Após o recesso escolar do meio do ano, estudantes e profissionais da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul retornaram às salas de aula das 350 unidades escolares com entusiasmo, acolhimento e foco no segundo semestre letivo
O retorno do recesso é um momento especial e importante para toda a comunidade escolar. Mais do que o reinício das aulas, é um tempo de acolhimento, conexão e fortalecimento de vínculos entre estudantes, professores, coordenadores, servidores e direção. No primeiro dia, muitas escolas organizaram recepções com todos os servidores para destacar aos estudantes o quanto sua presença é valorizada dentro da escola.
Na EE Sebastião Santana de Oliveira esse acolhimento busca proporcionar uma experiência positiva para os estudantes e reforçar seu papel no ambiente escolar. Em seguida, as atenções se voltam ao processo de aprendizagem, com retomada de conteúdo, desenvolvimento de projetos educacionais e foco na evolução individual de cada aluno.
Antes do retorno dos alunos, os professores e servidores participaram de formações pedagógicas que enfatizaram a importância de respeitar o tempo e a forma como cada estudante aprende. Já os servidores administrativos também receberam formação, voltada para o reconhecimento e fortalecimento do trabalho que desempenham na rotina escolar e sua contribuição direta no processo de ensino-aprendizagem.
O professor de Geografia Adalberto dos Santos ressaltou que, além do descanso, o retorno vem acompanhado de novas energias e do reforço trazido pela formação pedagógica.
“A jornada formativa foi muito importante para nós, professores. Ela nos deu novas ideias e motivação para melhorar a qualidade das aulas, inclusive na preparação para a Saeb e o ENEM. Chegamos com as energias renovadas e queremos que os alunos também aproveitem ao máximo esses próximos 90 dias letivos, que passam muito rápido”.
Para os estudantes, o reencontro foi marcado por entusiasmo, expectativas e metas para o segundo semestre.
Pedro Perdigão, de 11 anos, estudante do 5º ano da EE Sebastião Santana de Oliveira, voltou animado e já pensando no futuro.
“Eu estava morrendo de saudade da escola, dos meus amigos e colegas. Gosto muito daqui, tem bastante brincadeira. Está sendo legal, mas um pouco difícil também, porque preciso de tempo para confiar nas coisas. Quero passar de ano, terminar o ensino médio e já estou pensando até na faculdade”, disse Pedro.
No Ensino Médio, a estudante Isabeli da Costa, de 17 anos, compartilha sua expectativa para o último semestre antes do Enem.
“Já me inscrevi no Enem e estou ansiosa. Quero aproveitar ao máximo as aulas, principalmente as de português, por causa da redação. Estava doida para voltar, porque em casa não tenho uma rotina certa de estudos. Estou fazendo um curso de computação e, depois do ensino médio, quero fazer faculdade de perícia criminal e também psicologia. ”
Mariana de Jesus Ramos, de 16 anos, aluna do 1º ano, destacou a diferença que a escola reformada faz na motivação para estudar.
“Eu estava ansiosa para voltar, ainda mais agora com a escola reformada. As salas estão climatizadas, as cadeiras são novas… tudo isso ajuda muito. Estava com saudade dos amigos e professores. Já estou estudando pensando no ENEM, porque quero fazer Direito e ser juíza criminal. ”
Samuel Viacek, de 14 anos, estudante do 9º ano, sentiu a escola mais animada e viva neste retorno.
“As férias passaram rápido e achei a escola mais viva, mais animada. Estava com saudade. Agora é se preparar para o ensino médio, que vai ser uma grande mudança. Gosto de matemática e artes, principalmente de pintar. Ainda estou pensando no futuro, talvez medicina ou engenharia. ”
A professora de Educação Especial Luzinéia Nantes também avaliou positivamente o retorno e destacou o papel da escola na formação dos alunos protagonistas. “O descanso foi importante, mas esse retorno reorganiza a rotina dos estudantes. A escola está excelente e a gestão é muito acessível. Temos grandes expectativas para o segundo semestre, com projetos que incentivam o protagonismo estudantil e metodologias ativas. Trabalho há sete anos na Educação Especial e posso dizer que essa é a melhor escola em que já atuei”.
O diretor Domingos da Luz Nogueira destacou a importância de um ambiente acolhedor e motivador neste retorno às aulas.
“Nossa prioridade é sempre acolher e motivar nossos alunos, especialmente em uma escola de tempo integral, onde eles passam boa parte do dia. Essa convivência diária fortalece os vínculos e torna o acolhimento mais natural. Também desejamos um excelente semestre aos nossos professores e servidores, com muito aprendizado, dedicação e entusiasmo. É gratificante ver os estudantes animados para voltar, por eles, o recesso seria ainda mais curto”.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Ricardo Agra, SED
Foto capa: Jackeline Oliveira
- Pedro Perdigão
- Isabeli da Costa
- Samuel Viacek
- Mariana de Jesus
- Adalberto do Santos
- Luzinéia Nantes
- Diretor Domingos