O projeto “Areias Mídias”utiliza de mídias digitais como podcasts e jornais, proporcionando-lhes uma plataforma para expressar suas ideias, interesses e aspirações de maneira criativa e autêntica.
A Escola Estadual Professora Maria de Lourdes Toledo Areias, em Campo Grande, está promovendo o projeto “Areias Mídias” com os estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio, com objetivo de integrar o componente curricular de Projeto de Vida com atividades focadas em tecnologia e produção de mídias.
De acordo com professor Marcos Araújo, responsável pelo componente curricular de Projeto de Vida e idealizador do projeto, o uso de mídias digitais como podcasts e jornais são pensados para envolver os alunos de forma ativa nas ações propostas em sala de aula, “proporcionando-lhes uma plataforma para expressar suas ideias, interesses e aspirações de maneira criativa e autêntica”.
O professor coordenador de Práticas Inovadoras (PCPI) Jean Carlos Azevedo Penasso destaca que a realização do projeto oferece aos estudantes a oportunidade de desenvolver uma variedade de habilidades do século XXI, “como comunicação eficaz, colaboração em equipe, pensamento crítico e uso e ferramentas digitais”, menciona.
A diretora Adriana Bellei expressa a satisfação quando os investimentos em recursos adquiridos pela escola corroboram para a formação integral dos estudantes, onde a participação ativa e empenho dos alunos é motivador para a prática pedagógica dos professores, “a iniciativa reflete a sensibilidade e o compromisso com o desenvolvimento integral de nossos estudantes, proporcionando-lhes um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e interativo”.
A implementação do “Projeto Areias Mídias” na escola representa um avanço significativo na educação dos alunos, integrando tecnologia e comunicação de forma prática e envolvente. Com a iniciativa, a escola, não apenas estimula a criatividade e a expressão individual dos estudantes, mas também os prepara para os desafios do mundo digital, desenvolvendo competências essenciais para o sucesso pessoal e profissional.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar