Publicado em 13 jan 2026 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •
Este ano, vale a melhor nota dos últimos três Enem para até dois cursos superiores
Escolher uma profissão é uma das decisões mais desafiadoras da vida em um cenário onde o acesso à universidade pode transformar trajetórias.
Por isso, o Sisu 2026 surge como uma ponte concreta entre o sonho do diploma e a realidade do ensino superior público no Brasil.
Em Mato Grosso do Sul, o Sistema de Seleção Unificada vai ofertar 6,4 mil vagas em universidades e institutos públicos de Ensino Superior.
Mais vagas e oportunidades
Do total de vagas disponíveis, 4.190 são ofertadas por universidades federais, 960 pelo IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) e 1.284 pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).
O IFMS destaca o curso de Sistemas para Internet, com 120 vagas distribuídas entre Campo Grande e Aquidauana.
Já a UFMS lidera a oferta de oportunidades com 3.233 vagas, principalmente em cursos ligados à Tecnologia, como Inteligência Artificial (500) e Tecnologia da Informação e Ciências de Dados (300, cada). Todos na modalidade a distância.
Na UEMS, os cursos com maior número de oportunidades são Pedagogia, Enfermagem, Agronomia e Direito, enquanto a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) oferta 957 vagas, com destaque para Medicina e Psicologia.
Como participar do Sisu 2026
As inscrições acontecem de 19 a 23 de janeiro, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Ao fazer login no Sisu, o sistema recupera automaticamente as notas das três últimas edições do Enem. É possível selecionar até duas opções de curso e acompanhar diariamente as notas de corte durante o período de inscrição.
Para inscrição é preciso:
– Possuir conta ativa no gov.br
– Não ter zerado a redação no Enem.
– Não ter participado como treineiro no Enem.
– Ter participado de pelo menos uma das três últimas edições do Enem.
O processo seletivo será realizado em etapa única, previsto para 29 de janeiro de 2026. Quem não for selecionado pode manifestar interesse na lista de espera.
Educação como caminho de transformação
O Sisu é uma ação do Governo Federal, desenvolvida pelo MEC (Ministério da Educação) que tem como objetivo democratizar o acesso a Instituições Públicas de Educação Superior em todo o Brasil.
Gilberto Junior, SED
Foto: arquivo escolar