Sisu 2026 abre inscrições para ensino superior nos cursos mais disputados de Mato Grosso do Sul

Sisu 2026 abre inscrições para ensino superior nos cursos mais disputados de Mato Grosso do Sul
  • Publicado em 13 jan 2026 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •

  • Este ano, vale a melhor nota dos últimos três Enem para até dois cursos superiores

    Escolher uma profissão é uma das decisões mais desafiadoras da vida em um cenário onde o acesso à universidade pode transformar trajetórias.

    Por isso, o Sisu 2026 surge como uma ponte concreta entre o sonho do diploma e a realidade do ensino superior público no Brasil.

    Em Mato Grosso do Sul, o Sistema de Seleção Unificada vai ofertar 6,4 mil vagas em universidades e institutos públicos de Ensino Superior.

    Mais vagas e oportunidades

    Do total de vagas disponíveis, 4.190 são ofertadas por universidades federais, 960 pelo IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) e 1.284 pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

    O IFMS destaca o curso de Sistemas para Internet, com 120 vagas distribuídas entre Campo Grande e Aquidauana.

    Já a UFMS lidera a oferta de oportunidades com 3.233 vagas, principalmente em cursos ligados à Tecnologia, como Inteligência Artificial (500) e Tecnologia da Informação e Ciências de Dados (300, cada). Todos na modalidade a distância.

    Na UEMS, os cursos com maior número de oportunidades são Pedagogia, Enfermagem, Agronomia e Direito, enquanto a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) oferta 957 vagas, com destaque para Medicina e Psicologia.

    Como participar do Sisu 2026

    As inscrições acontecem de 19 a 23 de janeiro, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

    Ao fazer login no Sisu, o sistema recupera automaticamente as notas das três últimas edições do Enem. É possível selecionar até duas opções de curso e acompanhar diariamente as notas de corte durante o período de inscrição.

    Para inscrição é preciso:

    – Possuir conta ativa no gov.br

    – Não ter zerado a redação no Enem.

    – Não ter participado como treineiro no Enem.

    – Ter participado de pelo menos uma das três últimas edições do Enem.

    O processo seletivo será realizado em etapa única, previsto para 29 de janeiro de 2026. Quem não for selecionado pode manifestar interesse na lista de espera.

    Educação como caminho de transformação

    O Sisu é uma ação do Governo Federal, desenvolvida pelo MEC (Ministério da Educação) que tem como objetivo democratizar o acesso a Instituições Públicas de Educação Superior em todo o Brasil.

    Gilberto Junior, SED

    Foto: arquivo escolar

    Categorias :

    Sisu

    Veja Também