Visando a valorização do servidor, Governo do Estado lança processo de avaliação de desempenho individual

  • Publicado em 10 maio 2017 • por •

  • Campo Grande (MS) – O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul lançou na manhã desta quarta-feira (10), no auditório da Governadoria, em Campo Grande, o processo de Avaliação Individual de Desempenho dos Servidores Públicos de Mato Grosso do Sul, parte do programa Gestão por Competência, iniciativa lançada em 2015 e que busca alinhar as competências dos servidores às necessidades do Governo, a fim de melhorar a qualidade e eficiência do serviço público prestado à população.

    A avaliação faz parte do Ciclo de Gestão de Desempenho dos Servidores Efetivos e Comissionados, com objetivo de medir as competências de todos e assim orientar as ações de desenvolvimento e qualificação, focando no que precisa ser melhorado, bem como nortear os critérios da promoção por merecimento. “Estamos iniciando hoje o Plano de Gestão de Desenvolvimento Individual de cada servidor, que ganhará mais conhecimento, mais motivação e mais promoções, destravando as tabelas para ascensão”, explicou o secretário de Estado de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis.

    Ciclo de Gestão de Desempenho e Avaliação Individual de Desempenho

    É o processo de planejamento, acompanhamento, Avaliação de Desempenho Individual (ADI) e de definição das ações de desenvolvimento do servidor, com duração anual, dividido nas seguintes etapas:

    Elaboração do Plano de Gestão de Desenvolvimento Individual (PGDI): É o momento onde cada servidor, em conjunto com seu gestor, define o que será avaliado de forma objetiva, por meio da elaboração de um plano que precisa indicar as entregas que devem acontecer até o fim do ano; as competências necessárias para assegurar a qualidade dessas entregas; e as ações necessárias para o desenvolvimento do servidor.

    Acompanhamento do PGDI: São encontros entre o servidor e o gestor para conversarem a respeito das entregas planejadas, dificuldades, avanços e expectativas de resultados.

    Avaliação de Desempenho Individual (ADI): Etapa final do ciclo. Nela, o servidor será avaliado por seu chefe imediato e terá oportunidade de se autoavaliar. Já as lideranças, além da autoavaliação, serão avaliadas por seu superior e sua equipe. Todos os órgãos constituirão Comissão de Recursos para julgar questionamentos dos servidores em relação ao processo de avaliação.

    Desenvolvimento do servidor: Finalidade que permeia todo o ciclo, desde a elaboração do PGDI até a avaliação final, prevendo a indicação das necessidades de qualificação do servidor, a fim de eliminar as possíveis lacunas observadas entre as competências do servidor e aquelas necessárias ao desempenho de suas funções.

    Acesse www.gestaoporcompetencia.ms.gov.br e saiba mais.

    Categorias :

    Geral

    Veja Também