Campo Grande (MS) – O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), realizou nesta terça-feira (24), o 1° Encontro da Formação Continuada em Práticas Restaurativas na Escola, no plenário do Tribunal do Júri, Sala Assis Pereira da Rosa, no Fórum de Campo Grande, com objetivo de sensibilizar professores e coordenadores das redes estadual e municipal de ensino quanto às práticas da Justiça Restaurativa.
Na programação, palestras sobre a Relação Segurança Pública e Educação, ministrada pelo policial federal André Salineiro, e Adolescentes, Família e Escola, por Ângela Maria Costa, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O psicopedagogo Giovanni Figueiredo e a psicóloga Valquíria Rédua da Silva, ambos facilitadores, trabalharam os temas Fundamentos da Justiça Restaurativa na Escola e Práticas Restaurativas nas Escolas.
Justiça Restaurativa
O projeto Justiça Restaurativa nas Escolas foi instituído em 2012 como resultado do acordo de cooperação técnica entre o Tribunal de Justiça e a Secretaria Estadual de Educação (SED), para atender alunos da rede pública estadual, objetivando a prevenção de conflitos no âmbito escolar e é um novo modelo de justiça que amplia a ação a partir da perspectiva da vítima e da consideração do sofrimento ocasionado pela violência.
Três escolas que receberam o projeto piloto em 2012 e, quatro anos depois, dezenove escolas da rede estadual são atendidas, abrangendo 20 mil alunos. Atualmente, o projeto é vinculado ao programa Cultura, Arte e Paz (CAP) da SED. Entre as principais atividades desenvolvidas pelo projeto estão ações preventivas, por meio de diálogos restaurativos com os alunos, visando trabalhar questões relacionadas à violência na escola, além de resolução de conflitos, reunião com os pais e capacitação de multiplicadores.
Fonte: TJMS