemocionais, durante o processo de implantação e implementação do Programa nas redes municipais. Tendo em vista suas experiências, compartilharam os conhecimentos e aprendizados construídos a partir do processo formativo vivenciado ao longo de 2022.
Na sequência, a equipe de multiplicadores participou da socialização das experiências exitosas, por meio da apresentação de Banners e pôsteres, com foco no desenvolvimento de competências socioemocionais. Pode-se evidenciar, nos trabalhos apresentados, a relevância das premissas dos Diálogos Socioemocionais para o desenvolvimento de políticas voltadas para a educação integral.
Assim, foram vivenciadas experiências de desenvolvimento das competências socioemocionais com muito diálogo e participação, com vistas a fomentar a implementação nos municípios de Mato Grosso do Sul.
De acordo com diretora presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação Básica e coordenadora de Formação Continuada (CFOR), Alessandra Ferreira Beker Daher, o Seminário objetivou discutir sobre o desenvolvimento de Competências Socioemocionais, no processo formativo ofertado, no ano de 2022, aos 15 municípios de Mato Grosso do Sul que aderiram ao Programa, por meio da socialização de práticas exitosas, no processo de implantação e implementação, selecionadas pelas Secretarias Municipais.