Nos dias 10, 17 e 24 de junho, especialistas em educação, familiares e estudantes
participam dos debates. A transmissão pelo YouTube é aberta ao público
Campo Grande (MS) – Como garantir o diálogo e a criação de vínculos entre família e escola para apoiar os estudantes durante o tempo de ensino remoto? O que fazer para planejar aulas com acessibilidade e desenho universal para aprendizagem (DUA) e garantir a participação de todos os alunos? Como garantir a equidade na classe comum quando acontecer o retorno às aulas presenciais, considerando as experiências distintas vividas pelos estudantes durante o isolamento? São questões como essas que a série “Educação inclusiva durante a pandemia”, promovida pelo Instituto Rodrigo Mendes (IRM) e pelo portal Diversa, vão colocar em debate, reunindo especialistas em educação, familiares e estudantes.

Primeiro webinário começa dia 10 de junho, transmitido pelo canal do Youtube.
Três webinários abertos ao público vão tratar de assuntos referentes à inclusão escolar em tempos de pandemia do novo coronavírus. Sempre às quartas-feiras, às 16 horas (Brasília), as videoconferências terão recursos de acessibilidade como janela de Libras, legenda e audiodescrição. Todas serão abertas ao público – para participar, não há necessidade de fazer inscrição previamente.
O primeiro debate – Diálogo e criação de vínculo entre escolas e famílias (10 de junho) – contará com a participação de Rodrigo Hübner Mendes (fundador e superintendente do IRM), Luciane Fridschtein (mãe de David e Arthur, autora do relato de experiência Mãe inicia pós-graduação para ajudar escola a se tornar inclusiva para filho, publicado no portal DIVERSA, e servidora pública municipal de Manaus) e Andrea Duque (diretora do Núcleo de Apoio à Saúde da Comunidade Escolar – NASCE, em Cruzeiro/SP). Em 17 de junho, o tema será Possibilidades pedagógicas para atividades a distância. E, em 24 de junho, o tema é Garantia da equidade no retorno às aulas presenciais. Ao final da conversa de cada webinário, o público será convidado a enviar perguntas via chat para os debatedores.
Serviço:
Série “Educação inclusiva durante a pandemia”
10 de junho, às 16 horas – Diálogo e criação de vínculo entre escolas e famílias
17 de junho, às 16 horas – Possibilidades pedagógicas para atividades a distância
24 de junho, às 16 horas – Garantia da equidade no retorno às aulas presenciais