Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
    • Webmail (Novo)
    • Webmail (antigo)
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Volta às aulas marca reencontros, expectativas e novos começos na Rede Estadual de Ensino

  • 06 ago 2025
  • Categorias:Campo Grande, destaque, REE, Volta às aulas
  • Compartilhar:

Após o recesso escolar do meio do ano, estudantes e profissionais da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul retornaram às salas de aula das 350 unidades escolares com entusiasmo, acolhimento e foco no segundo semestre letivo

O retorno do recesso é um momento especial e importante para toda a comunidade escolar. Mais do que o reinício das aulas, é um tempo de acolhimento, conexão e fortalecimento de vínculos entre estudantes, professores, coordenadores, servidores e direção. No primeiro dia, muitas escolas organizaram recepções com todos os servidores para destacar aos estudantes o quanto sua presença é valorizada dentro da escola.

Na EE Sebastião Santana de Oliveira esse acolhimento busca proporcionar uma experiência positiva para os estudantes e reforçar seu papel no ambiente escolar. Em seguida, as atenções se voltam ao processo de aprendizagem, com retomada de conteúdo, desenvolvimento de projetos educacionais e foco na evolução individual de cada aluno.

Antes do retorno dos alunos, os professores e servidores participaram de formações pedagógicas que enfatizaram a importância de respeitar o tempo e a forma como cada estudante aprende. Já os servidores administrativos também receberam formação, voltada para o reconhecimento e fortalecimento do trabalho que desempenham na rotina escolar e sua contribuição direta no processo de ensino-aprendizagem.

O professor de Geografia Adalberto dos Santos ressaltou que, além do descanso, o retorno vem acompanhado de novas energias e do reforço trazido pela formação pedagógica.

“A jornada formativa foi muito importante para nós, professores. Ela nos deu novas ideias e motivação para melhorar a qualidade das aulas, inclusive na preparação para a Saeb e o ENEM. Chegamos com as energias renovadas e queremos que os alunos também aproveitem ao máximo esses próximos 90 dias letivos, que passam muito rápido”.

Para os estudantes, o reencontro foi marcado por entusiasmo, expectativas e metas para o segundo semestre.

Pedro Perdigão, de 11 anos, estudante do 5º ano da EE Sebastião Santana de Oliveira, voltou animado e já pensando no futuro.

“Eu estava morrendo de saudade da escola, dos meus amigos e colegas. Gosto muito daqui, tem bastante brincadeira. Está sendo legal, mas um pouco difícil também, porque preciso de tempo para confiar nas coisas. Quero passar de ano, terminar o ensino médio e já estou pensando até na faculdade”, disse Pedro.

No Ensino Médio, a estudante Isabeli da Costa, de 17 anos, compartilha sua expectativa para o último semestre antes do Enem.

“Já me inscrevi no Enem e estou ansiosa. Quero aproveitar ao máximo as aulas, principalmente as de português, por causa da redação. Estava doida para voltar, porque em casa não tenho uma rotina certa de estudos. Estou fazendo um curso de computação e, depois do ensino médio, quero fazer faculdade de perícia criminal e também psicologia. ”

Mariana de Jesus Ramos, de 16 anos, aluna do 1º ano, destacou a diferença que a escola reformada faz na motivação para estudar.

“Eu estava ansiosa para voltar, ainda mais agora com a escola reformada. As salas estão climatizadas, as cadeiras são novas… tudo isso ajuda muito. Estava com saudade dos amigos e professores. Já estou estudando pensando no ENEM, porque quero fazer Direito e ser juíza criminal. ”

Samuel Viacek, de 14 anos, estudante do 9º ano, sentiu a escola mais animada e viva neste retorno.

“As férias passaram rápido e achei a escola mais viva, mais animada. Estava com saudade. Agora é se preparar para o ensino médio, que vai ser uma grande mudança. Gosto de matemática e artes, principalmente de pintar. Ainda estou pensando no futuro, talvez medicina ou engenharia. ”

A professora de Educação Especial Luzinéia Nantes também avaliou positivamente o retorno e destacou o papel da escola na formação dos alunos protagonistas. “O descanso foi importante, mas esse retorno reorganiza a rotina dos estudantes. A escola está excelente e a gestão é muito acessível. Temos grandes expectativas para o segundo semestre, com projetos que incentivam o protagonismo estudantil e metodologias ativas. Trabalho há sete anos na Educação Especial e posso dizer que essa é a melhor escola em que já atuei”.

O diretor Domingos da Luz Nogueira destacou a importância de um ambiente acolhedor e motivador neste retorno às aulas.

“Nossa prioridade é sempre acolher e motivar nossos alunos, especialmente em uma escola de tempo integral, onde eles passam boa parte do dia. Essa convivência diária fortalece os vínculos e torna o acolhimento mais natural. Também desejamos um excelente semestre aos nossos professores e servidores, com muito aprendizado, dedicação e entusiasmo. É gratificante ver os estudantes animados para voltar, por eles, o recesso seria ainda mais curto”.

Texto: Jackeline Oliveira, SED

Fotos: Ricardo Agra, SED

Foto capa: Jackeline Oliveira

Pedro Perdigão
Isabeli da Costa
Samuel Viacek
Mariana de Jesus

Adalberto do Santos
Luzinéia Nantes
Diretor Domingos

 

 

Últimas Notícias

  • Universo de Dados e Inteligência Artificial são trabalhados na EE Professor João Magiano Pinto
  • CEI Zedu celebra chegada da Primavera com Dia do Circo
  • Estudante da REE é medalhista na Olimpíada Brasileira de Satélites
  • Consciência ambiental em prática: estudantes desenvolvem ações sustentáveis em escola de Naviraí
  • Pronatec realiza ação motivacional com estudantes do curso de Vendedor do Ideps
  • Professores têm até 10 de outubro para preencher autodiagnóstico sobre competências digitais
  • Mostra Cultural e Festival MS In Concert 2025 promovem cultura, paz e protagonismo juvenil por meio da arte
  • Oficina “Artrópodes em Resina” é realizado na EE Castro Alves  
  • Estudantes da EE Professor Braz Sinigáglia participam da Feira de Profissões 2025
  • Master Chef na Rede Estadual: alunos aprendem gastronomia e sonham com sucesso na carreira profissional
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital