O assunto foi trabalhado como forma de despertar a responsabilidade ambiental, onde escola exerce um importante papel na disseminação dessa conscientização.
Campo Grande (MS) – Estudantes matriculados no 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual João Carlos Flores, em Campo Grande, participaram do projeto E-lixo, desenvolvido pelos professores Mauricio dos Santos e Dilma Maria de Souza e envolveu toda a comunidade escolar, em parceria com a Cooperativa RECIC.LE.
O projeto ocorreu em três etapas, na primeira foi realizada nas dependências da escola com a turma do 1º ano A, onde os professores trabalharam com o vídeo “A história das coisas”, levando os estudantes a uma reflexão sobre o consumismo exagerado da sociedade atual e sobre a descarte dos produtos e a destinação adequada do lixo.

Após essa etapa os estudantes realizaram uma visita técnica na cooperativa RECIC.LE para acompanhar o trabalho da cooperativa na coleta e destinação adequada do lixo eletrônico. A terceira etapa do projeto envolveu toda comunidade escolar com uma palestra sobre lixo eletrônico, ministrada pelo diretor da Cooperativa Edilson Paulon e a culminância do projeto com a organização de uma gincana com todas as turmas do Ensino Médio e Ensino Fundamental I e II para coleta de lixo eletrônico na escola. O lixo coletado foi doado a cooperativa para ser dada a destinação correta ao mesmo.
A finalização do projeto ocorreu com a premiação da turma que mais arrecadou lixo eletrônico que foi o 6º ano A do Ensino Fundamental. A coordenadora pedagógica Lidiani Ximenes, que acompanhou a execução do projeto, ressalta a importância de trabalhar temática do meio ambiente como forma de despertar a responsabilidade ambiental “já que a escola exerce um importante papel na disseminação dessa conscientização”, enfatiza.

A estudante Querismar Erisloy Calazar Pérez elaborou um diário de bordo do projeto descrevendo todas as ações realizadas pelos alunos e destacando a importância do trabalho em sua trajetória estudantil, segundo a aluna “o projeto subsidiou informações sobre o que é lixo eletrônico e como o descarte correto ajuda o meio ambiente”, menciona Querismar.